Alcatraz estreia melhor que Terra Nova

Lindos e lindas, é isso mesmo, Alcatraz chegou chegando. Nessa mesma semana, tivemos a estreia do tão badalado American Idol, que já viu dias melhores na audiência, e chegou para (tentar) salvar The Finder. Será que ele conseguiu? Ah, e pra quem ficou com mais perguntas que respostas a respeito do tal syndication da semana passada, a gente explica direitinho logo abaixo.

ALCATRAZ estreou com dois episódios exibidos em sequência (porque não foi um piloto duplo) na segunda-feira da Fox, e não foi mal, não. Fez 3,3 na demo e 10 milhões de espectadores. O que significa números melhores que os da premiere de Terra Nova, no mesmo horário, em setembro. As comparações entre as duas séries são inevitáveis, até porque a batalha final pela renovação deve acontecer justamente entre elas (ainda tem Touch, é verdade). Vamos ver como Alcatraz se comporta no episódio de hoje, já no seu horário “de verdade” às 21h, após House, que volta pro horário das 20h que sempre ocupou.

PERSON OF INTEREST marcou 3,2 na demo em seu episódio da última quinta-feira, perdendo por pouco a liderança no horário para Grey’s Anatomy. Os executivos da CBS devem estar saltitantes de alegria, já que parecem ter a série certa para tomar vantagem da queda de audiência que assola o Seattle Grace.

THE FINDER teve seu segundo episódio exibido quinta-feira passada, após American Idol. Então era meio óbvio que os índices iam melhorar né? O 1,7 da estreia virou um 2,2. Resta saber se isso é o suficiente para a Fox. Na minha opinião, não é, mas ainda é cedo pra dizer.

GOSSIP GIRL não tem medo do perigo e continua marcando seu pífio 0,6 na demo. Parece que os riquinhos de Manhattan estão implorando pra série ser cancelada…

O mesmo vale para THE FIRM. Ocupando o horário da já falecida Prime Suspect (que aliás, teve seus dois últimos episódios “queimados” ontem), o drama dos advogados consegue a façanha de repetir o 0,9 na demo. Já estão contando os dias para ver quando a NBC joga a série pros sábados (o verdadeiro limbo da TV americana — sim, mais do que a sexta-feira).

Pobre ABC. Semana após semana, seus dramas BODY OF PROOF e PAN AM só dão desgosto. O procedural de Dana Delany, por exemplo, marcou 1,6 na demo terça-feira passada. O drama de época das aeromoças mais elegantes dos anos 60 fez pior, marcou 1,2, um series low. Pan Am terá seu 14º episódio exibido dia 19 de fevereiro, e se os produtores tiverem o mínimo de decência, escreverão um series finale, porque sem chance que a série volte na próxima temporada.

Como funciona o syndication

Syndication, no cerne da palavra, significa tornar algo público para alguém ler, ver, ouvir. Você sabia que a tão conhecida sigla RSS, a dos feeds de blogs e sites, significa Really Simple Syndication?

O que ocorre na TV aberta americana não é diferente. Assim como no Brasil, existem as emissoras “cabeças de rede”, as networks. Aqui, Globo, Record, SBT, Band, etc. Lá, ABC, CBS, Fox, NBC, CW, etc. Nos diferentes estados, existem as afiliadas, que retransmitem o conteúdo gerado pela cabeça de rede, mais um tanto de programação local. O mesmo ocorre na terra do Tio Sam, com uma única diferença. Como lá são 50 estados, e muitas cidades médias, são inúmeras as afiliadas, e estas são bem independentes das suas respectivas cabeças de rede.

Vou pegar o exemplo de Friends. Uma das séries mais bem-sucedidas da história, a sitcom era produzida para a NBC pela Warner Bros. A décima temporada foi exibida na temporada 2003–04, sempre às quintas-feiras, 20h. A cabeça de rede NBC e todas as suas afiliadas exibiam o episódio nesse horário. Quando uma série atinge 88 episódios, ela já pode ser vendida em syndication pela emissora que a detém para outras afiliadas, e estas podem exibir a série no horário que bem entender.

Vale vender para networks da TV a cabo também. Você sabia que o USA, canal de sucessos como White Collar e Burn Notice, também exibe House, CSI, NCIS e Law & Order? A maioria no horário da manhã, desde cedinho até a hora do almoço, um episódio após o outro.

Os contratos de syndication costumam ser renovados (ou não) anualmente, e o dinheiro que eles geram é que mantém séries veteranas na telinha que já não se sustentam só de audiência, como os três CSI, Desperate Housewives, House, entre outras. Só a perspectiva de syndication já é uma chama de esperança. Só assim para a exigente CBS manter The Good Wife há três temporadas.

Se tiverem mais dúvidas, deixem aí nos comentários que a gente responde na semana que vem. Até lá!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER