Aprendiz 9×05 — Smiles

Erraram o tempo e o espaço” — Roberto Justus

Quanto vale um sonho? Essa foi a premissa da prova proposta pelo plano de milhas aéreas Smiles. O briefing pedia que cada um dos grupos realizasse um sonho através do programa e o óbvio, nesse caso, era a melhor opção. Ou seja, partiram para histórias cheias de emoção.

A equipe Flecha, desesperada por uma vitória, viu nessa prova a chance da vida para interromper a sequência de derrotas. Assim, Maitê assumiu a liderança, na esperança de mostrar que ela é mesmo a boazona. E até liderou bem, mas o planejamento estratégico foi fraco. A tentativa de mostrar muita criatividade acabou comprometendo o resultado.

Mexendo com as “lendas urbanas”, acharam que seria muito interessante resgatar uma história de alguém que fugiu com o circo e promover o retorno para casa. E a história encontrada foi de uma moça que entrou para o circo, com um bebê no colo e não voltou mais. Ela é do Rio de Janeiro, estava em São Paulo e não via os pais há nove meses, “quase um ano”, segundo a líder.

aprendiz9x05

Por mais que o reencontro tenha sido emocionante, nem o tempo nem a distância o tornavam complicado. Como disse o apresentador, uma passagem Rio-SP custa R$70. O sonho é algo intangível, algo que, sem ajuda, a pessoa dificilmente poderá alcançar. Rever a família, para a moça, era completamente possível. Mesmo assim, o grupo e, principalmente, a líder Maitê estava muito confiante da vitória, tanto que ela decidiu levar a apresentação do vídeo sozinha.

No grupo Sinergia tudo segue fluindo bem. Com a mesma intenção de emocionar, encontraram uma moça que saiu de Maceió e não via a avó há sete anos. A montagem da história foi toda bem traçada e executada. O grupo não contou para ela para onde a levaria, apenas que ela faria uma viagem. Exploraram todo o ambiente do aeroporto e do avião, onde o comissário de bordo explicou, pelos alto-falantes, o destino da viagem e quem ela veria. A viagem e o reencontro foram muito emocionantes. Ainda mais com o depoimento da Marina, participante do grupo, sobre seu avô e a impossibilidade de vê-lo.

As apresentações foram feitas em bom nível, mas não deu para entender a posição de Roberto Justus, quando disse que o Grupo Sinergia venceu somente por ter seguido melhor o briefing. Para ele, um grupo teve a apresentação publicitária mais eficiente, enquanto o outro teve uma apresentação mais emocionante. Toda a execução e a parte técnica do vídeo foi superior, tanto é que o Flecha foi massacrado na reunião. E para mim, nem a apresentação foi boa, uma vez que foi conduzida como um trabalho escolar.

O ponto mais batido naquele massacre chamado de reunião foi o fato de a história, apesar de emocionante, não ter sido um sonho inalcançável. Algo que o grupo logo entendeu ao ver o vídeo adversário. Mesmo entendendo o motivo da derrota, a Maitê, de novo, não deixava ninguém falar, nem os conselheiros. Mas estava tão abatida que, pelo menos, não atacou os colegas do grupo.

Acho que pegou muito pesado com o Lucas, que teve uma postura correta ao apontar, durante o brainstorm, que era pouco tempo. Mesmo sabendo que era um erro apostar naquela história, ele fazia parte de um grupo, apontou uma falha que só ele viu e que os outros afirmaram não ser problema. Aceitou uma decisão democrática.

Novamente a tensão tomou conta da sala e todos os participantes souberam apenas atacar um ao outro para se defender. Parece até que ninguém fez coisas boas para mostrar e salvar a pele. A justificativa para a demissão do Lucas acabou sendo ridícula, já que havia ali outros perfis mais nocivos. O Lucas se manifestou e aceitou a decisão do grupo, mas a passividade da Mariana e, principalmente, a falta de humildade para aceitar críticas da Maitê fazem das duas pessoas mais complicadas para se trabalhar.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER