Bates Motel 1×10 — Midnight [Season Finale]

Norman, você sabe o que tem que fazer” — Norma Bates

Finalmente as coisas voltaram aos eixos em Bates Motel. Depois de alguns episódios sem ritmo e sem propósito, a season finale veio para consagrar a melhor estreia de 2013. O foco de Midnight voltou a ser a dupla de protagonistas colocando as histórias paralelas em seus devidos lugares.

Por mais que a história envolvendo o tráfico de mulheres seja interessante, ela foi perdendo fôlego a partir do sexto episódio, onde muitos apontaram como sendo um final de temporada antes do tempo. Concordo, o que veio depois disso não sustentou a história, e como apostei, a season finale não poderia ter como arco central tal trama. A história de Bates Motel é Norma e Norman.

Pois bem, Norma comandou boa parte do episódio. O seu descontrole emocional é uma metralhadora que atinge a todos, principalmente, intencionalmente, ou não, Norman. Mas desse desespero todo vieram verdades, ou meia verdades. A sua doentia relação de super proteção ao filho mais novo pode ser explicada pela sua conturbada infância: o distanciamento materno e a violência paterna.

Bates Motel 1x10

O fato de achar que Norman sempre será uma criança e que não está preparado para um relacionamento é fruto de um trauma vivido na sua adolescência, ao ser abusada sexualmente pelo irmão. Norma descobriu o sexo da pior maneira possível. Se esse é amor que ela conheceu, ela não quer o mesmo para o filho.

Durante todo o episódio fomos sendo preparados para o seu clímax. E tivemos dois: o desfecho (?) da história do tráfico de mulheres, que falarei mais adiante, e o que todos nós esperamos por 10 episódios: quem será a vítima de Norman Bates?

Para mim, era certo que Bradley realmente seria a vítima de Norman. E mesmo não sendo, teve muita culpa no desencadeamento de todo o desejo assassino do adolescente. Porém, coube a Srta Watson enxergar a verdadeira face de Norman.

Rejeição x Desejo. É disso que estamos falando. Ao mesmo tempo em que é rejeitado pelo amor de adolescência, Norman se vê desejado por sua professora. Mas isso não pode. Isso é pecado. Isso é sujo, dizia sua mãe materializada em sua frente, fruto da sua loucura. E aqui temos que abrir um parêntese pelo trabalho de luz e figurino. O vermelho, que remete a luxuria e também ao sangue foi fielmente representado na professora em trajes e maquiagem. Contrapondo ao preto, quase nunca usado por Norma, que pode nos remeter ao sombrio, ao desconhecido, à ausência.

Bates Motel 1x10 season finale

O episódio termina com Norma confortando o filho mais novo e com a certeza que os problemas foram resolvidos e que, a partir de agora, eles podem sim recomeçar uma vida sonhada no primeiro episódio. Doce ilusão. Os problemas envolvendo Norman estão apenas começando e temos certeza que a mãe fará de tudo para proteger, mais uma vez, o filho.

Por outro lado, temos o Xerife Romero que definitivamente tem os Bates em suas mãos. Não dá para acreditar na honestidade de uma pessoa que berra aos quatro cantos “essa cidade é minha”. Claro que o grande nome por atrás do tráfico de mulheres é ele, e quem sabe de todos os “assuntos” ilícitos da cidade. Essa história das coreanas está longe de ser resolvida.

Para finalizar, apenas reforçar o que foi dito no início da review, Bates Motel foi a grande série desse início de ano. Um casamento feliz entre roteiro, direção e atuação. Produzir um prequel de uma das histórias mais famosas do cinema não é tarefa das mais fáceis, mas os produtores conseguiram. Um presente para os fãs de Psicose e de Hitchcock.

Até a segunda temporada!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER