Agents of SHIELD 3×10 — Maveth

Maveth rouba um pouco da conclusão dramática bem merecida de Agents of SHIELD.

Puxa vida. Tatooine.” — COULSON, Phil

Durante esta terceira temporada, Agents of SHIELD exibiu um excelente controle de todas as suas histórias, juntando elas em um final explosivo. O fato que todos os elementos da primeira metade da temporada apareceram nestes quarenta e cinco minutos sem parecer que os roteiristas estavam enfiando demais no episódio é razão para aplauso.

Mesmo assim, Agents of SHIELD não consegue passar um episódio sem exagerar um pouco ou acelerar demais. E é justamente o grande momento de Maveth que acaba tirando um pouco do poder do episódio.

Nos últimos dez episódios, e durante alguns episódios da segunda temporada, Agents of SHIELD essencialmente construiu uma mitologia em volta de Ward, vendendo ele como o eterno arqui-inimigo dos heróis da série. É óbvio que, eventualmente, Ward passaria por um tipo de evolução para dar um pouco de credibilidade a sua posição como vilão.

É claro, ninguém esperava que esta evolução começaria com a morte do personagem. Sim, o grande momento de Maveth é a morte de Ward. E tudo acontece em uma cena razoavelmente simples, com Coulson calmamente amassando o peito dele até esmagar o coração. Não tem uma explosão ou uma grande luta. É um fim decente para Ward.

Mas como no mundo dos quadrinhos nada que é bom fica morto por muito tempo, Ward logo retorna, desta vez como o novo corpo da Entidade que a HIDRA queria resgatar do planeta. A chegada da Entidade e o corpo que ela ocupa providencia um caminho interessante para os roteiristas da série, mas também deixa claro que este caminho é curto: a Entidade é o grande vilão da terceira temporada, e é improvável que ela sobreviva por muito tempo.

Esta mudança acaba tornando a morte de Ward em um momento sem grande importância. É como uma sequência arruinando uma cena do filme original por meio de uma nova revelação. É excitante, sim, mas ao mesmo tempo parece algo que a antiga Agents of SHIELD faria; a Agents of SHIELD que tinha medo de deixar os seus personagens serem mais do que máquinas de efeitos especiais.

O progresso que a série demonstrou durante toda a temporada também está presente em Maveth, mas apenas em doses minímas. Afinal, este é o winter finale, não dá pra concluir todas as histórias agora. Andrew está solto sem desenvolver seu relacionamento com May, enquanto Coulson abandona o seu modo raiva com tanta rapidez, que parece que o Coulson de Closure era um personagem completamente diferente.

Estranhamente, a história que é mais desenvolvida foi a mais ignorada: a dos Vingadores Secretos de Daisy. Em um episódio, Lincoln e Joey rapidamente sobem a lista de personagens favoritos de muitas pessoas com algumas falas bem escritas. O momento em que Joey fica boquiaberto com o que o seus poderes podem fazer é uma lembrança das raízes Whedonianas da série.

Maveth também marca o fim da história de Simmons e Will, já que é revelado que o astronauta havia morrido quando Simmons escapou do planeta. Infelizmente, essa conclusão acaba deixando as coisas um pouco confusas. Será que o caminho está aberto para Simmons e Fitz, ou o fato de que seu amor está morto vai apenas deixar tudo mais difícil?

No final das contas, Maveth tem ação e diversão suficiente para deixar as problemáticas escolhas mais fáceis de engolir. O que dá a tudo um gosto doce são as possibilidades abertas pelos eventos do episódio. Com a Entidade na Terra, Agents of SHIELD pode começar a explorar áreas nunca antes alcançadas pela série. Que futuro belo. E Agent Carter esta aí.

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER