Awkward, a melhor série teen dos últimos anos

Ser ‘aquela garota’ era minha nova identidade. Mas não vou deixar que isso me defina. Eu definiria isso. — Hamilton ,Jenna

Séries teen nunca se ausentarão da grade televisiva, principalmente por resultar em boa audiência e popularidade. Entre blogs anônimos, meninas mentirosas, cantoria nos corredores ou aventuras oitentistas em NY, nenhuma se compara à genialidade da MTV americana. Ela reuniu todos os podres e o êxtase da adolescência em um roteiro recheado de cretinice e sarcasmo inteligente, trabalhado no drama cafona, romance diferenciado e comédia deliciosa. Essa é a maravilhosa Awkward, um conto adolescente aclamadíssimo pela crítica internacional, porém subestimado por seu público alvo.

120413_mc_word_out_173_smoothr_small (1)

A série conta a história de Jenna Hamilton, uma garota esquisita e pouco popular. Ao receber uma carta ameaçadora, ela acaba sofrendo um acidente e é apontada como ‘a garota suicida’. Entretanto, quando o incidente e a má reputação são usados a seu favor para fugir do anonimato de forma negativa, Jenna, condenada por estigma que promete ser a maldição de sua vida, usa-o para se tornar uma benção.

Colegial. Garota emergente. Angústia adolescente. Estes termos descrevem minuciosamente a ainda curta vida de Awkward em seus 24 episódios. Construída sobre a premissa para ser mais uma série adolescente, Jenna e seus próximos seguem tudo do mais clichê, menos as diretrizes — ou costumes — de qualquer série de abordagem similar. Tudo culmina na refrescância no roteiro pouco explorada hoje em dia.

Não é fácil encontrar uma história que evidencie o sumiço dos clichês, pode-se dizer que é impossível a arquitetação de qualquer meio narrativo sem a presença deles. Mas vale seu ousado na hora de dizer que dentre, todas as séries para o público jovem, Awkward é uma das únicas que usa a inovação desse público para não cair na mesmice. E querendo ou não, isso a faz a melhor entre os concorrentes.

Awkward. - MTV Ashley Rickards -Jenna Hamilton

Tudo isso já mostra o quanto o roteiro de Awkward é um dos pontos fortes da série. Se a originalidade não bastasse como ponto positivo, o ‘jogar de cartas’ na mesa também marca pontos; situações inusitadas onde tudo é colocado com franqueza, sinceridade e sem censura. Alcoolismo, descobertas, traições, amores, problemas e sexo; está é a realidade adolescente.

Mas Awkward ainda não é uma super-heroína que conseguem transformar todos os clichês em algo inovador. Os maiores clichês estão enrustidos nos personagens, os grandes responsáveis por aquilo que nos cativam.

A menina invisível e mal entendida. A cheerleader satânica. O pegador da escola. O amigo bonzinho e carinhoso. As amigas problemáticas e os familiares que envergonham. O leque de personalidades em séries teen sempre conquistam de forma gigantesca, principalmente por apresentar uma chance maior de identificação entre o telespectador e a figura fictícia nas telas. Tanto a protagonista quanto os coadjuvantes apresentam tal potencial, pois sem seus personagens impecáveis, Awkward não seria capaz de criar sua identidade, ou até mesmo, resistir mais que uma temporada.

Awkward. MTV - Beau Mirchoff - Matty - Ashley Rickards -Jenna Hamilton

Infelizmente, seu segundo ano não apresenta a consistência do primeiro. A proposta de um triângulo amoroso, insinuada na primeira temporada, acaba sendo aprofundado na segunda temporada — causando certos receios. Esta é a única falha que chega a incomodar, trazendo um indesejado desgaste, mas ainda assim, a situação atinge um ápice com resultado muito bem trabalhado e elaborado que passa a ser ignorado; seus efeitos colaterais trouxeram o gás necessário para uma reta final.

Por quinze anos, fantasiei sobre todos da escola me percebendo enquanto passava no corredor. O que eu estaria usando? Algum cara me cobiçaria? Será que eu seria 12 cm mais alta ou teria peitos de atrizes pornô? Não, esta não é minha realidade. Meu momento de fama foi um p*rra! — Jenna

A soma de tramas excelentes, trilha sonora ótima e personagens além de bons, não pode ser negativa. E não é! Awkward manteve a qualidade equilibrada e um ritmo implacável para criar uma legião bem fiel de fãs. Tão eficiente e viciante, a série não apresenta nenhum motivo para não agradar um típico fã de séries adolescentes. Já os adultos, só digo que a nostalgia tomará conta de você ao conferir este retrato da boa e velha adolescência.

Curiosidades

# Para a construção do roteiro da série e alguns episódios, Lauren Iungerich (criadora e diretora), visitou seu antigo colegial e entrevistou diversos alunos para criação de personagens e tramas para a série.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Será que a Elsa se assumiu lésbica cantando e ninguém percebeu?

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

Viajamos no verdadeiro trem do Harry Potter! Na vira real!!! Veja como foi a experiência neste vídeo.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER