As melhores novelas de Benedito Ruy Barbosa

Benedito Ruy Barbosa é um dos melhores e mais respeitados escritores de telenovela brasileiro. Suas tramas conquistaram todos os tipos de públicos e tratavam, geralmente, do homem antigo, com seus valores morais únicos. Ainda que tenha perdido a mão em alguns momentos, não teve medo de mudar, de ousar, de inovar. Por isso, ainda continua relevante e inspirador para muitos jovens autores.

A coluna Top5 presta uma homenagem a Benedito Ruy Barbosa e elenca as melhores novelas dele. Vem comigo!

5º Meu pedacinho de chão (2014)

A mais recente criação de Benedito Ruy Barbosa entra no rol das melhores do autor. Mesmo que tenha sido um remake, a novela trouxe Benedito de volta à ativa como autor principal de uma telenovela e ainda, de quebra, serviu para apontar os novos rumos da teledramaturgia brasileira. O público pode não ter comprado a história de amor de Juliana e Zelão e de como o casal venceu as barreiras para concretizar a união, mas é inegável o charme da fábula. Sem dúvida, um marco do horário.

4º Terra Nostra (1999/2000)

Cinquenta e oito pontos de audiência em seu primeiro mês de exibição! Poucas novelas conseguiram tamanhos índices. Isso serve apenas para mostrar o poder de Benedito Ruy Barbosa em criar boas tramas. A Rede Globo não poupou esforços em sua produção caríssima. Terra Nostra desbancou Escrava Isaura como a mais exportada. A força do amor de Giuliana e Matteo embalou o Brasil. Um sucesso incontestável!

3º O Rei do Gado (1996/1997)

Quem não se emocionou com a saga das famílias rivais Mezenga e Berdinadizzi? Se as novelas de hoje investem pesado na primeira fase de suas tramas, elas precisariam aprender muito com a primeira fase de O Rei do Gado, uma das melhores coisas já feitas na televisão nacional. Um show de fotografia, iluminação, narrativa e a clássica briga entre Antonio Fagundes e Raul Cortez inspirada em uma luta de bodes. Mais outro sucesso de Benedito Ruy Barbosa. Foram as inúmeras cenas marcantes, mas merecem destaque a surra que Ralf (Oscar Magrini) deu em Lea (Silvia Pfeiffer platinada que chegou a receber um ramalhete de flores do todo poderoso Boni por causa da cena) e o senador Caxias (Carlos Vereza) discursando para um plenário vazio. Luiz Fernando Carvalho e Walter Carvalho configuram a equipe técnica, responsável pelo aspecto cinematográfico da obra.

2º Renascer (1993)

Renascer marca a volta de Benedito Ruy Barbosa à Rede Globo em grande estilo: sua primeira novela global no horário nobre e, de quebra, outro grande sucesso. A novela mostrou à Vênus Platinada o poder da narrativa rural de Benedito. Foi a primeira parceria entre o autor e Luiz Fernando Carvalho, responsável pela direção. Personagens cativantes e singulares, temas memoráveis e cenas inesquecíveis. Quem não se recorda a interpretação magistral de Osmar Prado e seu Tião Galinha? E a Jacutinga de Fernanda Montenegro? E a Buba de Maria Luisa Mendonça com a primeira discussão sobre hermafroditismo? A faca cravada aos pés do jequitibá, o diabinho na garrafa, as tocaias, senhor Rachid costurando a pele do coronel Inocêncio, as plantações de cacau. Só não é melhor que…

1º Pantanal (1990)

Renegada pela Rede Globo, a novela Pantanal encontrou na TV Manchete a emissora capaz de investir na trama. E deu muito certo. Pela primeira vez, desde os anos setenta, a toda poderosa Globo viu seu absoluto departamento de dramaturgia ameaçado. Pantanal chegou a dar 40 pontos de audiência! Imagens contemplativas da natureza capturadas no Pantanal, realismo fantástico, trama rural, tudo foi um alívio para o público cansado da urbanidade dramatúrgica. Ajudou também os incontáveis banhos de cachoeira da lendária Juma Marruá. Cristiana Oliveira afirmou não se arrepender de nenhuma das cenas de nudez. A novela serviu também para colocar Benedito Ruy Barbosa no alto escalão do horário nobre da Rede Globo.

Fonte: Teledramaturgia

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER