As 5 melhores comédias da década passada

Com tantas comédias que estrearam e afundaram na última fall season — How to be a Gentleman, Man Up!, Work It, Free Agents — chegou aquele momento saudoso de olhar para trás e relembrar as séries que nos faziam rir (algumas ainda fazem).

É por isso que hoje, com muito bom humor e coragem, a coluna resolveu eleger as 5 melhores comédias da década passada. E para ajudar nesta tarefa árdua, colocamos duas regrinhas: 1) a série precisava ter estreado entre os anos 2000 e 2009 (adeus Friends e Will & Grace); — e ter transmitido, pelo menos, uma temporada inteira neste período (bye bye Community e Parks and Recreation).

Agora que já restringimos as candidatas, vamos ver quem entrou na lista?

5º The Big Bang Theory (2007 — …)

Se The Big Bang Theory tivesse 5 Jim Parsons, é possível que estivesse melhor colocada em nosso top, afinal é inegável para qualquer fã (ou não) que ele é a grande razão do sucesso da série. Uma das maiores audiências da TV americana hoje, The Big Bang Theory conseguiu colocar os nerds na moda e torná-los divertidos. Preciso de mais motivos para este quinto lugar?

4º How I Met Your Mother (2005 — …)

Herdeira do fanatismo dos órfãos de Friends, How I Met Your Mother pode não estar mais em seu auge, mas continua arrancando risadas e marcando bons números de audiência graças a criatividade de sua produção e carisma de seu elenco — em especial, Neil Patrick Harris, um mulherengo a altura de Joey, mas com alguns neurônios a mais. Com uma trama mais novelesca do que a maioria das comédias, HIMYM adora brincar com o tempo e usa muitos truques estruturais para contar como um cara conheceu a mãe de seus filhos.

3º 30 Rock (2006 — …)

Depois da era de ouro das comédias (também conhecida como anos 90) que nos trouxe clássicos como Seinfeld, Will & Grace e Friends (só para citar alguns), passamos por uma temporada de vacas magras, com comédias sem um sopro de inspiração, que apostavam no riso fácil… até que surgiu Tina Fey. Criadora e estrela de 30 Rock, Tina conseguiu produzir uma comédia que consegue ser inteligente e absurda ao mesmo tempo, satirizando os bastidores… de um programa de TV. Tudo bem que prêmios nem sempre são os melhores parâmetros, mas 14 Emmys e 6 Globos de Ouro não podem estar errados, né?

2º The Office UK (2001–2003) & US (2005 — …)

Ok, vou ter que burlar as regras da coluna — que só deveria ter 5 séries — porque é praticamente impossível falar de The Office e deixar de lado uma de suas versões. Com apenas 14 episódios, Ricky Gervais conseguiu criar uma das comédias mais influentes da década — tanto que o formato mockumentary migrou não só para seu remake americano, mas também para outras comédias, certo, Modern Family? Enquanto isso, a adaptação americana encontrou seu próprio humor e sucesso, criando personagens impagáveis como o chefe bobalhão Michael Scott e seu fiel escudeiro Dwight, provando que nem todos os remakes estão fadados a serem meras cópias mal-feitas. Apesar do mau momento que vive hoje, The Office merece sim dividir um lugar no nosso pódium.

1º Arrested Development

Assim como todo gênio, Arrested Development não foi apreciada em seu próprio tempo, o que levou a um cancelamento precoce depois de 3 míseras temporadas. A série, que acompanhava a disfuncional família Bluth, revolucionou a maneira de fazer comédia com seu humor ácido e situações absurdas, com piadas inclusive nas entrelinhas, que faziam rir mais a cada vez que você as ouvia. Com o melhor elenco que uma sitcom já conseguiu reunir, Arrested Development virou referência para muitas das séries que vieram depois dela — inclusive algumas que estão aqui nesta lista, não é mesmo, 30 Rock? — e é, sem dúvidas, a melhor comédia da década passada… e tenho dito!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER