Atores do cinema na TV em 2013

Provavelmente a melhor comédia que surgiu nessa fall season, The Crazy Ones traz o caricato Robin Williams sendo… o mesmo papel dele em qualquer filme que não seja Sociedade dos Poetas Mortos (spoiler: nunca vou entender por que o menino tinha que se matar no fim do filme! Era só uma peça de teatro, meu Deus….). Diversos atores começaram nas séries e rumaram para as telonas com algum sucesso (Jennifer Aniston, Ashton Kutcher, Mila Kunis, George Cloney… infinito…). Outros tentaram e simplesmente não foram bem sucedidos (Katherine Heigl? É você?), mas não são esses os alvos da nossa lista de hoje. Vamos falar de atores consagrados na telona que apareceram nas telinhas, citando apenas os trabalhos mais relevantes deles tanto no cinema quanto na televisão!

E começaremos pelo já citado….

Robin Williams THUMB

Robin Williams

No cinema: Bom dia Vietnã, Sociedade dos Poetas Mortos, Popeye, Jumanji, Uma Babá Quase Perfeita, A Gaiola das Loucas e Gênio Indomável, que lhe deu um Oscar de melhor ator coadjuvante.

Na TV: Foi lançado para o sucesso com a antiga série Mork & Mindy, em que fazia um ET. Voltou agora com The Crazy Ones.

Por que fez a transição? Quase 70 anos de idade e muitas plásticas depois, Robin já não tem todo o apelo que tinha nas telonas. Ainda é um comediante Stand Up conceituado, mas as possibilidades de improvisação que o papel principal da série lhe oferece o atraíram (além disso, todo mundo tem contas pra pagar). É um excelente ator com cinco Grammys, dois Emmy’s, quatro Golden Globes e um Oscar. Tá bom pra você?

Claire Danes

No cinema: Romeo+Julieta, Stardust, Os Miseráveis (versão de 1998), Exterminador do Futuro 3 (tem que trabalhar, né?!)

Claire Danes Golden Globe

Na TV: Despontou com My So-Called Life (Minha Vida de Cachorro) e Homeland

Por que fez a transição? Foi considerada uma das grandes atrizes da geração do início dos anos 90 quando venceu o Golden Globe e foi nomeada ao Emmy por Angela de My So-called Life (Que, reza a lenda, foi oferecido para Alicia Silverstone, que não ganhou por não demonstrar ser perturbada o suficiente para o papel, gerando o rumor de uma rivalidade entre ambas). Fez a versão moderna de Romeu e Julieta e apaixonou multidões, mas tudo isso no começo dos anos 90… depois deu uma sumida em trabalhos de menor relevância. Voltou a mostrar que realmente domina nossos corações Hollywood agora em Homeland, ganhando o Emmy e o Globo de Ouro de melhor atriz em 2010, 2012 e 2013. #AbraçoAliciaSilverStone

Kevin Spacey Thumb

Kevin Spacey

No cinema: Os Suspeitos, Beleza Americana, Seven- Os Sete Pecados Capitais, Los Angeles — Cidade Proibida, A Vida de David Gale, A Corrente do Bem, Quero Matar Meu Chefe 1 e 2 e Supermam Returns.

Na TV: House of Cards, poucas participações e filmes para a TV.

Por que fez a transição? Essa é uma excelente questão: Provavelmente a transição aqui não seja uma coisa tão definitiva, visto que o perfil das séries gravadas pela NetFlix permite uma agenda bem mais flexível dos seus atores, pelo formato reduzido das produções e a proposta de gravação de toda a temporada de uma vez. Esse sujeito tem dois Oscar na prateleira, um de Ator Coadjuvante por Os suspeitos e um de Melhor Ator por Beleza Americana e realmente não precisa disso ou estava com a carreira em baixa. Sorte a nossa que podemos aproveitar o show que ele dá na sensacional House of Cards. O perfil dele já foi descrito aqui no Box de Séries.

Charlie Sheen

charliesheen

No cinema: Platoon, Wall Street — ambos dirigido por Oliver Stone, Top Gang (e continuações), Os Três Mosqueteiros, Quero Ser John Malkovich.

Na TV: Spin City, Two and a Half Men e Anger Managment

Por que fez a transição? A vida pessoal de Charlie Sheen é uma atração a parte. Drogado, festeiro e farreador, sua família toda é composta por atores famosos nos EUA. Suas prisões, casamentos falidos, casos com prostitutas, atrizes pornôs, entradas e saídas de clínicas de reabilitação e desentendimentos dentro de sets de filmagem (com Oliver Stone e Chuck Lore, para citar os mais famosos) dificultaram sua carreira. Seu papel mais importante das últimas décadas foi o de Charlie Harper em Two And a Half Men, que também terminou em briga com o produtor.

Jessica Lange Thumb

Jessica Lange

No cinema: King Kong (o remake de 1976), Tootsie, Frances, Céu Azul.

Na TV: American Horror Story

Por que fez a transição? Começou a carreira como modelo e logo foi chamada para fazer o papel principal feminino de King Kong. Como as críticas não foram muito favoráveis, passou anos sem aparecer na telona. para voltar com um feito incrível: foi a primeira atriz em 40 anos a ser indicada, no mesmo ano, a dois Oscar por Tootsie (que ela ganhou) e por Frances. Ainda venceu o Oscar de melhor atriz em 1995 por Blue Sky e passou a trabalhar em filmes para a TV que tiveram menor repercussão. A verdade é que sua imagem já não era associada a grandes sucessos há muitos anos, quando foi anunciada para American Horror Story. Ela ainda é a vencedora de dois Golden Globe e três Emmys.

Bônus Movie Stars in a series: Angels in America

Angels in America não é um sitcom, é um seriado em poucos capítulos. Também não foi feito em 2013, mas serve perfeitamente para demonstrar o casamento perfeito do formato da televisão com os recursos de uma grande emissora, um grande texto (vencedor do Pulitzer em sua versão teatral) e atores de cinema na telinha. Quais atores? Experimenta Meryl Streep, Al Pacino, Mary-Louise Parker, Emma Thompson e Patrick Wilson. Só feras do cinema (com exceção talvez da M.L Parker) na tela da HBO discutindo AIDS, relacionamentos, compromisso, religião, anjos, apocalipse, era Reagan nos EUA, década de 80, clima político americano, solidão e loucura. Quer ver atores de cinema na TV mandando muitíssimo bem? Corre e veja essa obra de arte!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER