AHS: Coven 3×08 — The Scared Taking

Esta cidade não é grande o suficiente para os dois (clãs). Uma guerra se aproxima e vocês vão perder” — VINGATIVA, Preciosa

Pela primeira vez na série nós vimos o verdadeiro significado de Coven: o clã. As bruxas descendentes de Salém estão sendo ameaçadas por forças que fogem ao controle delas: o clã voodoo e os caçadores de bruxas, além dos egos e ambições das integrantes de Coven.

Preciosa escolheu seu lado, vai com suas amigas de cor, mas titubeia ao ver a recém amiga LaLaurie ser torturada. O que se passa no coração de Quiniee, ainda não sabemos. Ela é ambiciosa, e sabe que ao lado de Marie Laveau ela pode explorar mais as suas capacidades e poderes, o que provavelmente não aconteceria ao lado de Fiona e Cordelia, onde Quiniee seria apenas mais uma das bruxinhas na luta que está se aproximando (ok, que essa luta chegue logo, pois já está parecendo Game of Thrones…). Na verdade, para Marie essa guerra já começou, quando ela colocou Hank dentro do clã para ir destruindo as possíveis aliadas ao clã das bruxas Robichaux. Várias foram mortas por ele sem que nem Fiona e muito menos a ex-sonsa da Cordelia desconfiasse.

Ao chegarmos à rivalidade mãe e filha entre Cordelia e Fiona, nota-se claramente um ódio entre as duas, mas, pela bem do clã, há a necessidade de se manter Fiona viva, pelo menos a tempo de conter à ameaça dos caçadores, que assustou Cordelia. Cordelia crê que o melhor para o clã será o surgimento de uma nova Suprema, pois a atual se encontra com sérios problemas de saúde e também nunca foi confiável o suficiente. Fiona é a esperança do clã, mas este mesmo não exitará em matá-la assim que este assunto estiver resolvido.

AHS 3x08

Da mesma forma que o clã Robichaux enviou a cabeça do minotauro, o amado de Laveau para a voodoo queen, esta enviou a cabeça de LaLaurie à escola de bruxas como sinal de ataque. A troca de “presentes” entre os grupos de bruxinhas é o sinal mais forte que a guerra se aproxima, mas ela precisa acontecer. O ataque à casa vizinha da escola é sinal claro que as voodoo irão usar todas as armas que elas possuem nesta guerra, e as balas de prata, abençoadas, são uma das formas, segundo o folclore, de matar bruxas e outras seres sobrenaturais.

Agora, qual será o plano de Cordelia, já que matar Fiona está fora de questão por hora? Será que o último suspiro de Fiona será guerrear nesta luta? Será que ela tem forças ainda para deixar o clã unido? Até onde vai a lealdade de Fiona ao clã? Estar nas mãos de Fiona não é a opção mais confortável para Madison e Cordelia, uma vez que a Suprema já fez muito mal as duas. A confiança deverá ser o mote para os próximos episódios. E sobrevivência. O que Fiona tem a perder? Ela sabe que Laveau pode mantê-la viva com sua magia voodoo, então porque não mudar de lado nessa briga? Não há nenhum indício disto, mas é um possibilidade sim.

E então chegamos à parte mais linda do episódio: Misty Day. A bruxa que tem o poder da ressurreição é agora a melhor candidata a nova Suprema. Ressurreição é um dom raro entre as bruxas Robichaux, e talvez o poder mais importante. Então, Misty Day é a candidata mais lógica à sucessão Suprema. Se ela é a Fênix, o que mata Misty Day? Será que chegou a hora de ter uma Suprema imortal? Ou será que os poderes de Misty também irão se esgotando com o tempo? Ela já trouxe Myrle, Madison, Kyle e só Jesus mesmo sabe quantas outras criaturas e pessoas. Se assumir o papel de Suprema, ela trará ao clã a sabedoria da natureza, numa “gestão” muito diferente da sex, drugs nad rock’n’roll de Fiona.

As bruxas tem, por essencial, uma forte ligação com a natureza e os elementos. Este clã perdeu a capacidade de se conectar com a natureza no reinado de Fiona, o que pode, com o surgimento da Suprema Fênix, essa conexão poderá ser restabelecida e o clã fortalecido, talvez esta seja a salvação do clã e das bruxas Robichaux. É importante, nesse momento histórico que as descendentes de Salém vivem, a reorganização e o fortalecimento. Sim, agora ficou claro o futuro mais promissor das bruxas de New Orleans. Claro, se isso estiver nos planos de Fiona.

Mais uma vez as bruxinhas estão nas mãos de Fiona. Precisam dela para vencer (sabe-se lá Deus porque) e precisam que ela saia de cena para salvar o clã. No próximo episódio, Head, será o último antes do recesso de fim de ano e será revelado que atacou Cordelia e mais algumas coisinhas das quais eu já estava desconfiando. Deixo com vocês a promo e até lá!

Agora vamos às apostas: quem vocês acham que será a nova Suprema? Tenho algumas considerações. Se Nan tem o poder de saber o futuro, será que a frustração dela não vem do fato de ninguém acreditar que ela é a nova Suprema e ninguém dá bola? Será que Cordelia, agora que está saindo da aba da mãe, pode ser tão poderosa quanto Fiona? Será que Madison perdeu a chance de ser Suprema quando morreu? Será que Zoe, que está desenvolvendo seus poderes, pode ainda ser a Suprema? Será que Misty Day quer aceitar o fardo do clã e ser Suprema? E vocês, o que acham?

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER