As músicas de David Bowie no cinema e na TV

Relembre algumas canções do eterno David Bowie que fizeram parte da trilha sonora de séries e filmes.

O ano começou difícil para os fãs de música. Nesta segunda-feira, perdemos o cantor David Bowie, que não só era uma das vozes mais impressionantes da indústria, como também reinventou o rock à sua maneira.

Apelidado de Camaleão do Rock, fez sucesso entre as décadas de 70 e 80 com suas transformações e letras engajadas em temas sociais e na cultura pop. Foi um influenciador, com certeza, e se temos hoje Lady Gaga, Madonna, Boy George e alguns outros, foi porque lá trás David Bowie plantou a semente da versatilidade.

Seus clássicos moldaram gerações, e através da TV e do cinema, ficaram durante anos na cabeça da audiência em cenas marcantes e por vezes até reflexivas.

Confira abaixo algumas incursões de David Bowie e suas músicas na séries e filmes!

Ashes to Ashes

Uma das características das letras de David Bowie é fazer o ouvinte pensar. Ashes to Ashes, lançada na década de 80, tem essa característica de maneira bem marcante, e faz uma reflexão melancólica sobre a carreira de Bowie e sua infância. Pudemos ouvir em Gilmore Girls, no episódio Eight O’Clock at the Oasis.

Boys Keep Swinging

Boys Keep Swinging não poderia ser de outra série senão Queer As Folk. A canção do álbum Lodger satiriza o machismo e brinca com o homoerotismo masculino, com alterações de vozes de Bowie. Em plena década de 70, já dava voz para aqueles que não se encaixam nos “padrões“ da sociedade.

Changes

Changes é a canção que mais se ouviu na TV durante a carreira de Bowie. The Office, Simpsons, Big Love, The L Word, Supernatural, Dexter e o ogro Shrek se renderam à música, que fala sobre reinvenção. Além disso, foi referência para as séries CSI e Popular, dando nome a episódios que falavam sobre mudança de sexo.

Fame

Outra canção bastante ouvida nas séries de TV, e não é à toa que é uma das músicas mais famosas de Bowie nos Estados Unidos. Curioso porque a letra critica justamente a fama exagerada. A música já apareceu em Nip/Tuck, Ugly Betty, Lizzie McGuire, e nos filmes Rush, Foxcatcher e Copycat. Sua mais recente incursão foi na série American Horror Story: Freak Show.

Heroes

Outro hino de David Bowie, o título já indica em qual série ela foi mais tocada. O drama da NBC Heroes usou a canção em várias cenas das quatro temporadas. The Tomorrow People, Blue Bloods, Criminal Minds, Crossing Jordan, e os filmes As Vantagens de Ser Invisível e Moulin Rouge! também entoaram o refrão: “nós podemos ser heróis somente por um dia”. Ryan Murphy a usou duplamente e em covers: na quartas temporadas de Glee e American Horror Story.

Space Oddity

Também houveram casos de que a cultura pop influenciou as criações de Bowie. A música Space Oddity, por exemplo, é uma referência ao filme de ficção cientifica 2001: Uma Odisseia no Espaço. Além disso, a letra tirava sarro do programa espacial britânico. Nas séries, já foi ouvida em Supernatural, Mad Men, Medium, ER e Without Grace, e no cinema, é lembrada no filme A Vida Secreta de Walter Mitty, cantada pela atriz Kristen Wiig.

Starman

David Bowie também ficou conhecido como o Camaleão do Rock, e uma de suas metamorfoses, Ziggy Stardust, trouxe aos jovens Starman, que é uma mensagem de esperança para a Terra. A canção influenciou também a opinião pública, que chegaram a relacioná-la à Segunda Vinda de Cristo e inspirou o filme Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977). O rock suave de Starman tocou em Doctor Who, Os Simpsons, Love Bites, Torchwood e no filme Perdido em Marte.

Life on Mars?

Mais uma “Aventura espacial” de David Bowie, Life On Mars? é uma paródia da canção My Way, que seria dele se Paul Anka não tivesse remodelado e passado para Frank Sinatra. A letra é cheia de referências, entre elas John Lennon e a dupla The Hollywood Argyles. Marcou a quarta temporada de American Horror Story com uma versão tocante de Jessica Lange, recriando o terno turquesa que Bowie usa no clipe. Relembre a cena aqui com a gente.

Lembra de mais alguma canção de David Bowie que marcou o cinema ou a TV? Conta pra gente nos comentários!

Até a próxima.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER