As maiores estreias da fall season

Finalmente, a empresa especializada em métricas da social TV, Bluefin Labs, divulgou os números finais dos comentários gerados nas redes sociais — Twitter e Facebook — durante as tão aguardadas estreias da fall season americana. Ao todo foram analisadas 66 séries e o buzz equivale apenas a season première das novas temporadas. O resultado só confirma o que temos publicado nas colunas semanais sobre convergência, programas que investiram na imersão do fã consequentemente conquistaram os maiores números.

A trama teen The Vampire Diares gerou 331 mil comentários nas redes sociais durante a estreia da quarta temporada. Com um público jovem e automaticamente ligado a second screen, a trama teve um aumento de 947% em relação ao ano passado. Sem grandes campanhas e ações transmidiáticas, TWD foca no Twitter como principal elo entre os fãs e o canal. Que pelo visto parece ter dado certo.

Conhecida por ter fãs ávidos, Glee atingiu um buzz de 418 mil comentários. O retorno da trama aconteceu no dia 13 de setembro nos Estados Unidos, e teve um aumento em 45% na métrica em relação à temporada anterior. Nada mal para uma série que reduziu o número de ações de divulgação nos últimos tempos. Já a surpresa do ranking, foi a produção da MTV americana, Jersey Shore. A estreia da nova temporada de uns dos realities shows mais controversos da TV, conseguiu gerar 492 mil comentários nas redes sociais.

Investindo na imersão e participação do espectador muito antes da estreia da terceira temporada, The Walking Dead aposta na perpetuação da trama nas redes sociais. Mesmo durante o período de hiato, o canal AMC lançava constantemente novos conteúdos. Seja websérie, jogos de realidade alternativa, aplicativos, a narrativa sempre estava presente e a disposição do fã. Assim, com 1,1 milhões de buzz no Facebook e Twitter, TWD foi a segunda série mais comentada durante da estreia.

Porém, o primeiro lugar não é de uma série, é de um reality show. A segunda temporada de The X Factor vem dividindo opiniões. Mas não há como negar, de social TV o programa entende. O grande fator que resultou nos cerca de 1,4 milhões de comentários, foi ação desenvolvida pelo canal Fox logo da estreia. Como já publicamos aqui no Box de Séries, além de propor aos espectadores uma guerra de hashtags, a emissora ainda realizou uma parceria inédita com o Twitter. Agora, todas as votações poderão ser feitas pela plataforma social. Com fotos e campanhas usando — a seu favor — as expressões faciais de Britney Spears, o programa investe na nova métrica de audiência e faz da experiência de ver TV ao vivo — most see tv — algo único. Aliás, esse é outro ponto explorado de forma interessante. Por se tratar de uma competição, os comentários só fazem sentido se postados na hora que a atração está no ar. Afinal, do que adianta comentar algo que todo mundo já sabe?! The X Factor pode não ser o melhor reality show musical atualmente, mas vem ensinando muita gente como se conquista a fidelidade e o amor do espectador.

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