A Regra do Jogo — Semana 14×79–84

A Regra do Jogo teve uma semana boa de texto, porém lenta e com muita enrolação.

A Globo tem respirado aliviado quanto a audiência de A Regra do Jogo. Sempre fechando as médias acima dos 30 pontos, a novela — agora que está começando a dar sinais de que pode bombar — começou a se arrastar um pouquinho, mas nada que a torne impossível de ser assistida.

Com muitos toques cômicos e até absurdos, a novela cria uma dependência no telespectador em 2 aspectos: o primeiro, da história muito bem amarrada, cheia de ganchos para os próximos capítulos, mesmo que alguns sejam batidos, monótonos e repetitivos. Isso deixa a nova dinâmica, o que é bom.

O outro é pela formação dos personagens, tão bem planejada que deixa qualquer um com vontade de ver mais. Atena e Romero continuam duas figuraças para ninguém botar defeito. Ela bem mais do que ele. Com diálogos impagáveis nas mais diversas situações, a dupla dá show. Vale lembrar que o apoio de Tonico Pereira como Ascânio é essencial pras esses dois arrasarem! A narrativa da escolha entre Toia e a Atena, as recaídas, a dúvida pairando no ar. Foi uma boa semana para Romero.

Toda a enrolação de facção mata o Romero, facção não mata o Romero, agora mata, agora não mata, já está um saco. O mesmo vale para Toia e Juliano. É um chove e não molha que já cansou. Se é pra matar, mata logo. De preferência o Juliano, cada vez mais coadjuvizado na novela, sem nenhum grande momento há semanas.

A movimentação para esconder Belisa, mesmo abrindo brecha para novas mistérios com a família da loira, não empolgou e se demonstrou bastante vazia com o passar dos dias. Só mesmo uma trama para tapar buraco.

Toia também não está em seus melhores dias. Apesar da simpatia e humildade da personagem, características base para a conquista do público numa mocinha, a personagem de Vanessa Giácomo anda meio mala ultimamente. O poder de despertar a torcida do público foi dissipado com o tempo, especialmente considerando que há figuras que não são centrais com muito mais força na trama.

Um ponto alto da semana foi o desenvolvimento cada vez mais concreto de Nora pela segurança Régis. Sem dúvida, Nora é uma das melhores personagens da novela. Uma mulher forte que tenta resolver os problemas de todo mundo na família desajustada e desequilibrada, sempre atenciosa, com paciência pra conversar e segurando essa barra que não é para qualquer um. Renata Sorrah está maravilhosa no papel. Todo dia dá uma aula.

Outro grande momento foi a chegada de César na casa de Domingas! Fofinho, diferente, bastante inesperado e sem dúvida atraente, a história que está sendo construída em torno da presença dele, seus motivos e intenções, cria um ar de peculiaridade para a trama que só João Emanuel e sua equipe poderiam fazer. Sem contar que antes dele aparecer, ainda teve a emancipação de Domingas, dando um basta na situação do Juca. Já tava passando da hora. Nota 10!

No morro, o papinho de Adisadeba cega de amor por Zé Maria não cola com a personalidade dela. Como que aquela mulher ainda não foi pesquisar, procurar saber o que o macho dela anda fazendo? Só em novela mesmo. Na cobertura dos Stewart, tudo continua sutilmente engraçado. Queremos mais histeria. Sempre fica maravilhoso quando rola, ainda mais com aquele elenco.

Foi o que teve de importante essa semana, manos! Semana que vem tem mais. A gente se vê!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER