As mais importantes premiações da TV

Todo ano, a maratona de premiações acaba escolhendo os programas que mais se destacaram na TV americana. E, geralmente, esses prêmios costumam ser o norte do que realmente é bom ou do que vale a pena ser assistido. Como saber qual premiação é séria? Em quais prêmios depositar confiança na hora de escolher um show? A coluna de hoje elenca as cinco premiações mais importantes da TV. Vamos lá?

5º PGA Awards

PGA Awards

O que é: entregue pelo Producers Guild of America, o PGA é o prêmio do sindicato dos produtores dos Estados Unidos.

Por que é importante: o PGA atesta a qualidade dos produtores envolvidos nas realizações cinematográficas e televisivas. Receber um prêmio dessa magnitude atesta a qualidade da produção de uma série. Afinal, são os próprios caras que colocam a mão na massa ao produzir um seriado que elegem. Breaking Bad, Homeland, Downton Abby, Game of Thrones e House of Cards competem na categoria drama. 30Rock, Arrested Development, The Big Band Theory, Modern Family e VEEP disputam em comédia.

4º TCA Awards

TCA Awards

O que é: entregue pela Television Critics Association, o TCA Awards é o prêmio da crítica americana.

Por que é importante: se os prêmios dos sindicatos e as grandes premiações são acusadas de bairrismo, o TCA Awards vem na contramão e mostra a escolha da crítica. Este ano foi entregue em agosto e coroou Breaking Bad como melhor série do ano, Game of Thrones como melhor série dramática e o empate entre Parks and recreation e The Big Bang Theory como comédias. Uma curiosidade: Tatiane Maslany, de Orphan Black, foi escolhida como melhor intérprete de drama, derrotando Bryan Cranston (o TCA não divide as interpretações em masculina e feminina).

3º WGA Awards

WGA Awards

O que é: entregue pelo Writer’s Guild of America, o WGA Awards é o prêmios dos roteiristas americanos.

Por que é importante: muitos diriam que o prêmio de interpretação (os SAG, por exemplo) são mais importantes. No entanto, uma boa série precisa de um bom texto. E é justamente isso que o WGA Awards faz ao premiar os roteiristas de maior destaque ao longo do ano. Novamente, é um prêmio escolhido por iguais: roteiristas escolhem roteiristas. O WGA costuma reconhecer séries independentes e com sacadas geniais, como é o caso de Orange is the new black liderando as indicações atuais na categoria de comédia. Breaking Bad lidera as indicações no lado dos dramas.

2º Primetime Emmy Awards

thumb-emmy

O que é: entregue pela Academy of Television Arts and Sciences, é considerado o Oscar da TV Americana.

Porque é importante: apesar de muitos torcerem o nariz para o Emmy, a premiação é uma das mais prestigiadas. É o prêmio da indústria televisiva. Os profissionais responsáveis em garantir o entretenimento escolhem aqueles em que eles mais acreditam. Ser indicado ao Emmy é uma garantia de que seu nome terá um futuro um pouco maior dentro da televisão. Por mais que muitos digam que a Academia é engessada, que sempre os mesmos ganham, que é conservadora, é necessário ressalvar que o Emmy é a premiação mais aberta quando o assunto são seus primos (o Oscar e o Tony, por exemplo). Afinal, o prêmio já reconheceu uma série de fantasia e um ator anão antes mesmo de qualquer outro fazê-lo. Além disso, é um show leve e divertido.

1º Golden Globes

golden globe awards

O que é: são os Globos de Ouro entregues pela Hollywood Foreign Press Association aos melhores da televisão e do cinema.

Por que é importante: a premiação é a mais divertida de ser assistida. Os prêmios são entregues durante um jantar em que os astros das telinhas e das telonas se reúnem. Muita comida e bebida (principalmente bebida!) depois, os convidados sobem ao palco para entregar e receber prêmios. Você já pode imaginar como este é um prêmio alegre. É também um prêmio da crítica e não da indústria. Os Golden Globes são considerados uma das maiores honrarias que um programa ou um artista pode receber.

Cereja do bolo: Lisa Rinna Awards. Simplesmente a melhor e maior e mais importante premiação da TV americana. E nós transmitimos aqui pelo Box!

Menção honrosa: os SAG, prêmios do Sindicato dos Atores Americanos. E não, os PCA Awards não entram nem na menção honrosa. O motivo pode ser facilmente lido aqui.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER