BB 5×07 — Say My Name

– Vamonos… — Jesse
– Bem que eu gostaria.” — Skyler

Para ser bem sincera com vocês, não sei nem como começar a escrever esta review. Mike era um dos meus personagens prediletos — ao lado de Saul — e, por mais que a relação dele com Walt estivesse sempre a ponto de explodir, eu jamais imaginei que ele fosse encontrar seu fatídico destino tão cedo.

O fato é que a única coisa que conseguia pensar nos minutos finais era “Walt, seu maldito FDP.” E é isso que ele é agora. Um maldito FDP que acha que pode manipular todos a seu favor, mas quando a briga é boa, ele se acovarda e ainda deixa seus sentimentos tirarem o melhor dele.

Foi assim na discussão com Jesse, que já sacou o monstro que ele virou e, sabiamente, quer distância dele. Quando Jesse disse que ele não sentia merd@ nenhuma pela morte do menino no deserto, Walt botou o dedo na ferida, jogou tudo que podia na cara de Jesse e, por fim, negou-lhe sua parte do dinheiro.

Claro que Jesse não ficará longe da operação, afinal ela é a trama principal da série e ele é um dos protagonistas, mas o que poderá trazê-lo de volta, eu não faço ideia, ainda mais se ele descobrir a última façanha de Walt.

Se bem que eu acho que a morte de Mike não será descoberta imediatamente. Uma vez que ele ia mesmo “sumir do mapa” e o embate aconteceu num lugar ermo, não duvido que Walt jogará seu corpo no rio com carro tudo, ou vai jogar o carro e enterrar o corpo. De qualquer forma, acho que essa será uma trama para ser resolvida na segunda metade da temporada.

Outra coisa que deve ficar para o ano que vem é a investida que Skyler está tramando contra Walt. Anna Gunn faz questão de dizer em entrevistas que não devemos subestimar a personagem e eu começo a achar que, ao invés de entregar o marido e se matar (como havia dito na review passada), ela pode sacanear Walt onde lhe dói mais — na construção do seu império — e agora que a metilamina está escondida no lava-rápido, ela está com a faca e o queijo na mão.

Por fim, o melhor do episódio: tudo começou com uma jogada de mestre de Hank que conseguiu pegar o advogado de Mike com a mão na massa, distribuindo grana para seus comparsas. Já comecei a ficar com pena do Mike ali, com ele olhando sua neta brincando no parque, totalmente encurralado. Por um momento, achei que Walt não o avisaria, mas no final das contas, isso não adiantou muito.

Claro que a oferta de Walt em ajudar Mike não era sem segundas intenções. Tudo que ele queria eram os nomes de seus comparsas para assegurar que seu “império” continuasse seguro. Mas será que ele não conhecia Mike? Claro que ele não entregaria sua equipe e ainda fez questão de falar poucas e boas para Walt.

Nós tínhamos Fring. Nós tínhamos um laboratório. (…) Era perfeito. Mas não, você tinha que estragar tudo. Você, seu orgulho e seu ego!” — Mike

Apesar de Walt achar que já é o cara, ele ainda precisa aprender a controlar suas emoções. Ele não é o assassino frio que quer ser e precisa ser se quiser construir e manter seu império. Até a morte de Gus, que foi minuciosamente planejada e envolveu até o envenenamento de uma criança — foi um ato movido por sentimento — no caso, de sobrevivência, já que era uma questão de matar ou morrer. Walt ainda não é capaz de matar friamente como Gus ou esperar o melhor momento para se vingar como ele fez com o cartel.

Talvez isso será a última fronteira para sua transformação completo em um legítimo FDP, algo que será desenvolvido na segunda metade da temporada, não acham?

PS: Vale lembrar que Walt pode ter sido extremamente ingênuo ao recrutar Todd como seu novo ajudante. Será que ele esqueceu que o garoto vem de uma família de ladrões e que ao entregar sua fórmula de bandeja, ele pode tomar uma invertida fenomenal? Se bem que, no primeiro momento, ele pode usar os contatos do tio do garoto — que está preso — para eliminar os comparsas de Mike. Eu apostaria nisso… E vocês?

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER