As maiores bilheterias de 2015: o ano de ouro do cinema

BILHETERIAS AO REDOR DO MUNDO TIVERAM ARRECADAÇÃO RECORDE EM 2015.

Mais um ano termina. E o cinema se mostrou mais forte do que nunca. Em anos, nunca os filmes arrecadaram tanto quanto neste ano, onde tivemos grandes produções originais e o retorno de diversas franquias amadas pelo público. Resta a nós, analisar as maiores produções e ver quem entrou para a turma do U$1 bilhão.

BILHETERIAS BILIONÁRIAS

Anos atrás era raro um filme chegar á marca de U$1 bilhão. Quando isso acontecia, era devido aos comentários feitos anterior ao lançamento, o diretor (que o diga James Cameron e o seu Avatar) ou simplesmente por pertencer a franquias famosas (três filmes da Marvel estão no TOP 10). Em 2015 tivemos um time de peso que conseguiu ultrapassar essa marca.

O primeiro bilhão do ano veio com Velozes e Furiosos 7. Retomando a famosa franquia, o filme estourou nas bilheterias, atingindo a marca de U$1,5 bilhão, grande parte devido a despedida do ator Paul Walker, que morreu em um acidente de carro em 2013. A cena emocionou todo o público, incluindo muito marmanjo.

Em maio, foi a vez da Marvel e seu Vingadores: Era de Ultron. Apesar da arrecadação um pouco abaixo do primeiro filme, a produção conseguiu atingir a marca de U$1,4 bilhão. Porém, não gerou tantos comentários como seu antecessor, um dos destaques de 2012. Apesar disso, agradou os fãs do quadrinhos, que agora precisam esperar até 2018 para ver Guerra Infinita — Parte 1.

A maior surpresa do ano veio justamente no mês seguinte. Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros estreou batendo inúmeros recordes ao redor do mundo e consagrou de vez a carreira de Colin Trevorrow. A volta dos dinossauros ás telas bateu U$1,6 bilhão mundialmente e se tornou a 3ª maior bilheteria da história. Com isso, já tem continuação marcada para 2018. Nada mal, não é?

O próximo da lista pode parecer surpresa. Uns amam, outros não suportam. Sim, estamos falando das criaturinhas amarelas de Minions. Tendo conquistado pessoas de todas as idades desde sua aparição em Meu Malvado Favorito, eles ganharam um filme de origem próprio. Não deu outra: bateu U$1, 15 bilhão mundialmente.

O último a entrar na lista que é sonho de qualquer diretor, ainda está em cartaz e continua subindo no TOP 10 mundial. Um dos filmes mais aguardados dos últimos tempos, Star Wars: O Despertar da Força estreou batendo inúmeros recordes (muitos deles pertercentes á Jurassic World). Apenas 13 dias após o lançamento, o novo capítulo da série Star Wars já soma U$1,22 bilhão, se tornando a 9ª maior da história do cinema. Como ainda falta muito chão pela frente, analistas dizem que este pode ser o primeiro filme da história a ultrapassar a marca de U$3 bilhões. Será que chega lá?

PRODUÇÃO IMPECÁVEIS DE TODOS OS TIPOS

Apesar de não chegarem ao sonhado bilhão, estas produções conquistaram o público com roteiros bem elaborados e personagens envolventes. Uma brincadeira com os clássicos de espionagem, uma animação emocionante, adaptações literárias… não faltaram filmes que engordaram os cofres dos estúdios aos quais pertencem.

A PIXAR SURPREENDE OUTRA VEZ

Imagem: Disney/Pixar

Que a Pixar é um dos maiores estúdios da atualidade, isso não tem discussão. Sempre com animações impecáveis, o estúdio entregou em 2015 um de seus projetos mais ousados. A pergunta para o público era: — Imagine o que se passa dentro da sua cabeça e como isso interfere em sua vida?. O que parecia um projeto arriscado, tornou-se um dos maiores sucessos do estúdio.

Foram U$856 milhões em arrecadação mundial, sendo a segunda maior bilheteria da Pixar e diversas críticas positivas, incluindo a reação do público quando o filme foi exibido em Cannes. Divertida Mente conseguiu mais uma vez emocionar pessoas de todas as idades e, apesar de ter outro filme na corrida (O Bom Dinossauro), tem grandes chances de ganhar o Oscar de Animação 2016.

O PEQUENO GRANDE HERÓI DA MARVEL

Imagem: Disney

Existem dois tipos de fãs do Universo Marvel: aqueles que já acompanham os personagens pelos quadrinhos e aqueles que os conhecem apenas pelas telas do cinema. O time dos Vingadores já era bem conhecido do público quando a produção chegou ás telas em 2012. Mas, o que fazer para apresentar um personagem para essa parcela que acompanha estes heróis apenas pelas telas? Esse tem sido o desafio da Marvel nos últimos anos.

Homem-Formiga foi um dos maiores desafios da Marvel até agora. Sofreu com mudanças no roteiro e troca de diretores. O projeto atrasou, mas finalmente chegou aos cinemas em 2015. Talvez, o sucesso de Guardiões da Galáxia (U$773 milhões em bilheteria), fez com que o estúdio não desistisse de levar o personagem para as telas. Não foi um estouro de bilheteria mas conseguiu bater a marca de U$519 milhões, grande parte no mercado estrangeiro.

A Marvel não somente viu que mesmo personagens pouco conhecidos podem gerar boas bilheterias como já definiu que outros menos conhecidos do estúdio irão ganhar filmes próprios, entre eles, Doutor Estranho e Pantera Negra.

OUTROS DESTAQUES

Outras produções geraram grandes lucros para seus estúdios este ano. Missão: Impossível — Nação Secreta conseguiu chegar a U$682 milhões, um pouco abaixo do filme anterior (U$694 milhões). Já o retorno de James Bond, em 007: Contra Spectre estreou abaixo do esperado mas já soma U$850 milhões e ainda está em cartaz. Bem longe de 007 Operação Skyfall, que chegou a U$1,1 bilhão em 2012.

Surpreendendo o público e a crítica, Perdido em Marte, de Ridley Scott chegou aos U$594 milhões e vem sendo destaque em premiações. A nova versão de Cinderela, da Disney, não repetiu o sucesso de Malévola mas também conseguiu uma bilheteria respeitável: U$542 milhões mundialmente, assim como a adaptação de Cinquenta Tons de Cinza que, apesar de não agradar á crítica, bateu a marca de U$570 milhões e garantiu a adaptação dos dois livros restantes.

Mas…e Jogos Vorazes: A Esperança — O Final? Apesar de todo o burburinho acima do capítulo final da série de Katniss, o filme vem sofrendo para conquistar público: em 40 dias soma “apenas” U$619 milhões, sendo a menor bilheteria da série. Apesar de ter se pagado no mercado doméstico, está longe de conquistar o U$1 bilhão sonhado pela Lionsgate. E acredite: eles dizem que mais filmes sobre a série podem ser lançados.

A VOLTA DAS BELLAS, O SUCESSO DE MAD MAX E… COLIN FIRTH ESPIÃO??!

Universal

A Escolha Perfeita estreou em 2012 e se tornou um sucesso: custou U$17 milhões e rendeu U$115 milhões nas bilheterias. Dito isso, era certo que a Universal apostaria em uma continuação, e adivinha? Deu certo outra vez. A Escolha Perfeita 2 chegou aos cinemas em agosto e foi sucesso absoluto. O orçamento de U$29 milhões foi muito bem usado pela diretora iniciante Elizabeth Banks (a Effie, de Jogos Vorazes) e rendeu U$287 milhões mundialmente, além colocar a Trilha Sonora no topo da Billboard. A terceira parte está confirmada para 2017.

Outra série que voltou este ano foi Mad Max. 30 anos após o último filme, Mad Max: Estrada da Fúria arrecadou U$375 milhões e foi sucesso entre a crítica especializada, além de ser eleito por diversos sites e revistas como o Melhor Filme do ano. Será que leva o Oscar?

Por último, mas não menos importante vem Colin Firth e seu Kingsman: Serviço Secreto. Baseado em uma graphic novel, o filme com altas doses de humor e cenas de espionagem insanas bateu a marca de U$414 milhões mundialmente e garantiu a sequência para 2017. E sim, todo mundo gostou de ver Samuel L. Jackson como o vilão de língua presa e péssimo gosto para se vestir.

ENFIM… 2016!

Agora não têm mais volta e os dados estão lançados: quais serão os destaques de 2016? Será que Star Wars: O Despertar da Força irá fechar sua bilheteria tornando-se a maior de todos os tempos? A Pixar irá nos emocionar novamente em Procurando Dory? E o que falar dos heróis marcando presença em Batman VS. Superman: A Origem da Justiça, Capitão América: Guerra Civil, Doutor Estranho, Deadpool e Esquadrão Suicida? E ainda retornamos ao mundo mágico em Animais Fantásticos e Onde Habitam além de mais guerras espaciais em Star Wars: Rogue One. O ano novo está batendo á porta e promete grandes emoções.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER