As injustiças do Emmy Awards 2013

Como bom admirador de séries, temos que admitir que a lista do Emmy Awards 2013 foi uma das mais justas em anos, e mesmo assim tivemos algumas surpresas, boas e ruins. Fiquei muito feliz pela presença de Scandal na lista, e o retorno de Shonda Rhimes a estas premiações, principalmente com a indicação de Kerry Washington.

O mesmo para Bates Motel que marca presença com a apaixonante Vera Farmiga. House of Cards é outra série que merece destaque, mesmo sendo uma produção original do Netflix, inaugurando uma nova era na premiação, onde as séries produzidas para plataforma on demand também podem ser premiadas, que conseguiu conquistar muitos fãs. Mas a lista também está cheia de figurinhas carimbadas como Homeland, Breaking Bad, Downton Abbey e Mad Men.

Emmy 2013 Melhor Artz de Série Dramática

Mais uma vez o domínio da TV a cabo no quesito séries de drama é notável. O que mostra talvez que a TV aberta nos Estados Unidos tenha de repensar algumas coisas. O público está desgastado da fórmula de vinte e tantos episódios, com metade sendo “enche linguiça”. As produções com temporadas menores começam a criar a tendência de serem mais bem produzidas, e a prova do reconhecimento disso estão sempre nestas premiações, como as 17 indicações que American Horror Story: Asylum recebeu. A TV a cabo é um local onde pode-se ousar mais, sabendo que a pressão da audiência é menor.

AS INJUSTIÇAS

Acho que a categoria mais injustiçada esta entre as atrizes em séries dramáticas. Tudo bem que temos algumas excelentes atrizes indicadas, mas em uma análise totalmente “imparcial”, diria que é uma afronta Orphan Black não figurar a lista de indicados. Muitos dizem que ela é a nova Fringe das premiações. Será?

Só sei que, uma atriz como Tatiana Maslany interpretar nove personagens diferentes, com nuances próprias como ela interpretou e nem ser lembrada é no mínimo decepcionante. E a série não está presente em nenhuma categoria. Mancada ou preconceito contra Sci-Fi? E o que Connie Britton esta fazendo nessa lista? Alguém me diz o que ela fez de excepcional em Nashville?

Orphan Black injustiçada no Emmy

Outra falta no quesito atriz também sentida é a ausência de Lily Rabe em Melhor Atriz Coadjuvante em Minissérie ou telefilme, por AHS: Asylum. Evil Sister marcou muito essa temporada, e merecia uma indicação. Alias essa categoria em breve deve evoluir, pela consistência e qualidade das minisséries e se emancipar dos telefilmes, menos populares.

Senti falta de Scandal estar indicada na lista de melhor drama, assim como Bates Motel. A prova de que a série tem gosto popular e boas cenas (e histórias) é que suas respectivas protagonistas estão indicadas a melhor atriz. Dentre essas duas, sou Team Scandal. Está na hora de ver novamente a TV aberta dos Estados Unidos ser reconhecida. Scandal foi um sucesso nesta última temporada, com uma história extremamente consistente e cheia de reviravoltas, na qual apresentou-se excelente do início ao fim.

E em se falando de Scandal, porque Guilhermo Diaz não recebeu indicação de Melhor Ator Coadjuvante em Série de Drama? Huck é sem duvida um destaque na série, com uma interpretação dramática na medida certa.

E o que dizer da ausência de Michelle Farley como Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Drama? Como assim lady Stark nem foi indicada? Logo no melhor episódio da série, o chocante The Rains of Castamere (Game of Thrones) que recebeu duas indicações (roteiro e edição).

Catelyn Stark Game Of Thrones

Eu senti falta também da indicação para Roteiro de série cômica de The Break Up de Glee. O grande motivo do sucesso deste episódio foi realmente o seu roteiro, muito bem amarrado, muito bem finalizado, escrito pelo mago da TV Ryan Murphy. E ainda sobre as séries de comédia, eu epserava mais indicações para 2 Broke Girls, a química entre Max e Caroline me espanta, elas tem um felling de Friends, que após o fim desta não tinha se visto na TV.

Agora alguém me explica a ausência de Mad Men na categoria melhor elenco? Com seus atores principais indicados nas respectivas categorias, não entendi a substituição da série por The Good Wife. Sim, a série de Alicia tem um dos melhores elencos, sabe escolher muito bem as participações (como Michael J. Fox e Carrie Preston — indicados para melhor participação) porém Mad Men tem 6 indicações de elenco, contra 3 de The Good Wife.

Fica a duvida também: se House of Cards não fosse considerada apta a este prêmio, o nome de Freddie Highmore (o Norman Bates de Bates Motel) estaria no lugar de Kevin Space na categoria Melhor Ator de Série Dramática? Eu acredito que ele merecia uma indicação, mas ainda é cedo para o rapaz, que neste trabalho nem de longe lembra a interpretação do meigo garoto protagonista de A Fantástica Fabrica de Chocolate. Ele é muito talentoso, e este prêmio ainda vai ser dele.

Bates Motel 1x10 season finale

Nota do autor: achei muito poucos ser indicada apenas em Maquiagem e Mídia Alternativa para The Walking Dead. Merecia pelo menos roteiro também, por Killer Within. E apesar de eu esperar bem mais de Hannibal acho que a série merecia um prêmio técnico, como Edição ou Edição de Som, pelo clima de suspense e terror criado por esses itens da série.

Colaboração: Anderson Narciso

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER