BB 5×06 — Buyout

Merdas acontecem, huh? — Todd

E como acontecem, Todd. Basta ver este episódio de Breaking Bad, que pode não ter sido tão tenso quanto o anterior, mas continua sua caminhada consistente para fechar esta metade de temporada em alta.

Claro que a relação tensa entre Walt e Mike, relutantes parceiros de crime, não acabaria bem. A lealdade de Mike e seu jeito de fazer as coisas acabam ficando no caminho da soberba de Walt, que quer construir um império para si. E as coisas quase foram levadas as últimas consequências neste episódio. Se não fosse por Jesse…

Mas o que me chamou atenção mesmo foi a crescente tensão entre Walt e Skyler. Como comentei na review anterior, é possível que o desfecho dessa crise seja bastante parecido com o embate entre Walt e Gus na temporada passada e, conversando com o amigo que me apresentou Breaking Bad, surgiu uma teoria interessante para complementar essa minha.

Para nós dois, não há dúvidas que Skyler vá morrer — para alegria de muitos que já não aguentam mais sua chatice — e não acredito que Walt vá assassiná-la, afinal, bem ou mal, ela é a mãe de seus filhos. Mas a hipótese de Skyler tirar a própria vida não faz sentido, uma vez que, se sua preocupação principal é proteger os filhos, sem ela, eles ficariam a mercê do pai, certo? Mas e se ela desse um jeito nisso antes de cometer o suicídio? Tipo… Entregando Walt para seu cunhado DEA?

Pensa comigo: a este ponto, não tem como ela sair “limpa” da história. Ela não é mais apenas uma cúmplice do marido, que sabe do seu crime e guardou segredo. Ela faz parte de sua quadrilha e, dificilmente, conseguiria se safar sem passar uns bons anos atrás das grades. Além de se livrar da cadeia, o suicídio também a livraria da culpa que ela vem carregando desde que visitou Beneke no hospital. Se vai acontecer, só o tempo nos dirá, mas que faz sentido, ah faz.

Voltando para os acontecimentos “reais”, a decisão de Jesse em querer sair do negócio depois da morte de mais um inocente foi totalmente coerente e já não era sem tempo. Alguém que sofre tanto emocionalmente com as consequências de seu “trabalho”, tem mesmo que procurar algo diferente para fazer da vida.

Além disso, Jesse não é mais bobo. Vocês perceberam como ele ficou observando Walt assobiando uma canção, logo depois de dizer que não tinha dormido pensando no garoto que eles mataram no deserto? Aquela imagem não parecia de um homem perturbado e Jesse parece que, aos poucos, vai pegando esses detalhes.

Os destaques do episódio ficam para a cena do jantar mais tenso da história da TV, com Jesse tentando quebrar o gelo — fiquei com dó dele, tadinho — e para esperteza de Mike em despistar e até mandar recadinho para os polícias que o perseguiam. O cara é fod@!

E alguém acreditou nessa balela sentimental do Walt dizendo que “este negócio é tudo que eu tenho agora”? Sinceramente, ele pode até estar falando a verdade, mas não pelo lado emocional da coisa, tentando justificar sua ganância desenfreada porque a única coisa que lhe resta é cozinhar metanfetamina. Eu não acredito nisso.

Para mim, Walt cada vez mais demonstra que não se importa com sentimentos e, ao revelar que acompanha diariamente o valor da companhia que ajudou a fundar (Grey Matter), deixou claro que sua motivação nunca foi apenas deixar sua família em situação confortável depois que ele morresse de câncer. A doença apenas fez com que ele não se importasse mais com as consequências de seus atos. Como a gente costuma dizer, ao saber que tinha câncer, ele apertou o botão do fod@-se e foi atrás daquilo que lhe interessava: GRANA (e poder).

Agora só nos resta esperar para ver o que raios ele planeja para que todos ganhem!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER