Bates Motel 1×07 — The man is number 9

Tem algo errado com o meu estabelecimento?” — Norma Bates

Chovia muito quando Norma e Norman foram cúmplices no assassinato de Keith Summers. Da mesma forma que a chuva não deu trégua nos momentos finais da morte de Shelby. Mera coincidência? Pode até ser, mas penso que a chuva teve papel fundamental nessas duas passagens: levar consigo qualquer indício de culpa em relação aos atos e preparar o corpo para a enxurrada de mentiras que sempre surgem logo em seguida.

No caso de Summers, os Bates inventaram e reinventaram diversas teorias e ações para que não caísse sobre eles a culpa pelo assassinato. Já no caso de Shelby, quem assumiu este papel, por incrível que pareça, foi o Xerife Romero, que colocou em prática uma teoria mirabolante que justificasse a morte do delegado. De boas intenções o inferno está cheio, não seria diferente no motel dos Bates. Então alguma coisa Romero irá conseguir através disso. Afinal ele agora sabe a verdadeira história envolvendo Keith/Norma.

A chuva também trouxe um novo e suspeito personagem: Jake Abernathy. Quem será na verdade esse homem que ocupa o quarto 9? Apostamos na sua relação direta com o tráfico de mulheres. Que casa perfeitamente com sua atividade profissional de “vendas”. A inclusão desse novo personagem comprova que Bates Motel realmente não polpa enredo. Com a finalização da trama envolvendo o delegado, e a morte do Sr. Bates, entram em cena novas possibilidades de ações, e baseado nas promos do próximo episódio, o Sr Jake será responsável por muitas delas.

Não acho que você seja uma boa garota” — Norman para Bradley

Bates motel 1x07

A tônica do episódio, que não teve a adrenalina do último, mas teve seus méritos por armar o circo de horrores que virá pela frente, ficou realmente a cargo das mulheres de Norman: sua mãe, Emma e Bradley.

É da característica de Norma ter o controle sobre todas as situações. Tudo gira de acordo com suas vontades e desejos. Será interessante observarmos essa relação de confiança entre Norma e Emma. A mãe enxerga a adolescente sendo extremamente frágil, embora reconheça sua inteligência. Não vejo de maneira nenhuma Emma sendo esse poço de fragilidade. A garota já provou em diversos momentos ser bastante destemida e perspicaz. O que pode ser uma arma a favor de Norma pode se tornar, no futuro, um dos seus piores pesadelos. É bom prestarmos mais atenção em Emma.

Porém, é em Bradley que Norma visualiza o seu total temor de perda do controle sobre Norman. A adolescente joga com as mesmas armas de Norma: chantagem e sedução. O que a mãe não sabe é que a loira foi responsável por desencadear dois sentimentos em Norman: o amor e a desilusão. E ao que tudo indica será responsável em breve por um terceiro, o ciúme. Ficou claro o interesse de Bradley por Dylan, e vice-versa, o que é pior.

E é devido a essa desilusão que acompanhamos mais uma parte do processo da desconstrução do doce e tímido Norman, para o que realmente é sua natureza. Não canso de elogiar o trabalho de Freddie Highmore. E dessa vez não pode ser diferente. O mérito é todo do jovem ator que sabe dosar muito bem todas as nuances da sua personagem.

O que podemos ressaltar de interessante foi que antes as imposições de sua mãe apareciam através dos sonhos. Dessa vez foi diferente. Um descontrolável Norman repetia à exaustão as palavras ferinas de Norma em relação a Bradley. Foi o início da neurose aparecendo no campo real de acontecimentos do adolescente.

Bates Motel 1x07 Norma e Emma

E, claro, o fascínio e, ao mesmo tempo, o sentimento de culpa de Norman em relação à morte. Aqui materializada no atropelamento de Juno, a cachorrinha que Norman estava tentando conquistar. Mais uma vez algo ou alguém atrapalhando a sua tentativa de amar. Seja por uma garota ou um cachorro, o que se entende aqui é o que isso causa na cabeça de Norman: a morte acontecendo por meio das relações amorosas.

Ele conserta coisas mortas” — Norman, sobre o pai de Emma.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER