Aprendiz 9×04 — Pecado Mortal

As novas gerações estão ansiosas para serem criativas e se esquecem da pertinência — Walter Longo

A prova mais interessante até aqui. Os grupos precisaram criar uma campanha de divulgação para a nova novela da Rede Record, Pecado Mortal, ambientada na década de 1970, mostrando a máfia do jogo do bicho e a “guerra” entre duas famílias.

A premissa da novela é interessante e o pouco que vi dela, demonstra qualidade. Mas o pecado das histórias do canal, além do horário, ainda é o fato de utilizar atores do time B da Globo. Não é à toa que, mesmo com suas qualidades, esteja patinando na audiência. Isso é o que tornou ridícula a atuação do apresentador Roberto Justus logo no início do programa, quando tratou a novela como um grande sucesso da emissora e um grande produto.

Os dois grupos tiveram, cada um, um ator da novela a sua disposição para a ação. Cláudio Heinrich e Iran Malfitano. Assim, criaram a ação mais básica e eficiente possível. Tiveram a ideia de promover um dia de fotos e autógrafos com os atores.

aprendiz

O grupo Sinergia conseguiu ser muito eficiente fez um bom trabalho na realização da prova, fechando com um shopping para fazer a ação. Movimentaram as redes sociais e o portal da emissora para cobrir o evento e deixaram tudo bem redondo, incluindo uma ambientação nos anos 70, onde a novela se insere, com direito a figurino da novela e um carro original da época. Fizeram bonito com o básico, chegando a ter flyers da novela sendo distribuídos para as pessoas pegarem os autógrafos e tiravam fotos com o ator, usando fotógrafo profissional e a foto sendo distribuída.

Já no grupo Flecha, tudo deu errado. A começar pela reunião de brainstorm. Mais uma vez a Maitê se colocou como destaque negativo. Recebeu a ideia da tarde de autógrafos e a diminuiu, alegando ser pouco. Achava que a divulgação deveria ser mais transmídia. Acabou como? Um fracasso, óbvio. É nisso que dá querer fazer muita coisa e não sair da intenção.

Ao tentar fechar a parceria com o mesmo shopping do outro grupo, perceberam que seria a mesma ação. Jogaram o planejamento fora e tentaram diversificar. A pena é que o grupo tinha potencial para fazer algo bom, mas não se tocaram que estavam saindo do rumo. Acabaram trocando o shopping por um centro de eventos, onde rolava uma feira de cultura nordestina! Como disse, ironicamente, o apresentador, “totalmente adequado”.

A ação foi ridícula, ao tentar fazer um flashmob, com atores usando roupas dos anos 70, em meio a uma feira nordestina, fazendo uma dança com músicas da época. Desvirtuaram a feira e não conseguiram nada. Sem contar que esconderam o ator Claudio Heinrich no meio do grupo, fazendo-o passar despercebido. Para ao fim, subir no palco e explicar a ação. Quando pediram aplausos para o ator, só faltou o som dos grilos e a bola de feno rolando pelo vazio.

Assim, o grupo Flecha foi para a sala de reuniões, onde a Maitê fez de tudo para ser, novamente, a estrela. Mostrando que não sabe mesmo ouvir críticas, ela não permitiu nem mesmo que os conselheiros a criticassem, sempre se justificando e jogando a culpa nos outros. Lamentável, mas mesmo assim, parece que o Justus vê qualidades nela. Quando pressionada e sem argumentos, chorou.

Mesmo assim, o demitido foi o Braga, que tentou se fazer de santo, dizendo que não estava na disputa pelo dinheiro e sim pelo sonho. Duas vezes. Acho que não sabia que era o Aprendiz e não o BBB. A justificativa foi que ele não soube impor suas qualidade em confronto com uma jovem como a Maitê.

Por vezes, o conselheiro Renato Santos tem sido muito mais lúcido e lógico que o apresentador Roberto Justus, que demonstra irritações com coisas que nem merecem atenção e força a barra para promover alguns patrocinadores. Aliás, não entendo a necessidade da Vivo fazer uma ação tão ostensiva dentro do programa, espalhando MUITOS de seus bonequinhos nas salas de reunião dos dois grupos. Um mega exagero.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER