As piores novelas das nove

Reconhecida pelas suas ótimas novelas, a Globo vem errando bastante nos últimos anos.

Essa semana finalmente acaba Babilônia, que é a novela das nove de menor audiência da história da Globo e por conta disso também uma das que tiveram menor duração. Mas esse não foi o primeiro fracasso da emissora. Outros deslizes já foram ao ar no horário mais nobre da televisão brasileira e fizeram o público correr para outros canais. Já tivemos aqui no Box uma lista com as piores novelas e a Top 5 de hoje relembra as novelas das nove (chamadas assim a partir de Insensato Coração, em 2011) que com certeza a Globo preferiria esquecer que produziu.

Então pegue seus 10 mandamentos e bora lá.

5º Fina Estampa

fina estampa 3

A audiência de Fina Estampa até que foi boa, mas a trama era bem ruim. A maioria dos personagens era o clichê já conhecido por todos. Griselda era nada mais do que chata. A vilã Teresa Cristina também. E o autor pareceu ir se perdendo e enlouquecendo cada vez mais ao longo da trama. Apesar de tudo, como mostrou o Ibope, teve gente que realmente gostou. A melhor cena ficou reservada para o final, com Griselda correndo atrás de Teresa Cristina com a chave de grifo na mão, como na foto bônus abaixo.

fina estampa 2

4º Amor à Vida

amor a vida 2

Amor à Vida até que começou interessante com o roubo da ratinha. Aí teve a história de amor entre Paloma e Bruno que deu um tempo quando ela descobriu que a filha dele era dela na verdade. Teve o Félix repetindo as mesmas coisas todo episódio. Teve a Amarilys que enlouqueceu e quis ficar com o filho da barriga de aluguel. Teve o Ninho que não serviu pra nada a história inteira e depois sobreviveu às facadas da Aline no final. Teve a Aline, aliás, que foi a verdadeira vilã da trama, já que Félix acabou ficando bonzinho e passou a ser praticamente o protagonista com o Niko, já que na história de Paloma e Bruno não teve mais nada. Um exemplo vivo de como o alongamento de uma novela acaba com ela. Mas como ela veio logo depois de Salve Jorge, que estava na pior, a audiência foi até satisfatória. Outro bônus, essa cena maravilhosa:

amor a vida

3º Salve Jorge

salve jorge

Se essa fosse a lista das melhores novelas para rir de vergonha alheia, Salve Jorge estaria em primeiríssimo lugar. Com certeza foi a novela com mais material pra ser trolada na internet. Da Morena metida com drogas à morte da Carolina Dieckmann no banheiro com a torneira pingando acompanhando suas lágrimas, Salve Jorge não teve outra função senão nos fazer rir.

2º Em Família

em familia 2

Em Família começou morna, se desenvolveu morna e acabou mais morna ainda. Uma novela que não disse até hoje a que veio. A história não tinha nada de interessante, nenhum personagem cativou o público e a escolha de muitos atores para seus papéis não convenceu. Só da pra salvar a abertura, que era linda, tanto que escolhi essa parte da novela para a foto aqui de cima.

1º Babilônia

babilonia2

A história até começou quente, com boas frases e jogadas da vilãs, mas foi perdendo a audiência dos mais conservadores e dos mais exigentes em questão de qualidade. A história, na tentativa de elevar os índices do Ibope, foi sendo modificada diversas vezes e a trama que termina nesta sexta é outra bem diferente da que começou alguns meses atrás. O fracasso foi tanto que o autor, Gilberto Braga, afirmou em entrevista que seu maior desejo era ganhar de I Love Paraisópolis, novela das sete que veio superando Babilônia. Certa vez, no Rio, até a Malhação bateu a trama das nove. A vontade dos envolvidos deve ser riscar do currículo.

Só não dá pra ignorar que a queda da audiência das novelas da Globo não está ligada somente à qualidade das obras, mas também à fuga da TV aberta que está cada vez mais forte. A meta do horário, por exemplo, que já foi de 50 pontos, hoje está em 35. Boa sorte, A Regra do Jogo!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Será que a Elsa se assumiu lésbica cantando e ninguém percebeu?

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

Viajamos no verdadeiro trem do Harry Potter! Na vira real!!! Veja como foi a experiência neste vídeo.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER