A morte de Orlando nos apresentou como o líder da facção trabalha em A Regra do Jogo.
A gente cria uma bode expiatório: A polícia acha que tá desmantelando a facção e o povo acha que a criminalidade tá caindo.” — GIBSON, o pai.
Capítulos da 18ª semana: A última ceia, Feliz ano novo, É pegar ou largar, Gata Borralheira, Herança maldita, Eu digo sim
É impressionante a capacidade de João Emanuel Carneiro tem de desenvolver novas tramas dentro de um determinado núcleo de suas novelas. Até mesmo aqueles telespectadores mais críticos e acostumados com as tramas mais aceleradas e objetivas de alguns seriados são obrigados a reconhecer como JEC é fantástico nesse recurso.
Essa semana, A Regra do Jogo foi eficaz em nos mostrar como funciona a mente e a genialidade do Pai da facção. Agora que sabemos quem é Gibson, JEC nos presenteou mostrando como ele consegue manter todos os seus peões, em uma posição que o proteja de todos os ataques.
Quando todos os caminhos levavam Dante a descobrir o tipo de bandido que Orlando realmente era, Gibson determinou que o genro deveria morrer. E assim como no xadrez, um peão foi sacrificado por um bem maior. Gibson é o maior jogador da novela, estando sempre um passo a frente de todos os demais, o que lhe garante naturalidade e frieza na tomada de decisões.
A morte de Orlando não foi surpresa, mas ela ainda servirá como combustível para diversas situações em A Regra do Jogo, uma vez que Dante resolveu continuar investigando o rapaz. Outra situação que a morte do personagem nos revelou mais uma vez foi a covardia de Romero. É por conta de surtos como esse, que no fim das contas, por alguns momentos ele alimenta a ideia de que é uma boa pessoa. Além de iludir as pessoas, Romero ilude a si mesmo e é por isso que ele nunca vai crescer na vida: Nem como bandido nem como bom moço.
Essa ilusão que alimenta a vida de Romero, está prejudicando um pouco o desenvolvimento de Atena. A personagem que era uma das grandes promessas da novela, está pouco a pouco se limitando a viver em função de seu amor por Romero e colocar freios em uma personagem com tanto potencial como a Atena pode ser prejudicial à novela. Está passando da hora dela se resolver e mostrar que quem deveria estar conquistando espaço na facção é ela e não Romero. Ou alguém tem dúvida que ela não pensaria duas vezes antes de atirar em Orlando?
Agora que Orlando está morto, Gibson automaticamente promoveu Romero dentro facção. Romero é tão cego pelo poder e pelo dinheiro que não consegue enxergar o quanto ele é manipulado por Gibson, que continua dando uma aula de sagacidade fingindo ser o bom moço que devolve a Toia o que é de direito, quando na verdade, irá reverter 80% dos lucros da mocinha para a facção. O plano perfeito!
O objetivo da semana era explorar a morte de Orlando e fortalecer a posição de Gibson como chefe da facção. E agora que todas as vertentes que podem ser exploradas a partir desse foram apresentadas, A Regra do Jogo, promete trazer uma semana com um ritmo mais acelerado, trazendo novas informações e novos caminhos para os personagens.
E você, está curtindo o ritmo de A Regra do Jogo? Gostou da forma como Romero está crescendo dentro da facção? O que achou da morte de Orlando? Não deixe de comentar!
Deixe um comentário