As diferenças entre Star Wars e Star Trek

Star Wars vs Star Trek: se você é fã de uma dessas sagas sabe que sempre há comparações entre elas, se conhece uma e não a outra descubra quais são as diferenças básicas para não confundir.

Espaço Temporal

Star Wars já nos dá essa informação logo no início: “há muito tempo atrás, numa galáxia muito, muito distante”, indicando que tudo ocorre bem distante de nós, em outra galáxia. A história de Star Trek é futurística e acontece nesta galáxia com consequências no presente.

Conflitos

Em Star Trek, o nome já indica que se trata de uma jornada, uma tripulação que explora a galáxia e buscam soluções diplomáticas para os conflitos que vão surgindo, mesmo que nem sempre seja possível. Reflete temas como racismo, religião, economia, feminismo e muitos outros.

Star Wars tem o conceito de guerra é mais presente. As histórias tratam de questões políticas, traições, golpes e regimes governamentais. São batalhas e duelos que demonstram os confrontos contra um regime totalitário.

Heróis

Star Trek

Em Star Trek as aventuras são vividas por humanos a alienígenas que servem a Frota Estelar e a Federação Unida dos Planetas. Os heróis são capitães de naves estelares e protegem a terra e a Federação contra inimigos galácticos. James T. Kirk, o Capitão Kirk, é capitão da nave e conta com a ajuda de seu braço direito e personagem icônico o capitão Spock, filho de uma humana com um Vulcano. São vários personagens e cargos dentro de uma mesma nave, mas não vamos deixar de citar alguns tripulantes conhecidos como Bones, Uhura e Scotty.

Star Wars também tem uma diversidade de personagens e raças, mas os heróis principais são uma ordem, os Jedi, guerreiros habilidosos que fazem grande uso da sabedoria e agilidade. Entre os principais estão o mestre Yoda e Obi-Wan Kenobi. Não vamos esquecer de citar outros importantes personagens do lado bom da força como a Princesa Leia, Luke Skywalker, Han Solo e Chewbacca.

Vilões

Nos episódios da serie Star Trek podemos encontrar inúmeros vilões. Na serie original, por exemplo, os principais vilões são uma raça alienígena chamada klingons, mas em The Next Generation eles se tornam aliados dos humanos e da Federação dos Planetas Unidos. Também estão neste time o General Chang, Gorn, Spook Espelho, Soran, Khan e John Harrison.

As histórias de Star Wars tem como vilão principal nosso famoso Darth Vader, não darei spoiler sobre sua identidade. No início da saga alguns governantes não estão do lado da força que dizem estar e conhecemos os antecessores de Vader, os membros do lado sombrio da força, a ordem Sith.

Naves e Armas

A nave mais conhecida de Star Wars com certeza é a Millenium Falcon, que é pilotada por Han Solo. A nave consegue se deslocar na velocidade da luz, método hyperdrive, e é considerada a mais rápida da galáxia. Na parte das armas temos o famoso sabre de Luz, arma usada pelos Jedi e desviam até dos disparos dos blasters.

Em Star Trek, capitão Kirk junto a outros capitães pilota a USS Enterprise. A nave viaja através de uma distorção no espaço-tempo, a velocidade de dobra. Utilizam como armas os phasers que podem combater um adversário ou mesmo derrubar uma prédio.

Robôs

Robôs e androides aparecem com mais frequência em Star Wars, e são muito populares entre o público. Se já ouviu sobre o C-3PO ou R2-D2, você conhece Star Wars.

Em Star Trek, os robôs e androides são menos comuns, sua aparência é mais humanoide e tem como representante o Tenente Comandante Data, que apesar da pele e olhos amarelos foi construído pelo Doutor Soong para se parecer com um ser humano.

Duas sagas que valem a pena conferir. E não se esqueça que Star Wars: O Despertar da Força já está nos cinemas e reserve sua agenda, pois Star Trek 3 tem estreia prevista para julho de 2016.

Que a Força esteja com você para uma Vida Longa e Próspera!!!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER