Ontem foi o Dia do Trabalho e, por essa razão, a coluna Top 5 de hoje será temática. Nada melhor que visualizar o cotidiano de uma profissão antes de optar por ela. Para isso, a TV está repleta de séries trazendo o dia a dia dos mais variados trabalhadores.
É sabido que algumas profissões são retratadas com glamour, distorcendo um pouco a realidade nua e crua. Algumas vezes, até com bastante exagero. No entanto, essas produções conseguem sucesso ao mostrar a rotina básica de algumas carreiras, o que pode ajudar você na hora de decidir pelo seu futuro ou então de dar uma reviravolta em sua vida.
Se esse é o seu caso, aproveite a coluna para ver se tem alguma profissão na qual o seu perfil se encaixa.
5º Bombeiro

Esta é uma profissão nobre e tida por muitos como heroica. Mas, apesar de gratificante, a profissão não é lá muito tranquila. A equipe do Brigada 61 de Chicago Fire enfrenta situações de perigo, lida com limites entre vida e morte a todo o tempo e ainda precisa saber trabalhar em conjunto para ser bem-sucedida nas tarefas diárias. E como se não bastasse tudo isso, ainda lidam com baixos salários e com a descrença de alguns em relação à profissão. Mas escutar o choro de um bebê que ajudou a nascer… não tem preço.
4º Médico

Médicos também são considerados nobres em suas profissões. Existe coisa mais superlativa que salvar vidas? A rotina diária de uma equipe médica, de meros estudantes a residentes, é cheia de percalços e oferece alguns desafios. O time de Grey’s Anatomy são um exemplo para os que desejam tal carreira. O dentro e fora do hospital, as relações humanas e consigo, um raio-X completo do que é ser médico.
3º Policial investigativo e médico forense

É possível desvendar um mistério analisando apenas as evidências físicas deixadas no lugar? Parece que sim. Isso é o que nos faz crer algumas das séries de investigação criminal no ar! Basta uma cena de crime, algumas pistas e muitas perguntas sem respostas. Tudo isso faz parte da rotina da equipe de perícia de diversos seriados. E não é um campo dominado apenas por homens, em sua maioria. A médica legista Megan Hunt, de Body of Proof, prova que é boa em desvendar mistérios, mas usando apenas as evidências deixadas nos corpos das vítimas.
2º Publicitário

Ser criativo pode ser um pré-requisito para tornar-se um publicitário de sucesso, mas criar campanhas geniais não é tão simples quanto parece. A AMC tem apostado todas as suas fichas em Mad Men e conseguiu criar uma obra-prima. Ambientada na década de 1960, a série é feliz em expor que os dilemas da profissão permanecem os mesmos até os dias atuais. A rotina da agência Sterling Cooper é cheia de planejamentos, logísticas, tramas e muita criatividade. Sem contar o tempinho extra para fazer um “serão extra”.
1º Vendedor de papel

Não é o mais glamuroso dos empregos listados aqui. Não é o que ganha mais. Não é o qual se é mais valorizado. Então por que vendedor de papel está em primeiro lugar? Se você tiver a sorte de ter o seu cotidiano documentado por uma equipe de cineastas e ver toda a filmagem ser transformada em uma série de sucesso, então vendedor de papel é o emprego mais indicado para qualquer um que queira ter mais que os seus quinze minutos de fama. Que o digam os trabalhadores da Dunder Mifflin! E sabe aquele velho ditado: “A gente ganha pouco, mas se diverte”? Em nenhum outro lugar ele é tão verdadeiro como em The Office.
E você? Tem mais alguma profissão retratada nas séries atuais que merecia estar aqui? Reclama aí embaixo, meu povo. Fala que eu te escuto. Quer dizer, escreva que eu te leio!
Deixe um comentário