A versátil Maura Tierney

Ficha Corrida

Nome completo: Maura Lynn Tierney

Idade: 45 anos

Signo: Aquário

Altura: 1,60m

Estado civil: divorciada

Séries favoritas: Frasier e The Sopranos

Hobbie: Pôquer

Passatempo predileto: Viajar de carro

Sofre de… insônia

Esta é a sua vida

Maura Tierney nasceu no dia 3 de fevereiro de 1965, em Boston, Massachusetts. Ela foi criada em Hyde Park, juntamente com seus dois irmãos mais novos, por seu pai Joe, um advogado e vereador de Boston e sua mãe Pat, uma corretora de imóveis.

Quando criança, Maura frequentou a Notre Dame Academy, uma escola católica apenas para garotas, onde teve o primeiro contato com a atuação, o que a levou ao Boston Globe Drama Festival, um festival de teatro que reúne escolas de todo país. Depois de formada, ela seguiu para Universidade de Nova Iorque, onde se formou em teatro.

Foto de seu primeiro book

Maura começou sua carreira nos palcos, ainda em Nova Iorque. Mas as coisas não eram fáceis naquele tempo. Por um tempo, Maura morou no famoso e perigoso bairro de Hell’s Kitchen, onde ela vendia camisetas de porta em porta nos dormitórios da faculdade. Apenas em 1987, ela se mudou para Los Angeles, onde ganhou sua primeira chance no filme para TV da Walt Disney Student Exchange.

Depois de algumas participações em séries de TV, incluindo um episódio de Law & Order, Maura fez sua estreia no cinema em 1991, no filme The Linguini Incident de Richard Shepard, cineasta que ela conheceu ainda nos tempos de faculdade e que virou seu grande amigo.

Nessa época, Maura dividia seu tempo entre TV e cinema até que, em 1994, ganhou o papel no spinoff de All in the Family chamado 704 Hauser mas a série foi cancelada após míseros 5 episódios. No ano seguinte, porém, ela se juntou no último minuto ao elenco de NewsRadio, a aclamada sitcom da NBC. Com o sucesso da série, foi uma questão de tempo para que seu talento chamasse atenção da indústria e ela caísse nas graças do público.

Foi com o prestígio conquistado com a série que ela conseguiu papéis em grandes filmes como As Duas Faces de um Crime (1996) com Richard Gere, O Mentiroso (1997), fazendo par romântico com Jim Carrey, e Segredos do Poder (1998), ao lado de John Travolta e Emma Thompson.

Quando Newsradio chegou ao fim, Maura decidiu que não buscaria outro papel em uma sitcom. Mas então, a produção de ER a convidou para trabalhar, e ela percebeu que essa seria uma maneira continuar na TV de uma forma que lhe interessava.

Eu tenho tantas inseguranças, que elas lutam por proeminência.

O papel de Abigail “Abby” Lockhart começou como participação especial em 1999 e, três meses depois, ela já integrava o elenco fixo da série. Depois de um ano, seu trabalho em ER lhe rendeu uma indicação ao Emmy em 2001, reconhecimento que a atriz credita ao arco de história com Sally Field (de Brothers & Sisters), que interpretava sua mãe bipolar na série.

Mesmo com o trabalho puxado em ER, Maura conseguiu equilibrar outras atividades: no cinema, atuando em vários filmes, incluindo Insonia (2002), do diretor Christopher Nolan (da franquia Batman) e na TV, participando e vencendo a segunda temporada do Celebrity Poker Showdown, programa do canal a cabo Bravo em que celebridades disputam um torneio de pôquer, cujo prêmio em dinheiro é destinado a uma obra de caridade.E em 2006, ela retornou ao teatro com o espetáculo off-Broadway Some Girls, atuando com Eric McCormack, o Will de Will & Grace.

Em cena do novo drama da ABC, “The Whole Truth”

Entretanto, depois de quase 10 anos em ER, Maura “cansou” e confirmou que deixaria a série no início de sua 15ª e última temporada. Assim, em outubro de 2008, ela fez sua última aparição como personagem fixa, retornando depois apenas para um breve adeus final.

Mas se engana quem pensa que Maura resolveu tirar longas férias. Logo ela já estava na TV de novo, agora no canal FX, interpretando a personagem recorrente Kelly McPhee na série Rescue Me.

Maura sempre apareceu nas páginas das revistas por seu trabalho e não por conta de algum escândalo em sua vida pessoal, afinal ela já era casada quando começou a fazer sucesso. Ela e o também ator Billy Morrissette se conheceram quando os dois foram escalados para um projeto estrelado por Ralph Macchio (Karate Kid), que nunca foi ao ar. Os dois se casaram em 1993 e viveram juntos até 2006, quando a atriz pediu o divórcio.

Infelizmente, foi a saúde de Maura que inundou a mídia ano passado. Tierney tinha sido escalada para o elenco do drama da NBC Parenthood, que deveria estrear em setembro de 2009. Porém, a produção soltou um comunicado dizendo que adiaria as filmagens por conta de um problema de saúde de Tierney. Logo após, foi comunicado que ela sofreu uma cirurgia para remover um tumor em seu seio. Assim, ela que já tinha gravado cenas do piloto e feito fotos para sua divulgação, teve que deixar a série, sendo substituída posteriormente por Lauren Graham.

A boa notícia só veio em janeiro deste ano, quando sua porta-voz revelou que o tratamento dela tinha terminado e que ela estava voltando ao trabalho, inicialmente, estrelando uma peça de teatro.

E seu retorno (triunfante, esperamos!) a TV está prestes a acontecer, já que ela ganhou o papel deixado por Joely Richardson na série da ABC, The Whole Truth, que estreia dia 22 de setembro nos Estados Unidos.

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

The Handmaid's Tale voltou!!! O que rola de novo nesta temporada? Descubra mas SEM SPOILER!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!