Bates Motel 2×02 — Shadow of a doubt

Eu só quero a sua proteção, Norman” — BATES, Norma

Não é novidade para ninguém que o principal trunfo de Bates Motel é a doentia relação entre mãe e filho, somado a isso, a impecável entrega dos seus protagonistas, Vera Farmiga e Freddie Highmore. Mas, por ironia do destino, a espinha dorsal da série também é o seu calcanhar de Aquiles. A história é tão interessante e tão enraizada que qualquer subtrama se torna cansativa e desinteressante.

Shadow of a doubt, cujo título é uma homenagem ao filme homônimo de 1943, de Hitchcock, sofreu desse mau agouro. Foi um episódio interessante quando o foco era os Bates e perdia força nas cenas envolvendo os “cartéis” de drogas que comandam a cidade. Isso aconteceu no decorrer da primeira temporada e pelo visto não foi um erro corrigido para esta.

As dúvidas, e suas sombras, acompanharam os personagens nesse episódio. Norma, cada vez mais convencida que seu filho está diretamente ligado à morte da Srta Watson. Está sempre buscando respostas, mas ao mesmo tempo, volta várias casas com medo de que seu instinto materno esteja realmente certo. E nessas horas, Norma brilha na série. Nessas tentativas insanas de proteção ao filho, mas que são justificáveis e certas aos olhos da mãe.

batesmotel 2x02

Trazer o filho para o mundo que ela acha certo é uma das várias maneiras que Norma encontra para tapar o sol com a peneira. E se cantar espanta os males, nada melhor que um musical em família para refrescar os pensamentos. Porém, o castelo que desmoronou durante as audições foi da própria Norma. Que cena tocante. Norma cantando Maybe this time, do musical Cabaret, soou como um pedido de socorro. Uma mulher tentando, mais uma vez, fazer com que tudo dê certo.

A proteção oferecida por Norma ao filho, nem sempre é entendida por ele. O desejo de liberdade de Norman é tão urgente, que essa proteção é sufocante para o adolescente. Mesmo que no fundo ele saiba que é com Norma que ele pode contar sempre, ele quer sozinho buscar as respostas por suas dúvidas. Ao ajudar Bradley a fugir, é como se ele estivesse ajudando a si mesmo. Uma maneira de fugir da sua suposta responsabilidade na morte da professora e consequentemente no ato desesperado de Bradley.

Toda a movimentação envolvendo o Xerife Romero e os demais suspeitos na morte de Blaire e Gil serviu apenas para mostrar o quanto o xerife pode ser perigoso. Para fugir da tensão que se formou entre as gangues, por ter ligações e segredos com ambas, preferiu acusar Kyle, um dos muitos casos de Blaire, como assassino da professora. Vimos também que o homem que sempre rondava o cemitério é Nick, pai da Srta Watson que, ao que tudo indica, não é flor que se cheire.

O episódio terminou com a chegada de Caleb, o irmão de Norma. Segundo os roteiristas, Caleb será responsável por desestruturar ainda mais os Bates ao representar todo o passado que sua irmã quer esquecer. Tudo indica que ainda não será desta vez que Norma encontrará a paz que tanto procura.

Fiquem com a promo do próximo episódio Caleb e até semana que vem!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER