As melhores séries sobre esportes

Se você esteve em Plutão nos últimos meses e perdeu o anúncio que ele deixou de ser um planeta, também não deve saber que logo mais serão abertos os jogos da Copa do Mundo de futebol feita aqui no Brasil. Mas se você está super informado e quer opções para fugir das partidas, que tal se aprofundar melhor em séries que traziam como seus temas o esporte? A coluna Top5 traz para você uma seleção das melhores produções sobre o tema, que entra em campo para acabar com o seu tédio. A gente faz o passe e você marca o gol! Combinado?

5º Make it or break it

A ginástica olímpica era o tema central dessa série da ABC Family e pouco conhecida. Apesar de abusar dos clichês em alguns momentos, Make it or break it foi muito feliz ao levar o drama das ginastas em busca do sonho olímpico. Em suas três temporadas, contou o drama de quatro garotas lutando para chegarem às Olimpíadas. Valores como amizade, responsabilidade e lealdade eram discorridos nos episódios de maneira bastante simples e, nem por isso, menos emotiva. Uma série fundamental para compreender os meandros da ginástica artística.

4º One Tree Hill (Lances da Vida)

Muitos dirão que One Tree Hill (ou Lances da vida) não é uma série sobre o basquete. Ok, tecnicamente é uma série sobre os relacionamentos dos moradores de uma pequena cidade. No entanto, não há como dissociar essas relações do envolvimento que seus personagens possuíam com o esporte. O basquete era usado como microcosmo a ser expandido; a quadra era a metáfora perfeita para todos os envolvidos. Quem nunca se emocionou com as disputas dos Ravens ou com a carreira de Nathan na NBA?

3º Captain Tsubasa (Super Campeões)

Apesar de sua popularidade mundial, o futebol é carente de produções que o explorem. Captain Tsubasa (ou Super Campeões, como ficou conhecido por aqui) era uma série animada que ajudou a promover o esporte no Japão. O famoso anime acompanhava a história da seleção japonesa de futebol e de seu capitão, Oliver Tsubasa. A dinâmica dos jogos, os relacionamentos entre os jogadores, os dramas pessoas, tudo embalado em ótimas lições de moral e motivação. Uma série fundamental para toda uma geração acostumada às produções japonesas transmitidas pela extinta TV Manchete.

2º (fdp)

A HBO é a responsável por essa emblemática série de 13 episódios chamada (fdp). O futebol era o arco principal, mas visto sob uma ótica inusitada: a do árbitro. Um relato honesto e sincero sobre aquele cara que é xingado durante todo o jogo e que nunca agradará a todos. Os dilemas morais, a luta para não ser corrompido, a podridão dos bastidores futebolísticos, os macetes esportivos, o jeitinho brasileiro aplicado aos gramados. Uma série fundamental e obrigatória.

1º Friday Night Ligths

A melhor série já feita sobre um esporte é, sem dúvida, Friday Night Lights. Os moradores de Dillon viviam e respiravam o futebol americano. O time local era o motivo de orgulho e fonte das alegrias de toda aquela gente. Era também o detonador de grandes emoções. Acompanhar o trabalho do treinador Eric Taylor era como fazer parte daquela equipe. Chorar, torcer, se angustiar, lamentar. O espectador foi submetido a tudo isso. O reconhecimento de Friday Night Lights veio também por meio de diversos prêmios conquistados, sendo o principal deles o Emmy de Melhor Ator para Kyle Chandler, extremamente merecido.

Esquecemos de alguma? Reclama aí e, antes de me chamarem de fdp, digam quais esquecemos!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER