AHS: Asylum 2×12 — Continuum

– Você vai deixar a Igreja?” — Jude
“- Muito pelo contrário, fui nomeado cardeal. De New York. “ — Timothy
“- Bom para você. Você tinha um sonho e o realizou” — Jude

Neste episódio, escrito por titia Ryan, o que vimos foi o futuro dos personagens que sobreviveram a Briarcliff. Muitos destes personagens fazem falta à trama, como Dr. Arden e Mary Eunice. O manicômio morreu aos poucos depois do suicídio do médico nazista, isso ficou bem claro. O avanço no tempo para os quatro anos na frente é um recurso interessante contra a falta de perspectiva da história após o fim das tramas principais.

Seria muita ilusão para Kit Walker viver feliz e concubinato com duas lindas mulheres em meados dos anos 60, vocês não concordam? Eu estava esperando, desde a volta de Alma, que a experiência na nave mãe pudesse ter deixado alguma sequela (Alô Baby do Brasil) nas personagens. Como conhecemos muito pouco de Alma na season premiere, eu gostei ver nela o grande terror psicológico causado pelo trauma de ser abduzida e, como consequência, sua ida para Briarcliff e sua morte. Agora, Kit cuida sozinho das crianças. Será que o fato de ser especial afasta as pessoas da vida dele? Especial até quando? Ele só pode ter um gene que é inume à todas as doenças do mundo, porque o mais inteligente ele não é…

AHS Asylum 2x12 Continuum

Quando começamos a ver o episódio e a história de Kit é nos mostrada, a sensação que dá de imediato é: Onde está sister Jude? Será que ela ficou esse tempo todo em Briarcliff, que não conseguiu escapar? E acabamos por ver que Jude (agora assumindo a personalidade de Betty Drake) está totalmente consumida pelo manicômio, perdendo a noção de tempo e de realidade. Diva Jude vê a morte na figura de sua nova colega de quarto e, por um desejo inconsciente de morrer (Freud explica) e depois de perder o controle de suas ações com a morte de Pepper (#RIPPepper), ela passa a enxergar a realidade que os medicamentos permitem. Chegamos aqui aos anos 70 e Briarcliff é uma instituição do governo, não ligada mais à igreja católica, mas o tratamento aos internos continua o mesmo.

Estamos então esperando por Lana, agora famosa e arrogante escritora do best sellerManiac: One Woman’s Story of Survival”, a cumprir sua promessa e expor Briarcliff à sociedade, e os horrores que foram cometidos lá dentro. Ela ficou bastante balançada quando Kit revelou que sister Jude não havia morrido, como disse o agora Cardeal Timothy, a ela anos atrás. Será que Lana irá bater de frente com o governo agora que é uma grande escritora? Será que o comodismo vai deixar?

E ainda é cedo para falar, mas a história de Johnny cada vez ganha menos em credibilidade. Agora sabemos que ele, além de psicopata, é usuário de drogas, o que deve ter amplificado a fixação por Lana Winters e seu Bloody Face. Acredito que a season finale (snif) será focada na relação dele com Lana e no seu projeto de vingar-se da mãe. Interessante notar que Lana, em sua conversa com Kit, cita o romance A Sangue Frio, de 1966, escrito por Truman Capote, que é um livro que assassinos confessam terem se inspirado no assassino para cometer seus crimes. Dica ou coincidência?

Gostaria muito também de saber quando Briarcliff foi abandonada e sob quais circusntancias isso aconteceu. No mais, esta temporada foi muito superior a primeira, em termos de roteiro, tramas e de personagens, tão densos quanto Jude, Arden/Hans, Mary Eunice, Kit, Lana. Até Madness End, fiquem com o promo legendado do episódio. Até!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER