As melhores séries gays

A Top5 de hoje está coloridíssima e pega carona no sucesso de Looking e no beijo gay de Amor à vida. Você que está aí, de bobeira, e está querendo aventurar-se na cultura queer e não sabe como fazer, a coluna de hoje é dedicada à temática gay. O que a televisão andou produzindo a essa respeito? Quais são as melhores séries com essa temática já realizadas para a TV? Lápis e papel na mão (se você for do meu tempo) ou tome nota em seu smartphone.

5º The New Normal

the new normal thumb

Criada por Ryan Murphy, The New Normal foi um dos grandes achados recentes da TV americana e que durou apenas uma temporada. Fincada na comédia nonsense, David e Brian decidem ter um bebê, e por conta disso contratam uma mãe de aluguel, Goldie. O casal tem que conviver com a família da moça, que inclui uma avó bem preconceituosa e uma criança muito geniosa. Polêmica ao tocar em diversas feriadas, a série foi cancelada, mas garantiu seu lugar no imaginário gay.

4º The L Word

The L Word Cast

As meninas finalmente tiveram sua vez na TV. The L Word foi a primeira série focada em garotas lésbicas ou bissexuais. No início, a história é centrada no casal Bette e Tina, que tenta ter um bebê por inseminação artificial, na tenista Dana, que luta para sair do armário, e na escritora Jenny, que tem namorado mas se sente atraída por Marina e Alice. Não é nem preciso dizer que a série fez um grande sucesso, durando seis temporadas e inspirando o reality show The Real L Word.

3º DTLA

DTLA3

Uma grande pena que o grande público não conheça DTLA ou Downton Los Angeles. Produzida pelas mentes por trás de The L Word e com o astro de Noah’s Arc, DTLA é uma série que vale a pena e já é considerada a nova Queer as folk. Tudo por causa de sua abordagem bastante realista do universo gay. Esqueça o padrão dos relacionamentos bonitinhos emplacados por Looking e se prepare para um discussão densa sobre envolvimentos inter-raciais, drag queens e seus dilemas, a fidelidade volúvel dos gays. Difícil de achar e até de baixar, mas que vale a pena cada episódio.

2º Will & Grace

WillAndGraceCastS08-2

Uma das pioneiras na temática gay na televisão e a melhor série de comédia de todos os tempos. Esta é Will & Grace. Surgida em 1998, durante oito temporadas, a série se incumbiu de levar para as telinhas, de um modo divertido e sem julgamentos, a vida do advogado Will e de sua amiga decoradora Grace. No entanto, quem rouba a cena mesmo são os dois amigos coadjuvantes, o afobado Jack e a deliciosamente fútil Karen. A dupla conquistou o público, sendo que alguns mais ousados chegavam a dizer que a série deveria se chamar Jack & Karen. Recalque puro. A série é também a mais bem sucedida com a temática gay: foram 83 indicações ao Emmy e 16 prêmios. Aliás, a série é muito bem sucedida em todos os campos, superando muitas outras. Um retrato ácido, cínico e bastante divertido.

1º Queer as folk (US)

Queer as Folk Thumb

Junto com Will & Grace em seu pioneirismo, Queer as folk tem um lugar bastante especial no coração de cada um que foi afetado por essa série. A versão americana para a série inglesa homônima fez um grande sucesso. Parte dele foi por não estar focada apenas nos relacionamentos masculinos. Apesar de ser centrada em cinco gays, foi feliz em retratar também lésbicas, travestis e todo o universo LGBTT. Queer as folk foi o seriado que abriu portas para outras produções criarem coragem para abordar o universo gay sem frescura e estereótipos. Soube como poucas expor um olhar diferente sobre os clichês, levantou questões sérias sobre o envolvimento dos gays com as drogas, as pessoas que não gostam de se rotular e acabam passeando por todos os gêneros sexuais, os desafios de constituir uma família. Não há dúvidas quanto a isso. Queer as folk é a série definitiva sobre a vida gay.

Menção honrosa: você ainda poderá gosta de Noah’s Arc, Dante’s Cove, Modern Family, Brothers & Sisters, Skins, Six Feet Under. Todas com uma ampla abordagem sobre a temática gay.

Observação: a pauta da coluna foi sugerida por um internauta em nossa página no Facebook. E você também pode ficar a vontade para fazê-lo.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER