A Regra do Jogo: é a hora da virada de Romero Rômulo

O casamento de Nelita marcou a grande virada de Romero Rômulo em A Regra do Jogo.

O champanhe acabou! O Pai está com sede!” — RÔMULO, Romero.

Capítulos da 17ª semana: Ubiraci, O pai da noiva, A hora do sim, Virando a mesa, Ho ho ho, Volta pra mim.

Dentro da obra de João Emanuel Carneiro, dois capítulos costumam ser muito importantes: o trigésimo e o centésimo. Geralmente, nesses dois momentos, o autor costuma fazer grandes revelações e promover pontos de viradas inacreditáveis no enredo. A descoberta de que Flora era a vilã foi no capítulo 30 de A favorita, Nina enterrada viva aconteceu no capítulo 100 de Avenida Brasil.

Muitos esperavam que a revelação da identidade do pai aconteceria no centésimo capítulo. O autor preferiu adiantar a descoberta do mistério. Então, ficou uma grande expectativa para oque aconteceria. Para a decepção de todos que esperavam algo em um único capítulo foi grande. Porém, a primeira metade da semana conduziu muito bem a trama principal.

Começando com Orlando ou, se preferir, Ubiraci. O cerco está fechando para o moço e poderá culminar na morte deste. Se perceber, o empresário já não conta mais com a mesma simpatia que outrora dentro da facção. Gibson começa perceber que os problemas de Orlando podem afetar seus negócios e não pensará duas vezes em eliminar o genro.

Como se não bastasse, Dante não dá trégua e descobriu todo o passado do ex-marido de Lara. Seja motivado pelo amor que sente pela loira ou pelo ódio que nutre pela facção, ele, que é um dos investigadores mais lentos da história, deu uma boa adiantada em relação a Orlando. O policial até tenta impedir o casamento de sua tia Nelita, mas não tem sucesso.

Por falar em casamento de Nelita e Orlando, a cerimônia foi uma das mais agitadas da televisão dos últimos tempos, com direito a Conceição entrando em cena e berrando a verdade sobre os filhos de noiva e Nelita dando vexame ao promover um strip-tease. Apesar de o texto ter soado um tanto quando exagerado, a cena funcionou bem e foi rápida em resolver esse arco dramático. JEC não perde tempo segurando demais algumas tramas.

O Zé Maria é um bandido!” — ADISABEBA.

Quem também começou a ter sua fachada ruir foi Zé Maria com Adisabeba. A dona do Morro da Macaca finalmente descobriu que o grande amor de sua vida é um criminoso de marca maior. Apesar de armar contra ela, Adisabeba foi incapaz de entregar Zé Maria. Ela ainda o ama por demais e tem uma dívida de gratidão pelo que ele fez no passado. Mas o amor não a impede de ver a verdade.

Adisabeba

Zé Maria usa de seu charme para se dar bem com as mulheres. Era assim com Djanira, foi assim com Adisabeba e é assim com Kiki. Aliás, esta última passou apertada quando descobriu que deu abrigo a Romero. O nível de crueldade de Zé Maria é tão grande que ele volta a trancafiar Kiki no antigo cativeiro. Deu até um aperto no coração presenciar a cena.

Porém, foi Romero quem teve sua grande virada na trama essa semana. Depois de andar um pouco apagado na história, descobrir quem era o Pai da facção rendeu um dos melhores diálogos de A regra do jogo. Romero sabe muito bem como usar uma informação e negociou a liberdade de Atena e Toia.

Mas Gibson é esperto e libertando apenas Atena conseguiu o que achou mais conveniente: trazer Romero de volta para a facção em troca da liberação de Toia. Jogada de mestre, típica do xadrez tão marcante da abertura.

Romero é um personagem muito interessante para a novela. Por mais que afirme amar Toia ou demonstrar sentimentos por Atena, ele é apaixonado por si próprio e pela sua ideia peculiar de sucesso. Usa todos os recursos nesse sentido. Como pessoa, é o tipo que precisa ser evitado. Como personagem, invista mais nele.

Destaque para a dinâmica entre Tonico Pereira e Giovanna Antonelli. É impressionante o que JEC faz com atores veteranos em suas tramas, vide Ary Fontoura em A favorita. Tonico esbanja talento em todas suas aparições. A paixão de Ascânio por Atena o transforma em um serviçal subserviente e é delicioso isso.

A semana foi esfriando a partir do episódio do natal. Os núcleos da favela continuam não acrescentando muito, especialmente no quadrado amoroso Oziel, Indira, Tina e Rui e no trio Merlô, Ninfa e Alisson. Já os moradores da cobertura rendem as melhores risadas.

Na próxima semana, as coisas prometem esquentar especialmente para Orlando. E você? O que achou da virada de Romero e de sua volta para a facção? Comenta aí embaixo.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER