A moderna mamãe Sofia Vergara

Ficha Corrida

Nome completo: Sofía Margarita Vergara

Apelido: La Toti

Idade: 38 anos

Signo: Câncer

Altura: 1,70m

Estado civil: Divorciada

Gosta de… futebol

Cantoras prediletas: Cher e Shakira

Filme favorito: O Poderoso Chefão

Esta é a sua vida

Sofía Vergara nasceu em Barranquilla, Colômbia, no dia 10 de julho de 1972, filha de Margarita, uma dona de casa, e Julio Enrique, um fazendeiro de gado. A menina foi criada em sua cidade natal, onde estudou em uma escola particular bilíngue (espanhol e inglês).

Dona de belas formas já na adolescência, a garota foi descoberta por um fotógrafo enquanto caminhava em uma praia colombiana mas, devido a sua criação extremamente conservadora, ela só aceitou o primeiro trabalho depois de receber a benção de seus antigos professores da escola católica.

Seu primeiro destaque na carreira de modelo foi aos 17 anos, quando ela participou de um comercial da Pepsi, que foi transmitido em toda América Latina. Logo depois, sua vida deu uma guinada, mas não foi a profissional, não. Em 1990, com apenas 18 anos, Sofía se casou com seu namorado de infância e, dois anos depois, deu a luz ao seu único filho, Manolo Gonzalez-Ripoll Vergara, que recebeu este nome em homenagem ao filme Scarface. O casamento terminou pouco depois, em 1993.

Depois do divórcio, Sofía decidiu estudar Odontologia em uma universidade da Colômbia, mas acabou deixando o curso a dois semestres do fim para trabalhar e sustentar seu filho, mãe e irmãos mais novos, que precisavam de sua ajuda na ausência do pai, que havia abandonado a família.

Assim, aos 20 anos, a atriz mudou-se para Bogotá, capital do país, onde trabalhou como modelo de passarela e também na TV. De 1995 a 1999, ela era a apresentadora de Fuera de Serie, um programa de viagens que a levou a lugares exóticos pelo mundo todo. O programa, transmitido pela Univison, tornou-a uma estrela no mercado latino-americano e também lhe deu alguma visibilidade nos Estados Unidos, já que ele é transmitido em alguns locais.

Logo, ela decidiu se mudar para Miami, na Flórida, para aproveitar as oportunidades de trabalho e também para fugir da violência na Colômbia. Sofía perdeu seu irmão mais velho em 1998, que assassinado durante uma tentativa de sequestro. Em sua mudança para os Estados Unidos, ela levou seu filho, mãe e uma irmã.

Chegando lá, porém, ela teve que enfrentar um grande desafio e, infelizmente, eu não estou falando sobre sua carreira. Em 2000, Sofía foi diagnostica com câncer de tireóide e teve que passar por um tratamento que incluiu uma cirurgia de risco, que poderia ter deixado sequelas como a perda da voz ou da mobilidade do rosto. Por sorte, nada disso aconteceu e ela se recuperou totalmente.

Se você está perguntando se meus peitos são naturais, sim, é assim que eu sou desde os 13 anos.

Finalizado o tratamento, Sofía fez sua estreia na TV americana em 2002 em um episódio de My Wife and Kids, ou Eu, a Patroa e as Crianças, como a série ficou conhecida na TV aberta brasileira. No mesmo ano, ela também estreou no cinema graças ao diretor Barry Sonnenfeld, que lhe deu o papel de Nina na comédia da Disney Grande Problema, estrelada por Tim Allen e Rene Russo.

Durante muitos anos, Vergara esteve sob um contrato de exclusividade com a Univision e assim que ele expirou, ela ficou livre para aceitar assinar com a ABC nos Estados Unidos. O primeiro trabalho deste novo contrato foi na sitcom Hot Properties, de 2005, que infelizmente não passou de seus 13 episódios iniciais. A atriz, porém, não teve nem tempo para lamentar o fracasso da série, já que no mesmo ano, participou de mais dois filmes: Os Reis de Dogtown, ao lado de Emile Hirsch (Speed Racer) e Heath Ledger (O Cavaleiro das Trevas) e Quatro Irmãos com Mark Wahlberg (Boogie Nights).

O ano de 2007 foi bastante movimentado para Vergara. Primeiro, ela estrelou a série Amas de Casa Desesperadas, versão colombiana do sucesso Desperate Housewives. Sua personagem — Alicia Oviedo — era essencialmente a Mary Alice Young da Colômbia e a série teve uma temporada completa. Sofía também participou de um episódio de Entourage e estrelou outra sitcom da ABC, The Knights of Prosperity, que não emplacou e foi cancelada depois de 13 episódios. E ela fechou o ano participando de 4 episódios de Dirty Sexy Money. Haja fôlego!

No ano seguinte, Vergara voltou às suas raízes latinas ao participar da telenovela Fuego en la Sangre, uma produção da Televisa do México. Ela também fez uma participação em dois episódios de Men in Trees, série estrelada por Anne Heche, que teve duas temporadas e era transmitida no Brasil pelo canal a cabo Warner Channel e pelo SBT.

Antes de “estourar” na TV, Sofía fez sua estreia na Broadway em um revival de Chicago, ficando em cartaz por cinco semanas como “Mama” Morton, em 2009. Mais tarde, naquele mesmo ano, Sofía estreava em Modern Family, o mega sucesso da ABC, que arrebatou o Emmy de Melhor Comédia este ano. Aliás, a atriz também foi indicada ao prêmio de Atriz Coadjuvante por seu trabalho na série. Sua derrota para Jane Lynch (Glee) foi sentida por muitos marmanjos, já que a atriz havia declarado que sairia pelada pelas ruas de Hollywood caso vencesse a disputa.

Aliás, por conta de seu sucesso entre os homens, especialmente por ter posado para posteres e calendários em 1998, 2000 e 2002, todos best sellers, a atriz ganhou o apelido de “Sofía Viagra”. Para se ter uma ideia, Sofía 2000, seu calendário do milênio, é a publicação de maior venda de qualquer estrela latina. Poderosa! E em sua lista de namorados famosos estão os cantores Enrique Iglesias e Luis Miguel e os astros Mark Wahlberg e Tom Cruise. Mas tudo isso é coisa do passado, afinal desde de fevereiro deste ano, ela está namorando o filho do ex-embaixador da Dinamarca, Nick Loeb.

Mas Sofía não é só um rosto (e corpo) bonito, não. Ela já recebeu inúmeros prêmios por ser um modelo de mulher para jovens latinas e, em 2001, fundou a Peace and Hope for the Children of Colombia, uma instituição que ajuda milhares de crianças e que doou um centro pediátrico de tratamento de câncer em sua cidade natal, Barranquilla. Além disso, em 2004, a atriz lançou sua própria linha de roupas, a Vergara by Sofía, que gerou cerca de 1.500 empregos em seu país.

Atualmente, Sofía, que é naturalmente loira, mas tinge seus cabelos para parecer mais “latina”, mora em Hollywood com seu filho e continua arrasando em Modern Family, que estreou sua segunda temporada em setembro. E ano que vem poderemos vê-la em duas grandes produções cinematográficas: Os Smurfs, ao lado de Neil Patrick Harris (How I Met Your Mother) e na continuação de Happy Feet.

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

The Handmaid's Tale voltou!!! O que rola de novo nesta temporada? Descubra mas SEM SPOILER!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!