A poesia de Shakespeare na TV: The Hollow Crown

Produções inglesas sempre chamam atenção, e quando envolve obras de Shakespeare, o sucesso é quase que garantido.

Assim foi The Hollow Crown. A série de telefilmes produzida pela BBC2 se baseou nas peças do escritor inglês, que contam a história de três monarcas ingleses: Richard II, Henry IV e Henry V.

Aproveitando o sucesso de Hamlet em 2011, a emissora britânica decidiu inaugurar a Shakespeare Season com The Hollow Crown, em 2012. Foi sucesso com certeza, e a série garantiu segunda temporada, que deve estrear em 2016.

E Shakespeare ajudou a construir a imagem dos três reis durante a Idade Moderna com sua teatrologia histórica. O primeiro deles, Richard II, adquire uma imagem de cruel e dramático, que atinge um sentimento de grandeza que beira a eloquência. Mas nem tudo que o inglês escreveu era lei. Ele baseou-se em biografias que eram contra Richard II, o que fez a peça omitir algumas informações sobre a história do rei. A obra — assim com o telefilme — conta a história do final do reinado de Ricardo II, em que uma crise se instaura no poder causada por uma disputa com o primo, Henry Bolingbroke, coroado mais tarde como Henry IV.

O segundo filme da série se divide em duas partes, assim como a peça de mesmo nome. Novamente, o reino está em crise, e um dos motivos é a morte do antecessor de Henry IV, Richard II. O fator familiar também é forte com a insatisfação do rei com seu filho, Hal (mais tarde Henry V, protagonista do último filme). Conspirações entre a nobreza também são uma das chaves das crises políticas que a Europa enfrentava nesse período. Em Henry V, a história não é muito diferente.

As histórias de Shakespeare são repletas de personagens menores que se infiltram na trama principal. No caso de Richard II, Henry IV e Henry V, a influência italiana é muito forte, principalmente na métrica. A primeira peça é praticamente um poema, e assim foi passado para a tela. As outras três discorrem predominantemente em prosa, que se alternam com o lirismo para dar profundidade aos personagens.

O próximo passo é Richard III e Henry VI e já conta com Benedict Cumberbatch como um dos monarcas. O elenco também é um fator importante para a série, com destaque para Ben Whishaw (Richard II), que não à toa recebeu o BAFTA de melhor ator pelo seu trabalho.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER