A sinergia entre audiência tradicional e buzz na fall season

Alô amigos!

A fall season começou e o que fica cada dia mais claro é a sinergia impressa pelas séries entre a audiência tradicional (publico + demo) e o buzz (que é a influência das séries nas redes sociais). Tudo isso por dois fatores: o público que quer deixar registrada suas impressões para seus seguidores e as emissoras, que entendem que não adianta lutar contra a internet, e sim, unir-se a ela.

Incentivo à hashtags, ações no site, no twitter, no facebook são algumas das estratégias que surgem para agradar ao público que assiste TV em duas telas.

Vamos ver como esta aproximação foi importante esta semana?

1.sobe

Recorde absoluto de audiências em AHS: Freak Show. Foram 6,1 milhões de espectadores com 3,1 na demo, números que a série ainda não viveu. Com promos (mais de 20…) assustadores, a série promete uma bizarra história de terror que passa em um circo de horrores. E as hashtags usadas para a premiere deram certo: foram 1,095 milhões de citações no twitter na estreia. Ponto para titia Ryan!

E a única série de Shonda que persiste ainda acima dos 10 milhões de espectadores é How to Get Away With Murder. Foram 10,81 milhões de espectadores com 3,1 de rating. E não para por ai… os fãs andam enlouquecidos no twitter e renderam 105 mil comentários.

E o que dizer da estreia de The Flash para o CW? O canal não vê um público assim desde a premiere de The Vampire Diaries em 2009. Foram 4,54 milhões de espectadores e 1,8 de rating, impressionante para um spin-off. A série ainda teve um buzz excelente com 84 mil citações. A série ficou à frente das veteranas Marvel’s Agents of SHIELD, New Girl, Person of Interest e das comédias do ABC.

E para fechar as séries mais populares das redes sociais, Scandal com 242 mil citações e Supernatural com 251 mil.

2.desce

E Homeland fez uma das piores premieres da série. A série, que perdeu um dos protagonistas no final da temporada passada, passa por uma transformação e está ajustando-se para o novo caminho. Foram 1,61 milhões de espectadores com 0,6 de rating. Os fãs não abandonaram a série: foram 29 mil citações no twitter. Será que eles gostaram?

A estreia de Mulaney, sitcom da Fox focado no ex-escritor do Saturday Nigth Live John Mulaney. A série foi muito mal recebida pela crítica e pelo público, com 2,30 milhões de espectadores e 1 ponto na demo. Ainda, a série teve apenas 15% de críticas positivas nos EUA e 8 mil citações no twitter, a maioria reclamando da semelhança com Seinfeld.

Enquanto a audiência na TV cai… o buzz cai também. Para Once Upon a Time foram 9,24 milhões de espectadores e 81 mil comentários no twitter, pior que a semana passada mas ainda números bons para a série.

E as coisas não estão fáceis em Awkward. A pior audiência da série seguida da não participação no top 5 do buzz, coisa rara para séries adolescentes. Foram 950 mil espectadores com 0,5 de rating.

That’s all folks!! Espero que vocês continuem comentando, compartilhando e divulgando a nossa coluna. Usem o espaço aí embaixo como vocês preferirem: critiquem, falem mal (com classe, ok?) e o usem para discutirmos a audiência de nossas séries favoritas. Até a próxima semana.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER