A verdadeira história da mansão de Downton Abbey

O suntuoso castelo que “nos dias de hoje” habitam os Crawleys foi a casa da família Carnavon e um dos seus principais moradores foi George Edward Stanhope

Filmagens da série na sala de chá

Molyneux Herbert, o quinto conde de Carnavon, que nasceu na casa em 1866.

A mansão foi construída sob a fundação do castelo medieval dos bispos de Winchester datado do século VIII. Desde 1679 a propriedade é de posse da família Carnavon.

Com 29 anos, George Herbert, viciado em álcool e jogos, se afundou em dívidas e procurava uma noiva que lhe oferecesse uma renda para saldar seus dividendos, o mesmo que acontece na série onde o Conde Grantham tenta casar sua filha Lady Mary com o primo, herdeiro da mansão e suas propriedades.

Tendo conhecimento que o banqueiro Alfred de Rothschild, um dos mais importantes e mais ricos banqueiros da Europa, tentava arranjar um casamento para sua filha, o conde Carnavon se candidatou para o cargo.

Lady Almina Carnavon_Dowton Abbey

O que George não esperava era que Almina Wombwell, de 19 anos, embora muito bonita, não era filha legitima de Alfred e por isso não tinha direitos sobre a herança da família. Para o casamento se concretizar, o noivo pediu um pagamento de 150 mil libras, que saldaria suas dívidas, e depois da celebração, recebeu mais 500 mil. Mesmo com um casamento milionário, George traia a esposa com a atriz francesa Marie Wombwell. O caso foi abafado pela família Rothschild.

O casal foi então morar no castelo de Highclere. Os centenas de empregados da mansão moravam na torre do castelo, ao contrário dos serventes da Família Crawley que moram numa ala inferior. Tinham direito a uma semana de férias e folgas aos domingos, além de poderem namorar e se casar, como o caso do Sr. Bates e Ana.

A infância na mansão, no entanto era uma fase triste. As crianças cresciam numa ala separada dos pais, que só as podiam visitar nos domingos na hora do chá.

Depois de sofrer um acidente de carro, o conde Caravon, que foi o primeiro a ter um carro no Reino Unido, sendo inclusive multado por excesso de velocidade, ficou fascinado pela cultura egípcia e decidiu investir em escavações, recebendo concessão para atividades de exploração no Vale dos Reis.

Lady Almina_i Guerra Mundial

Durante a Primeira Guerra Mundial, o castelo serviu de hospital para os militares, assim como acontece na segunda temporada da série. O pai da condessa de Carnavon, investiu cerca de 25 mil libras para pagar os custos da mansão neste período.

Com o fim da guerra, George Herbert retorna às escavações no Egito e em 1922 encontra o tumulo do faraó Tutankhamon. Semanas depois morreu de septicemia, ou a maldição do faraó.

A propriedade então passou para o sexto conde de Carnavon Henry Herbert, filho de George e Almina, e depois para seu filho que tinhao seu nome. Henry Herbert, o filho e sétimo conde de Carnavon, casou com uma americana, assim como o Conde Grantham que se casa com a americana Cora, a contragosto da mãe Lady Violet. Henry era amigo da Rainha Elizabetth II, que vistiou a propriedade diversas vezes.

Nas ultimas décadas, o castelo de Highclere foi cenário para diversas produções cinematográficas e até musicais. A exemplo disso, o clipe da musica Heaven do cantor John Legend foi gravado no interior e nos jardins do castelo (assista o clipe aqui). Entre os filmes, a produção televisiva da CBS O Jardim Secreto (1987), De olhos bem fechados (1999) e o indiano Kabhi Khushi Kabhie Gham…(2001) são algumas das produções que usaram como locação o castelo e seus suntuosos jardins.

As filmagens de Downton Abbey acontecem, em grande parte, no salão principal, na biblioteca e nos jardins. A biblioteca inclusive tem livros que nunca foram lidos! Confira aqui algumas curiosidades sobre a série.

Downton Abbey

Highclere é aberto para visitação sazonalmente, principalmente à sua coleção de artefatos egípcios, além de serem permitidos realização de eventos, como casamentos. Algumas alas não estão abertas por não estarem estruturalmente conservadas. No livro Lady Almina and the real Downton Abbey, Lady Fiona Carnavon, hoje condessa de Carnavon e proprietária do Highclere castle, conta a história da familia Carnavon e a vivência com os empregados. O castelo é uma expressão máxima da preservação do tempo e da riqueza do período vitoriano e da aristocracia inglesa.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Personagem afeminado de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!