As melhores séries britânicas da atualidade

Deus salve a Rainha!

Ah, que saudades dos Sex Pistols! Mas os caras são só um dos bons exemplos de tudo o que a terra da Elizabeth contribui para o mundo e para a cultura pop. Outra coisa que está ficando super badalada são as séries produzidas por lá. Tanto é assim que você, se não acompanha uma, pelo menos já ouviu falar de alguma série britânica.

Sendo assim, quais são as que mais estão bombando no momento? A coluna de hoje elenca as cinco melhores! Vem comigo!

5º Misfits

Criada por Howard Overman e com a direção por conta de Gordon Anderson (co-direção de Ben Palmer e Iain Morris), Misfits é um ótimo drama adolescente. Devido a sua temática, chegou a ser comparada (injustamente) à Skins. Porém, ao longo de suas temporadas, Misfits provou que está bem acima disso. Tem vida própria. Nessa deliciosa mistura de comédia com drama, o espectador acompanha o cotidiano de cinco jovens delinquentes. Ao irem para o serviço comunitário, foram atingidos por um raio e ganharam super poderes (!). É uma das séries mais vistas e discutidas pelos jovens britânicos e, sem dúvida, merece a sua atenção.

4º Sirens

Essa pouca gente viu e nem por isso desmerece sua boa colocação. Ainda mais porque, ao que tudo indica, pode ser mais uma que ganhará uma versão americana. Sirens acompanha a vida de três paramédicos: Ashley, o gay do grupo, porém, sem afetações e muito bem estruturado; Rhys Thomas, o solitário e problemático; e Rachid, o indiano mulherengo e encanado com a sexualidade de Ashley. Excelentes profissionais, o trio tem problemas para manter suas vidas particulares em ordem. Rhys é amigo de Maxine, uma policial durona e com uma vida amorosa destruída. As temáticas são abordadas em um nível filosófico, carregado de drama e humor negro. Extremamente inteligente, merece a sua conferida o mais rápido possível.

3º Sherlock

É pensar na Inglaterra e algumas coisas recorrem ao imaginário coletivo. Uma delas é a Rainha. A outra é, sem dúvida, Sherlock Holmes. O personagem criado por Sir Arthur Conan Doyle é universalmente conhecido. Por isso que uma série com tal nome foi inspirada do texto de Doyle. Criado por Steven Moffat e Mark Gatiss, o seriado conta a história do detetive mais conhecido do mundo e seu fiel ajudante, Dr. John Watson. Todavia, a série traz um diferencial: as histórias foram adaptadas ao mundo inglês contemporâneo. Arrebatou uma legião de seguidores ao redor do mundo e pode arrebatar você também.

2º Downton Abbey

Você pode nunca ter visto um único episódio dessa magnífica série, mas irá reconhecê-la facilmente se acompa nha as premiações destinadas à televisão. Prêmios no Emmy, no Globo de Ouro, no SGA (o sindicato americano dos atores)… E ainda tem a Maggie Smith, esse ‘monstro sagrado do teatro’ #faustãofeelings. Com uma temática e estrutura bem parecida com as nossas telenovelas, Downton Abbey é o retrato fiel da decadência da alta sociedade britânica. Criada por Jullian Fellowes, o roteirista vencedor por Assassinato em Gosfor Park, a série aborda tanto a vida dos ricos como a de seus empregados (por vezes, muito mais interessantes que seus patrões). Ainda que a terceira temporada tenha rendido pouco, Downton Abbey continua uma série muito relevante.

1º Skins

Por que Skins está em primeiro lugar? Porque a série é fodástica. Sem dúvida, a coisa mais interessante surgida em televisão e em programas para adolescentes em todos os tempos. Começa pela revolução dos roteiros, dos formatos, da maneira como é filmada. Esqueça séries adolescentes com gente bonitinha e perfeitinha que o máximo de problema que tem é se consegue entrar ou não em uma faculdade de canto. Skins parte para o lado mais underground da juventude britânica. O sexo excessivo, o consumo abusivo de drogas, bebidas. Os questionamentos mais comuns da adolescência tratado de maneira séria, realista e completamente subversiva. Sem se preocupar com julgamentos ou pré-conceitos, Skins não tem assunto tabu em seu texto. Ainda que tenha ganhado uma versão americana, a britânica permanece em um pedestal. E é de lá que ela te convida para embarcar nessa.

Menção honrosa: pediram para colocar um tal doutor aqui na menção honrosa, mas eu não sabia quem ele era, por isso não coloquei.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Personagem afeminado de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!