A morte das novelas

As séries são o suprassumo da TV, mas, convenhamos, não fazem parte da nossa realidade, da TV brasileira, de fato. Apesar de ter um formato já consolidado, por obras de arte como A Grande Família, Carga Pesada, O Dentista Mascarado e tantas outras, brasileiro gosta mesmo é de novela! Só para constar, estava sendo irônico com os exemplos.

appglobo

Mas a parte das novelas é verdade. E elas estão morrendo. #Sad. E todo mundo carrega um pouquinho da culpa. Toda vez que você paga de culto no Face dizendo que não assiste a Globo porque ela manipula o povo enquanto lê notícias no G1 e assiste o último capítulo da Malhação no Youtube, você está matando as novelas.

Isso parece óbvio, mas é a partir daí que a coisa começa a ficar muito louca. Em geral, os Trending Topics do Twitter representam a programação da TV ou algum fandom chato floodando a timeline. Ou seja, a gente assiste televisão o tempo todo, só esquece de fazer isso na frente dela, enquanto as coisas estão passando. E antes fosse esse o problema. Não é.

E

brunamarquezine

ssa coisa de tweetar enquanto assiste nos deixa nervosos, apressados. Isso muda todo o jogo. Uma das grandes críticas à Em Família era de que as cenas eram muito longas. A atenção se dispersa com elas.

Eu, particularmente, gosto mesmo é das cenas longas, com diálogos bem fluidos, cenas que vão se construindo para alcançar um clímax. E esse é o problema, um diálogo mais comprido vai dando várias deixas para piadinhas de Twitter. E ali é meio que uma corrida, né? Quem soltar a melhor e primeiro talvez consiga um RT. A cena longa atrapalha no timing dos comentários nas redes sociais.

portadosfundos

Olhando por esse lado, até explica melhor ainda o sucesso da Porta dos Fundos. Capítulos de cinco minutos, não tem continuidade, nem tema fixo. Você senta, assiste, ri, curte, comenta e compartilha. Tudo muito rápido. Por isso a coluna acaba aqui, para não ser longa.

Curta e Compartilhe! 🙂

Sobre o Autor

Avatar

Thiago de Carvalho Rêgo

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER