Assunto de Família, o drama do juiz justiceiro

Eduardo Moscovis dá vida ao juiz obscuro, que é sonho de todo brasileiro

No dia 9 de abril, às 22h30, a GNT estreará uma de suas novas apostas no formato série. E ela estará recheada de Assunto de Família.

Quem já assistiu pôde notar uma pitadinha de Dexter, The Good Wife e até mesmo House. Mas estas são referências que apenas os mais viciados em séries poderão enxergar, pois de fato elas nunca devem ter sido planejadas para estar ali.

Na nova série, o clima de mistério, paixão e obsessão dão o norte para o protagonista vivido por Eduardo Moscovis. Ele é o juiz Pedro Fernandes, que trabalha na vara de família da cidade do Rio de Janeiro.

Em seu dia a dia, ele lida com seu passado um tanto perturbado. E isso às vezes pode servir como contra plano aos chamados “casos da semana”. É engraçado perceber que, enquanto nos Estados Unidos as séries seguem cada vez mais um caminho de “novelização”, aqui no Brasil as séries avançam para um “proceduralismo”.

AssuntoDeFamilia

Assunto de Família deixa perceber o quanto uma série brasileira está longe de uma série americana. E isso não é um problema, mas o resultado de um grupo de valores que forma nosso repertório televisivo, como estética, linguagem e ritmo.

Se você não souber anular as características que formam o repertório americano, vai enxergar o programa com alguns “ruídos” e estranheza. Então, a sugestão é praticar o exercício de ver as séries brasileiras com um novo olhar. Não se trata de melhor ou pior, mas de diferente.

Como dito, problema mesmo são os casos que Pedro enfrenta. Separado, pai de duas filhas, ele foge de sua antiga rotina de esposo. Mas ainda parece estar preso a inúmeros fatos de seu passado. Não apenas à sua esposa, mas também à sua infância enquanto filho e irmão.

Ele foi abandonado pela mãe (Juliana Martins) ainda muito pequeno. Talvez por isso seu irmão mais novo (Iano Salomão) seja dependente químico. Ou então pelos abusos de seu violento pai (Eduardo Galvão), que agora está internado e moribundo.

A busca pela estabilidade e sanidade talvez tenham tornado este juiz um verdadeiro justiceiro. Pois ele vai atrás da verdade que não é contada diante do tribunal. Ainda assim, é lá que atitudes são tomadas e destinos são decididos. Ele tem a pose do herói, e as perturbações de uma vítima que está aprendendo a se cuidar. Ainda assim, seus conflitos o tornam questionável.

Também fazem parte do elenco Malu Galli, Georgiana Góes, Luiza Mariani e Pedro Brício. Serão 13 episódios, todos com direção de Sérgio Rezende e produção da Atitude Produções.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER