AHS: Coven 3×06 — The Axeman Comenth

“Prezado mortal, eles nunca me pegaram e nunca irão. Eles nunca me viram. Porque eu sou invisível. Assim como o éter que cerca sua terra” — Axeman,The

.

Para se introduzir um novo personagem na trama, Coven se volta para aos anos de 1919 com a lenda do Axeman. O serial killer da Louisiana, que enviava cartas à suas vítimas, compõe também a mitologia de New Orleans, e, assim como retratado em AHS, a última noite que o Axeman foi vista foi realmente a noite que ele propôs à população que todos ouvissem jazz em suas casas e assim, evitaria que ele escolhesse a vítima da noite. Nesta noite, num 13 de março de 1919, ninguém morreu e o Axeman sumiu.

Pela cabeça doentia e maravilhosa de titia Murphy, as bruxas de New Orleans capturaram o serial killer, e, numa cena digna de Psicose, é assassinado dentro da escola de bruxaria. Unir realidade e fantasia em para construir a narrativa de terror é marca registrada do roteiro de AHS (em Asylum, a lenda de Anne Frank foi posta em xeque, num dos melhores episódios da série), eis que voltamos assim às origens da série. Aproximar assuntos que ainda não possuíam uma ligação explicita é a chave do sucesso da série.

Não obstante, este episódio volta o foco da narrativa para as bruxinhas novas, que muito pouco interessantes vem mostrando-se. Não sei, mas acho que elas não têm a dimensão que é estar cercado de bruxas poderosas. Zoe, em sua infinita chatice e bondade, movimentou a série mais que Fiona. Será que isso significa que ela é a nova Suprema? Ao decidir esconder de Fiona a volta de Madison e realizar feitiços por conta própria, Zoe começa a manifestar-se esperta (porém eu ainda não consigo entender a cara lambida da personagem). Criando a sua própria rede de ajudantes, e aproveitando das habilidades específicas de quem a cerca, ela começa a destruir o reinado de Fiona sem que a mesma esteja percebendo.

Primeiro golpe na Suprema é a descoberta do sadismo de Splading. As garotas, imbuídos de um puritanismo estranho às bruxas, resolveram que o venho mordomo sem língua é o culpado pela “morte” de Madison e que assim ele deve ser punido. Ok, mas quem deu este poder a elas? Elas aproveitaram que o conselho está enfraquecido neste momento para dar uma de inquisitoras. Irônico, não? Será que elas não estão se metendo com gente grande? Quando isso acontece em tramas adolescentes (sim, AHS está se transformando numa trama teen — nada contra) há uma grande probabilidade de elas se darem muito mal. Ao tentar bancar a líder, ou Zoe irá se estrepar feio ou irá se consolidar como a bruxa poderosa que parece ser o destino dela.

AHS Coven 3x06

Uma série a parte tem sido a personagem de Lily Rabe. Sua Misty Day é de uma riqueza de possibilidades que foi muito bem explorada neste episódio. Eu sempre achei que o papel da personagem seria meio que nos bastidores. E ela está. Ao cuidar de FranksKyle, de Myrle e agora de Madison, ela representa talvez o maior obstáculo à Fiona, já que, pelo seu modus operante, a Suprema do momento tem por característica tirar seus inimigos do caminho matando-os. E qual será o limite para Misty trazer de volta à vida? Eu queria muito ver a história das três filhas de LaLaurie e como elas se comportariam neste mundo contemporâneo. E seria uma ótima história de vingança da mãe contra as filhas. Fica a dica, ok?

Agora que Cordelia é o oráculo de Delfos da vez, e sua clarividência está crescendo e sendo aprimorada, ficará mais difícil ainda esconder de qualquer um os segredos. E em uma casa onde segredos são a base da cosntrução do “reinado” de Fiona, existe a possibilidade da personagem crescer muito e conseguir destronar a mãe de vez. Agora, ela irá substituir a mãe ou abrir caminho para Zoe? Ou para Madison? Esta última volta com seus poderes ou não? Como uma preparação para guerra, as bruxas, que já estão em extinção, veem-se na condição de autodestruidoras, onde nem elas mesmas conseguem confiar nas iguais. Duas personagens aqui irão se destacar.

Nan, pelo seu dom, é a única que saberá com certeza onde está a lealdade de cada uma das bruxas, neste cenário de Fiona de um lado (e seu desespero para manter o poder), Cordelia (e seu ódio por ter sido enganada tanto tempo), as bruxinhas novas (que não aceitam os desmandos das bruxas antigas), Myrle (que tem ódio de Fiona e volta com tudo para destruí-la), Hank e Marie. Esta última, vamos explorar mais.

A função do marido de Cordelia estava muito indefinida em Coven, tanto que eu pouco o considerei nas reviews anteriores. Agora, se ele é um caçador de bruxas infiltrado na escola de bruxaria para eliminar as descendentes de Salém a coisa começa a ficar mais interessante. Significa dizer que Marie tem seus próprios olhos dentro da casa do inimigo, um espião. Será que elas nunca perceberam que, depois que ele chegou, as bruxas estão sumindo? Caberá a Cordelia desmascarar seu marido amado? Muito infeliz a vida de Cordelia, que precisou ficar cega para ter função na trama. E Fiona? Ela sabe que há algo de errado com Hank, mas porque ela não fez um feitiço e desmascarou o cara? Eu acredito que Fiona está cega também, pela vontade maluca de permanecer-se jovem e não perder o cargo de Suprema, assim ela deixou a filha para lá, a liderança do grupo e também a aproximação do inimigo. Resta saber até onde o estrago foi feito e se tem volta a extinção das bruxas de Salém.

Então, depois de falar demais, o próximo episódio The Dead trará a trama focada nos ressuscitados. Bom heim? Fica a promo para aguçar nossa curiosidade. Até lá.

P.S: Trazer a tábua ouija para trama, como parte da mitologia de mistério, é muito bacana. Eu morro de medo desta brincadeira.

P.S.1: Madison voltou linda e espero que mais maquiavélica que nunca.

P.S.2: Como o amr também cegou Spalding, né? Será que ele vai acordar dessa paixão?

P.S.3: E a participação da Moira jovem? Será que ela vai aparecer mais? Tô na torcida…

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER