Bates Motel 1×02 — Nice town you picked, Norma

Pare de me chamar de Norma. Eu sou sua mãe” — Norma para Dylan

Socialmente espera-se que os pais não façam distinção entre os filhos, ou seja, que não haja preferência por determinado filho. Porém, é muito frequente casos de pais amarem um filho mais do que o outro. A mãe, inconscientemente, mascara tal comportamento. Todavia, em alguns casos, o favoritismo pode ser mais intenso, tornando-se consciente. Norma Bates, enquadra-se nesta segunda hipótese. É nítido e forte o seu amor Norman e seu asco pelo filho mais velho, Dylan.

Os motivos ainda estão muito obscuros. O que aconteceu no passado de Norma para ela amar mais, ou somente amar Norman, e querer distancia de Dylan? Um dos motivos pode ser que o filho mais velho é fruto do primeiro casamento de Norma, e ele ser o resultado de uma experiência traumática.

Bates Motel 1x02 1

O fato é que tal comportamento de Norma em relação aos filhos é fundamental para apontarmos os desajustes emocionais de ambos. No caso de Norman, o preferido, há uma angustia em criar uma identidade própria, dificuldade em obedecer a regras, tornando-se uma pessoa medrosa, fragilizada e dependente emocionalmente da mãe. E em Dylan as emoções são completamente opostas: ele se sente o tempo todo fora do contexto familiar, gerando rebeldia, e uma independência que foge do controle da mãe.

A chegada de Dylan em White Pine Bay abalou física e emocionalmente o convívio entre Norma e Norman. Por mais que a mãe tente excluí-lo da sua vida, Dylan consegue desarmá-la ao confrontá-la em relação ao seu último casamento e a morte misteriosa do pai de Norman. Não bastasse o embate com mãe, Dylan e Norman partem para os finalmente sem darem conta que são vítimas do mesmo sentimento da mãe: o amor, ou a falta dele.

Se as coisas não estão bem no interior do Bates Motel, o que dizer dos mistérios que White Pine nos apresentou: tráfico de pessoas, práticas de violência sexual contra mulheres, plantação de maconha, ajuste de contas. Como afirmou o delegado Shelby, nesta cidade as coisas se resolvem no “olho por olho”. E bem interessante a ideia dos produtores em inserir Norman em dois casos específicos.

Bates Motel 1x02

A participação mais ativa de Emma no episódio foi curiosa. A adolescente também demonstrou um fascínio pela morte, e Norman automaticamente se reconheceu na amiga. Ao mesmo tempo, não ficou claro se Norma gostou ou não de Emma. Senti um certo alívio na mãe quando Emma disse que sua previsão de vida é apenas até os 27 anos. Uma coisa meio, “com essa não preciso me preocupar”. Mórbido, muito mórbido.

Embora Norman tenha ficado sem jeito com o beijo inesperado de Emma, não o vejo apaixonado pela garota. O seu fascínio é por Bradley, que ao mesmo tempo em que demonstra interesse se afasta dele. E podemos fazer a conexão entre Norma, Bradley e Marion Craine. As três são loiras e em algum momento irão desiludir Norman. Bradley tem grandes chances de ser uma das suas primeiras vítimas. Estou apostando nesta hipótese.

– Chega a ser desconcertante a semelhança entre Freddie Highmore e Anthony Perkins (Psicose, 1960). O garoto consegue imprimir características marcantes do primeiro Norman Bates: o jeito de andar, a timidez, o sorriso nervoso.

– A loja de animais empalhados nos remete à decoração da recepção do Bates Motel, de Psicose.

Até semana que vem.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Personagem afeminado de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!