As 5 melhores aberturas de séries no ar

Um dos péssimos costumes que as séries atuais de TV desenvolveram é não criar mais uma abertura empolgante. Virou mania colocar uma cena inicial e depois apresentar em míseros três segundos o nome da série em uma animação digna de Power Point.

O que houve com as aberturas bem elaboradas? Com aqueles preciosos sessenta segundos (no máximo) quando os produtores apresentavam alguns detalhes importantes do show, o nome dos atores, produtores e tudo mais? Se está faltando gente especializada nisso, é só importar o Hans Donner e estamos em casa.

Por isso, o Top 5 de hoje vai homenagear essas séries guerreiras que continuam mantendo suas aberturas intactas, apesar da modinha irritante de suprimi-las. Sim, os espectadores ainda sabem valorizar o poder de uma boa e marcante abertura. Vamos a elas?

5º The Big Bang Theory

Toda a história do Universo condensada em apenas vinte segundos! E ainda acompanhado por um dos temas mais marcantes das séries no ar! Sem dúvida, a abertura de The Big Bang Theory serve ao seu propósito de apresentar um grupo de amigos cientistas e nerds. As imagens que passam em frações de segundos tratam de assuntos científicos de cultura nerd. Um clássico!

4º The Walking Dead

Outro bom exemplo de boa abertura é a de The Walking Dead. Esse ano, apesar de terem mudado, ela continua sendo uma das mais emblemáticas. Os cenários vazios, a trilha sonora emulando tensão, os resquícios de um mundo observado em pequenos fragmentos (seja uma boneca, uma janela, um trailer), contribui para enriquecer o devastador cenário de um mundo pós-apocalíptico.

3º Game of Thrones

O mundo é uma grande engrenagem, todas as peças interligadas funcionando em harmonia para um crescimento coletivo. Uma peça fora do lugar e tudo desanda. A fantástica e minimalista abertura de Game of Thrones captou a essência da obra de George R. R. Martin e traduziu com sagacidade seu valor mais importante. A trilha sonora épica acrescenta certa grandiosidade à abertura, aproximando-a das grandes narrativas de aventura mágica. É de fazer chorar!

2º True Blood

Sim, todos querem fazer coisas más com você! Essa já nasceu clássica e é mais uma boa invenção da HBO. A começar pelo tema absurdamente apropriado e envolvente. Depois, o que se segue, é quase um mini-episódio dentro da própria série, que elenca os principais temas abordados na série: sangue, religiosidade, fanatismo, sexo. Os flashes dos predadores (crocodilo, serpente), as partes de cunho religioso (a oração, o batismo, os símbolos sagrados), as crianças com a boca cheia de sangue, as mulheres nuas e seminuas, o saquinho de sangue se enchendo. Que outra série mostraria logo em sua abertura um animal em decomposição? Teria tudo para o ocupar o primeiro lugar. Isso se não houvesse…

1º Dexter

Sabe aquela sensação de estar prestes a assistir algo grandioso e que, de fato, vale a pena perder alguns minutos diante da TV? É justamente esse sentimento que a abertura de Dexter consegue fazer. A Showtime é uma emissora que, assim como a HBO, investe no poder de suas aberturas (vide o caso de Weeds, United States of Tara, Californication, Homeland). Com Dexter, eles atingiram a obra-prima. Nenhuma outra consegue apresentar seu personagem, um serial killer, de maneira tão sintomática e associar suas atitudes ao seu comportamento assassino. O sangue que cai na pia ao se barbear, a faca destroçando o bife, o cadarço do sapato, a camiseta sobre o rosto, todas metáforas para seus instintos mais matadores. Se houver um prêmio especial para isso, a abertura de Dexter merece vários troféus!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER