AHS: Coven 3×05 — Burn, bitch, burn!

Você vai ter o que você sempre mereceu, Fiona!” — Myrle Snow

Titia Ryan ouviu as nossas preces e fez de Coven o que ela estava destinada a ser: uma grande série. Este episódio prova que a espera pelo desenrolar da trama e dos arcos narrativos valeu a pena. No melhor episodio da série até agora, o que presenciamos foi a continuação da noite de Halloween e suas consequências. E mais um show de Jessica Lange e Kathy Bates!

AHS até o quinto episódio apenas havia nos apresentado os personagens, contado um pouco de suas histórias particulares. E foi uma longa apresentação. Agora a série engrena para o que a gente mais ama no mundo: uma trama repleta de referências e cheias de novas possibilidades.

Este episódio foi grande homenagem aos filmes de terror clássicos: A Noite dos Mortos Vivos (depois que a Voodoo Queen chamou de volta os dançarinos de Thriller) é um filme dos anos 60 que chocou os EUA com um terror explicito e é considero o PAI dos filmes de zumbis. #ChupaRick (confesso que aqui, como reviewer de TWD e AHS fiquei na minha zona de conforto. Caso Rick faça mais cagadas essa semana, deixo esta como review principal #brinks!).

O Massacre da Serra Elétrica (na hora que a jovem, pura e imaculada Zoe encarna a She-ra que tem dentro dela e salva a noite) é inspirado em uma história real, o que rendeu ao filme um ar mistico e sombrio, consolidando seu nome como um dos maiores clássicos do terror explicito, sangrento. Toda a estética realista que os maquiadores e diretores de efeitos especiais buscam foi definida neste filme, talvez o mais importante do gênero.

Referências ainda não faltam à O Iluminado, Carrie, a Estranha, O exorcista, filmes que estão em nosso imaginário e que são a fonte do terror moderno. Muitos pontos para o roteiro! Isso sim é um roteiro digno de AHS.

AHS Cove 3x05

Em relação à história, em muito nos aprofundamos também. O embate entre o serial killer marido de Cordélia e Fiona é eminente. Mais uma vez nós vimos que ninguém fica no caminho dela sem que sofra as consequências. Queimar Myrle na foqueira depois de anos sem que alguma bruxa “morre” por este tipo de condenação foi um prazer inenarrável para a Suprema! Ela só não contava com a Fênix de Misty Day. Na hora certa, o personagem mais interessante de Coven aparece: aquela que pode trazer de volta à vida. E pode curar de todas as formas possíveis. E a personagem tem uma aura de entidade, de deusa grega mesmo. É etéria, vaporosa e sublime.

O retorno de Myrle com certeza irá abalar os planos de Fiona em ser a Suprema Eterna. Ninguém é eterno Fiona, somente LaLaurie. Uma hora outra bruxa chegará e irá tomar o seu lugar. Eu acreditava que fosse Cordélia, que, após anos reprimida por Myrle, ela fosse se libertar a partir da desfiguração que seu rosto sofreu. Uma coisa já sabemos, e mais uma vez um roteiro brilhante aparece: ela perdeu a visão mas ganhou o poder da clarividência, como um oráculo grego. Alguém aqui já viu Fúria de Titãs, o de 1981? O trio de bruxas do filme enxerga através de um olho que uma delas segura, e os olhos delas mesmas são iguais os de Cordélia. Um dos poderes da bruxa foi despertado com a cegueira, quem sabe quais outros podem aparecer ainda?

Mas provavelmente a próxima Suprema é mesmo Zoe, que também, frente a um momento de desespero, conseguiu neutralizar o feitiço de Marie com muita eficiência, mandando um recado às Voodoo Bitches: OLHA AQUIIIII, nóis aqui também temos GIRL POWER! Mexa conosco que irão se arrepender.

A série até agora está baseada no que deve ou pode acontecer, mas com certeza Burn, Bitch, Burn! é o ponto de partida para a guerra pelo cargo de Suprema e entre bruxas brancas e bruxas negras em New Orleans. Quem é a bruxa mais foda da cidade? Isso só o tempo irá dizer, assim que tiver uma nova Suprema que traga de novo a paz entre os clãs (ou que um destrua o outro).

O próximo episódio, The Axeman Cometh a gente vai ver um pacto entre as três bruxinhas que ainda estão na escola, frente ao desaparecimento de Madison. Bom, pode ser um problema para Fiona, que prometeu a vaga de Suprema para Preciosa, e sabe que vai ter que se livrar dela em algum momento. Até lá e fiquem com a promo!

PS 1: Onde está FranksKyle?

PS 2: Spalding, achei que você seria mais interessante… apenas vi uma tia velha crossdresser dançando ao som de musica antiga. Reage, Bee!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER