As aterrorizantes ações de American Horror Story

Hoje é impossível uma emissora lançar uma série sem antes pensar em uma boa estratégia de convergência. Seja na área de social media, transmídia, ou cultura participativa, a verdade é que qualquer que seja a estória, ela precisa ir além da TV, a trama deve continuar após a exibição do episódio. Permeada por mistérios e acontecimentos sobrenaturais American Horror Story trás desde a sua estreia um enorme potencial para engajar o público na web. Com uma comunidade crescente no Facebook e um buzz considerável no Twitter, o thriller do FX reúne três ações incríveis que mantem os fãs motivados na midseason e atrai até mesmo os que não assistem a série.

American Horror House Calls

O primeiro jogo de realidade (ARG) tem como cenário uma casa cheia de mistérios. Entre os vários conteúdos extras é possível até gravar um vídeo nos moldes do suspense que integra a trama. Porém o grande objetivo do site é aterrorizar, após se cadastrar o fã indica uma pessoa — amigo, familiar — para receber a visita tão temida de uma personagem da série. São vários vídeos espalhados pela internet documentando essas visitas, entretanto muita gente afirma que essa ação não passa de um viral. Verdade ou não, o American Horror House Calls vale o acesso. Além de uma navegabilidade bacana, o ARG tem um cuidado estético muito bom e também é possível discutir e compartilhar os vídeos com outros fãs de AHS pelo mundo.

You’re going to die in there

Desenvolvido pela agência de Mike Monello — responsável por ações vitoriosas como a de A Bruxa de Blair e Game of Thrones — o game te convida a fazer uma visita à casa de American Horror Story e conhecer todos os mistérios que a envolvem. Ao acessar o site o usuário se depara com uma timeline de acontecimentos e pistas de crimes que ocorreram há décadas, mas que influenciam na trama atual da série. A cada compartilhamento seja no Facebook, Twitter ou Get Glue novos detalhes são desbloqueados, e o espectador fica mais próximo de solucionar os enigmas do alternate reality game.

American Horror Story: Family Portrait

Esse ARG permite que os usuários descubram pistas e detalhes sobre cada uma das personagens através de textos ou vídeos enigmáticos, além de ter um adesivo exclusivo no Get Glue para quem fizer check-in enquanto joga. No total são dez perfis, todos interativos e com estórias que complementam a trama da TV.

Além dos três jogos de realidade, o FX também investiu na produção de conteúdos extras da série. No Facebook eram veiculados vídeos exclusivos para quem ‘curtisse’ a página. O canal também gravou várias entrevistas com atores, produtores e roteiristas de American Horror Story, cenas de bastidores, tudo como material exclusivo para os fãs mais ávidos.

Desde o início o canal estimula o engajamento dos fãs. A hashtag — #AHSFX — divulgada logo no início da temporada, além de motivar os espectadores a comentarem no Twitter durante a exibição dos episódios, também era a chave para que novos conteúdos inéditos fossem liberados. No aplicativo de Social TV Get Glue a série coleciona ótimas posições no ranking de check-ins, ficando sempre entre as mais assistidas.

O sucesso das ações American Horror Story se deve muito ao cuidado com que cada alternate reality game foi desenvolvido, os sites são incríveis e criados por grandes agências especializadas. Além disso, desde o início o FX compreendeu que os fãs só poderiam reforçar a marca. Hoje o canal tem uma relação de parceria com as comunidades e parece crer que a estória é tanto dos fãs quanto da emissora.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER