A SÉRIE SEM FIM

* Este texto contém spoilers sobre As Crônicas de Nárnia, Friends Lost.

É igual As Mil e Uma Noites: o Henrique VIII de algum país onde as mulheres não podem mostrar os braços casava com várias gatinhas e matava todas depois da primeira noite sensual. Um dia uma mulher disse:

E, antes da pegação, ela começou a contar uma história pra ele. Antes que a história acabasse, o dia nascia, e daí o cara não só não pegava a mulher dele, como também não mandava matar a biscate, porque ele queria saber o fim da história.

O negócio é que, na noite seguinte, ela continuava a contar a história e, nessa história, alguém começava a contar outra história e alguém nessa história contava outra história, e assim por diante num grande STORYCEPTION. E assim a mulher NUNCA morria, porque o cara estava interessado demais em saber o final do rolê.

A técnica é tão boa… que virou um rolê infalível pra criar séries de sucesso. E a receita não é difícil:

– Coloque alguém exótico em um universo qualquer (não importa se a série se passa no espaço ou no Upper West Side).

– Diga que ALGUMA COISA está acontecendo, e essa pessoa não sabe o que é (mas que ela está MUITO ENVOLVIDA).

– NUNCA diga o que essa coisa é.

– Ganhe dinheiro por 17 temporadas.

– Termine a série dizendo…

a) que estavam todos mortos desde o começo.

b) que tudo foi um sonho.

c) nada. Só corte no meio da frase do protagonista e nunca faça outro episódio — vão dizer que você é um gênio.

Essa foi a década em que o mundo inteiro resolveu que ia descobrir a verdade por trás de todas as patifarias que o JJ Abrams inventou pra fazer Lost durar seis temporadas. E no final? O final ele roubou de Nárnia, que, nos livros, também diz só que…

(Ok, talvez não seja bem isso. Mas é quase…)

[Nota da editora Ana Emílio: o autor emprega aqui o verbete “quase” com alto teor de liberdade interpretativa.]

Mas o negócio é que JJ Abrams não precisa da permissão de ninguém pra terminar uma série de um jeito idiota! Afinal, você não entra numa montanha russa pra saber o que tem no final. Aliás! Eu tenho uma melhor que essa:

“Você come um delicioso chocolate por causa do gosto que ele tem durante a refeição.
Não para saber como ele vai ficar depois disso.”

E não adianta reclamar! Por favor, vocês achavam mesmo que ALGUM DIA aqueles moleques da Caverna do Dragão iam sair daquele lugar e voltar pra casa??? Vocês vão vigiar a árvore de natal esse ano, pra ver se é mesmo aquele velhinho que te traz os presentes?

Claro que não. Porque… se as crianças voltassem pra casa, a série não ia mais ter graça!

Quem liga pros Sopranos?? Eu queria que Lost tivesse terminado no meio da frase de alguém! E daí você coloca um frame preto com um “42” escrito num canto da tela, por 0,002 segundos, e pronto! Você tem o final mais épico de todos os tempos! As pessoas estariam SURTANDO por um significado até hoje!!

Mas JJ Abrams é melhor que isso! E disse: “cara… o negócio é o seguinte, eles estavam num universo. Mas também tem esse outro universo em que estão todos vivos e o gordinho ficou rico e viveu pra sempre!”

Mas por que? Para preparar a todos para o que viria a seguir:

…que é uma série que funciona do mesmo jeito: a Anna Torv está envolvida num rolê que ninguém sabe direito o que é, mas no qual ela é uma PEÇA CHAVE! E como ninguém sabe do que se trata, a série pode durar PARA SEMPRE, até eu decidir contar tudo (que nunca vai ser tão legal quanto ficar pensando no que é que deve estar acontecendo).

E é por isso, amigos, que How I Met Your Mother é infinitamente melhor que Friends: não é mais engraçado, não tem atores melhores, e só aparece um pouco mais que Friends no 9gag. How I Met Your Mother é melhor APENAS porque TODOS os espectadores estão esperando pra descobrir alguma coisa.

Ninguém quer saber o final de Friends. Só é legal porque é o último episódio. Mas o que tem de bom nele??? Eles casaram? E tiveram uns filho?? E foram embora daquele apartamento??? Mano, passam 114 novelas por dia na TV aberta em que eu já posso ver isso!

O que o povo precisa é FRITAR tentando descobrir QUEM MATOU ODETE ROITMAN!!

Então lembrem-se, amigos: se uma série NÃO gira em torno de algum mistério, ela vai ter um final sem graça; mas se ela GIRA em torno de um mistério incrível que TODO MUNDO quer saber o que é… ela também vai ter um final sem graça. Por isso, parem de ficar esperando o finales chegarem, porque eles nunca vão ser tão legais quanto o resto da série.

Exceto Terra Nova, que vai terminar com um meteoro caindo e matando os dinossauros… e os idiotas que viajaram no tempo até lá.

Façam suas apostas: quem vai chegar primeiro… o final de How I Met Your Mother… ou o meteoro???

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER