A Regra do Jogo — Semana 5×25–30

JEC mantem sua marca do trigésimo capítulo e entrega o melhor plot twist de A Regra do Jogo

Minha filha, a minha família vale o risco” — ZÉ MARIA.

Nome dos episódios: A invasora; Namoradinha; Duro golpe,;Jogada ensaiada; Um velho irmão e A casa do pai.

João Emanuel Carneiro é, sem dúvida, o mais inventivo autor de telenovelas no Brasil atualmente. Cria do cinema, entende de narrativa como poucas pessoas e não consegue produzir um único texto ruim. Em apenas cinco obras, redefiniu um novo estilo de fazer novela e criou seu próprio jeito.

A quinta semana de A Regra do Jogo trouxe de volta a marca do trigésimo capítulo e fez o espectador se recordar, com nostalgia, de A Favorita, também do mesmo autor. Neste capítulo, o grande público conhecia a verdade sobre Flora e Donatela. E agora, no melhor plot twist até o momento e justamente no capítulo 30, JEC transforma Zé Maria em um vilão em menos de dez minutos. Mas antes de chegar a esse ponto alto da semana, é necessário compreender alguns eventos que levaram a isso.

A novela é muito ágil e muita coisa acontece em pouco tempo. Não há enrolação. No entanto, a perseguição implacável que Romero Romulo impetra a Juliano e a Zé Maria estava incomodando um pouco. Especialmente o que ele estava fazendo com Juliano. Era um verdadeiro morde e assopra. Ajudava a erguer o rapaz, para depois derrubá-lo da pior forma possível e ainda posar de bom moço.

JEC mantem sua marca do trigésimo capítulo e entrega o melhor plot twist de A regra do jogo

Esse é o estilo de Romero. Armar situações cada vez piores para sempre ser o salvador da pátria. Com isso, ele acaba ganhando terreno. Ele não é 100% ruim, mas age em benefício próprio, tentando tirar proveito de cada situação. Por isso ele e Atena são o casal perfeito.

A loira mudou-se com mala e cuia para a cobertura e de lá não arredará o pé. Atuando como a esposa perfeita, foi conquistando espaço, agora com Dante, que já aprovou a futura madrasta. Atena saca todas as armações de Romero e não o julga. Aliás, diz que poderá auxiliá-lo ainda mais. E não há dúvidas disso. Está demorando para que os dois se juntem e passem uma rasteira em toda sociedade.

Coisa tua. Obra tua. Você manipulando os outros assim, que nem marionete. Obra tua, que eu sei. Eu não sei qual é a tua com esses favelados, mas eu vou descobrir” — ATENA.

A cena de Juliano sendo levado no camburão da polícia, após encontrarem droga na mochila dele, foi de cortar o coração. Naquele instante, Romero era condenado por sua crueldade em tudo, desde convencer o garoto a armar para o rapaz, até em tirá-lo da cadeia.

Eu te amo! Acredita em mim! Eu te amo, Toia!” — JULIANO.

Mas o verdadeiro alvo dele era Zé Maria.

Não dá pra pensar em nenhum outro ator melhor para viver Zé Maria que Toni Ramos. O ator é dotado de tantos recursos, que é admirável vê-lo mesclar duas personalidades tão distintas. O frágil fugitivo da polícia, encurralado, inspirava pena. Porém, quando ele conseguiu escapar do cerco fechado contra ele, começaram a surgir as dúvidas.

Zé Maria ia e vinha do morro com relativa facilidade. Não que isso fosse uma ponta solta no roteiro. Não

A regra do jogo Semana 5 - Foto 2

o era. Era apenas uma dica de que havia algo de suspeito nesse homem. Quando se trata de JEC, ninguém é inocente. Mas nada preparou o público para a grande revelação feita na sexta e continuada no sábado: Zé Maria foi mesmo o responsável pelo massacre de Seropédica e, mais chocante ainda, é um dos irmãos da facção, da qual Romero faz parte.

A cena de Zé Maria entrando no ônibus com uma metralhadora foi primorosa. Violenta na medida certa e evidenciou todo o trabalho irrepreensível de Toni Ramos. O close nos dois únicos sobreviventes foi a cereja do bolo. A equipe técnica também está de parabéns.

No entanto, A Regra do Jogo continua pecando no seu segmento cômico. O núcleo da cobertura melhorou um pouco, com Feliciano prometendo o imóvel a cada um dos filhos separadamente e exigindo que seus rebentos ajam de maneira mais humana uns com os outros. Mas ainda não encontrou o tom.

Maria Padilha está bem como a amante de Feliciano e Gibson. A atriz é divertida, tem timing para a comédia e pode render. Porém, ainda está um tanto quanto deslocada na trama. É preciso inseri-la melhor.

No Morro da Macaca, Merlô e suas duas mulheres continuam rendendo muito bem. O mesmo não pode se dizer de Tina e seu marido que continuam soando forçado. O momento em que ela fica bêbada e vira uma cachorra do funk foi sofrível.

JEC resgata o plot de Lilia Cabral em A Favorita e recria a mulher que sofre com o marido machista e opressor. Juca e Domingas são o casal da vez e é odioso ver a maneira como ele a trata. Tudo bem que o jogo vai virar (ao menos se espera por isso), mas não deixa de incomodar. O merchandising social da vez.

É uma grande pena que, a partir do trigésimo capítulo, a novela deva sofrer algumas mudanças, que é quando a audiência começa ditar algumas regras e os temidos grupos de discussão são feitos. O autor deixa de ter domínio completo sobre sua obra e precisa agradar o público médio, não tão acostumado a inovações narrativas.

Por ter uma pegada de série, A Regra do Jogo afugenta um pouco. São muitas novidades para pessoas acostumadas a mais do mesmo assimilar e isso afeta muito o andamento. Uma pena, pois é fácil perceber que a trama delineada por JEC tem muito potencial.

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER