As séries mais marketeiras!!!

O bom da plataforma WordPress é que você pode manipular seus textos e revivê-los quando quiser. Isso é ótimo, um verdadeiro Vale a pena ver de novo… Então, deixa eu contar que ontem participei de uma entrevista de emprego e tive a idéia de reviver um post legal que escrevi há meses.

Se você não viu, reveja. Se já viu, veja de novo pq de novo não existe. Com certeza você vai reparar em algo que não tinha percebido da vez anterior, até pq acrescentei algumas novas ações na lista abaixo. Não é uma lista de melhores. Apenas um destaque das ações que mais chamaram atenção.

E para você não ficar tão perdido, começamos com Lost! A Fox de Portugal (sim, lá Lost se chama Perdidos e é exibido pela Fox, vai entender os portugueses!) espalhou caixas da iniciativa Dharma pelas ruas de Lisboa para divulgar a série. Lembra daquelas caixas que caiam na ilha mais misteriosa do mundo durante a segunda temporada? Pois é, desta vez elas foram parar lá na pontinha da Europa. E depois os brasileiros dizem que os portugueses são “lerdinhos”… Bela ação! As pessoas ficaram curiosas e as caixas já traziam as informações necessárias para ganhar a audiência, fora que é Lost — um mito na divulgação via internet do qual nem entrarei no mérito. Sensacional.

Mas não são apenas as séries da ABC que chamam a atenção lá fora… Ainda em Portugal é possível conferir ações de marketing como as de séries da Showtime. Os publicitários encarregados pela divulgação de Weeds e Dexter foram um pouco longe demais. Os da primeira, que fala sobre uma dona de casa traficante, enviaram cigarros de maconha gigantes a jornalistas especializados. Dentro, apenas erva legal… Legal no sentido de legalizado. rs

Já os da segunda espalharam partes ensanguentadas do corpo humano em mercados e açougues… Assim, você que está escolhendo uma peça de carne para um churrasco, poderia escolher entre uma suculenta picanha ou uma apodrecida mão amputada (de mentira, claro)! Além disso a série ainda contou com dezenas de atores espalhados pela cidade, caídos no chão, golpeados (obviamente ensanguentados) por uma faca e fingindo estarem mortos. Um pouco assustador, mas devidamente no universo da série.

Mas chega de portugal, pq não é só lá que o marketing funciona! A estreante do ano passado, True Blood, quer manter o sangue quente correndo nas veias. Para isso, alimenta os fãs com ações de marketing mesmo quando não está em transmissão. Através do twitter, os publicitários responsáveis pela série, lá nos Estados Unidos, criaram páginas que revelavam o cotidiano de cada personagem da série enquanto o segundo ano dela não vem. Para os fãs, fica a dúvida: Quem quem eles estão falando? O mais realista é que você não consegue conversar com nenhum personagem vampiro durante o dia quando, obviamente, eles estão se protegendo do sol dentro de seus caixões. Clicando aqui você tem acesso ao endereço de twitter de cada um.

A série ainda criou uma ação que desenvolveu seu universo paralelo, se aproveitando do mito dos vampiros no qual é baseada. Em um blog, um personagem que não existe na série alimenta a rede com notícias e vídeos sobre a aprovação da lei de amparo aos tais mortos vivos. Tudo zelado com o maior primor do mundo. A realidade da coisa impressionava.

Para encerrar sua divulgação de pré-estreia e enfiar uma estaca no coração da concorrência, a HBO ainda lançou camisetas para que os fãs se posicionem. Eles são a favor dos vampiros, ou querem o fim deles? Espalhou ainda estes belos lambe-lambes por cidades americanas.

Outro caso interessante aconteceu na Nova Zelândia, onde os responsáveis pela divulgação da estréia da terceira temporada de Prison Break perceberam o quanto Michael Scofield ama um sabonete! O cara já usou um para fazer celular, depois para criar a cópia de uma chave… Um McGaywer nato!!!Pois agora o sabonete divulga a série! A agência que criou a ação enviou sabonetes com o formato de uma chave em baixo relevo, do outro lado os dizeres Coming Soon (Em breve).

Ainda sobre Prison Break, desta vez no Brasil, a Fox foi mais ousada: enjaulou um ator até que parecido com o Scofield na Av. Luis Carlos Berrini e o colocou em transmissão 24h por dia via internet. Nenhuma regalia, apenas um colchão, água e comida com hora marcada. A ação se chamava “Quero Sair Daqui”, e para isso o preso contava com a ajuda dos internautas. Eles deveriam descobrir uma senha que o liberasse. Quem descobrisse a senha ganhava ainda um televisor.

A própria Fox do Brasil algemou 200 sujeitos na Berrini e na Avenida Paulista para divulgar a estréia de 9mm São Paulo. Os caras passaram algumas horas presos, vestindo camisetas pretas com informações sobre a série (veja no vídeo) que tem versões em outros países, incluindo países latinos. A ação deu certo e a série teve ótimo desempenho no canal, repercurtiram reportagens em diversas mídias.

Outro exemplo de ação de marketing brasileiro é o da série Alice, da HBO. Mas esta não aconteceu nas ruas. Assim como as da série True Blood (também HBO), que você leu acima, Alice investiu na internet. A personagem tem um profile no orkut, onde conversava com seus amigos reais e virtuais, e postava em seu blog. Além disso ainda vivia on-line no msn. Aproveite para adicioná-la!!! alice@encantada.tv. Aliás, um blog super bem feito cuja linguagem estava apropriada e de acordo com as narrações e reflexões da personagem na série.

Voltando a portugal, ainda com uma série da marca HBO, temos a re-estréia de The Sopranos onde a Fox Crimes de Portugal levou violinistas vestidos de smocking a tocar nas avenidas e esquinas principais da capital lusitana. Enquanto os carros paravam para apreciar a música, promotores colavam adesivos informativos com marcas de furo de bala. Parece que deu certo. Além de chamar atenção no momento, ainda a espalhou por toda a cidade através dos adesivos ambulantes.

Veja abaixo todas as fotos ampliadas.

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Este post foi originalmente publicado em novembro de 2008 e atualizado nesta data, contando com colaboração do blog Mundo das Séries.

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