American Horror Story testa sanidade dos fãs

Desde os seus primeiros episódios American Horror Story optou por expandir sua narrativa televisiva. São sites, jogos de realidade alternativa, conteúdos extras e um constante estímulo a imersão do espectador. É claro que o roteiro permeado por mistérios e suspense facilita que novas camadas sejam acrescentadas. Porém, a ação de AHS é uma das mais bem sucedidas e fez história na TV mundial.

Com o elenco e trama reformulados, o canal FX decidiu dobrar o número de plataformas e propor aos fãs um teste psicológico nos moldes da instituição psiquiátrica onde se passa a série, tudo para fidelizar o público antes mesmo da estreia da segunda temporada.

Através de uma parceria inédita com o GetGlue, o FX vai liberar um vídeo exclusivo dos bastidores de American Horror Story para os usuários da ferramenta. Assim que o programa completar seu check-in de número 25 mil o conteúdo será disponibilizado. Para aproximar os fãs da série, os 24 teasers foram postados primeiro no Facebook e depois enviados para os sites de entretenimento, dando ao público o acesso, antes mesmo da divulgação oficial dos vídeos.

Além disso, a trama mantém atualizados perfis nas redes Pinterest, Instagram, You Tube e Twitter, todas com conteúdos direcionados para cada linguagem. Também foi desenvolvido especialmente para a nova temporada um aplicativo para smartphones e tablets, que podem ser baixados gratuitamente.

Sally Daws responsável pelo marketing da série, afirma o quanto o feedback do público enriqueceu a série e motivou os produtores a criarem novas camadas para a trama, “Vemos que os fãs são quase viciados em novos conteúdos, porque tudo que postamos e divulgamos é compartilhado rapidamente dentro da rede. Além dos altos números, ganhamos uma visão valiosa do consumidor através da resposta instantânea de nossos telespectadores”, analisa.

Entretanto, a grande sacada de American Horror Story: Asylum é a possibilidade de visitar — mesmo que virtualmente — a instituição psiquiátrica onde se passa a nova temporada. Mas nada vêm de graça, para conhecer o lugar é preciso ser testado antes. Com os clássicos borrões de tinta e vídeos assustadores, os usuários devem responder quais sentimentos as imagens lhe provocam. No fim, o site gera o resultado e, dependendo do seu grau de insanidade, você adentra os portões do manicômio.

O que o FX fez, foi perceber que hoje não basta mais enviar a mensagem ao público, é preciso que ele se conecte a trama, vivencie a série. A narrativa de American Horror Story desde a primeira temporada ultrapassa a TV e os 40 minutos do episódio. Ela se expande de tal maneira, que os limites entre entretenimento e propaganda se esvanecem.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER