BB 5×08 — Gliding Over All [MidSeason Finale]

Nunca desista da família.” — Walter White

Não, esta frase não é deste episódio. Na verdade, Walt a pronunciou no famoso (e controverso) episódio 3×10 — Fly — aquele da mosca. Mas por que eu estou começando a review do midseason finale assim? Porque essa foi a primeira dica que os roteiristas da série nos deram dos acontecimentos deste episódio e, talvez, dos que ainda estão por vir.

Ao começar Gliding Over All mostrando uma mosca, não tive dúvidas de que isso era uma auto-referência e que, ao rever tal episódio, eu teria um melhor entendimento de tudo que tinha acontecido aqui. Até porque, tenho que confessar, eu fiquei bem decepcionada com o rumo das coisas.

Por mais que o próprio episódio tenha deixado muito clara a verdadeira motivação de Walt para deixar tudo — e não foi a montanha de dinheiro que Skyler mostrou-lhe, mas a cena que veio logo depois — eu não conseguia entender como alguém tão obstinado a montar um império poderia, de uma hora para outra, deixar tudo e voltar a ser um pacato cidadão.

Ok, o câncer voltou. Talvez Walt só quisesse mesmo passar o resto de seus dias em paz com sua família, mas depois de presenciarmos tantas atrocidades, e toda sua prepotência e maldade, inclusive neste episódio, enquanto planejava a morte de 10 pessoas ou quando levou o ricin para matar a Lydia tão logo ela lhe desse os nomes dos 9 comparsas de Mike, era difícil imaginar que algo tão simples quanto a iminência da morte fizesse aquele homem parar.

Mas então, eu vi o episódio da mosca, que muitos fãs odeiam por parecer um episódio desconexo, em que dois homens ficam tentando matar um inseto. Pois entre uma raquetada e outra, Walt e Jesse conversam bastante e o primeiro relembra o dia em que encontrou o pai de Jane, a namorada de Jesse na segunda temporada, em um bar, quando o então desconhecido lhe disse que “não se pode desistir da família… nunca, afinal, o que há mais nessa vida?”

Vale lembrar que, na sequência desta conversa, Walt retorna a casa de Jesse para fazer as pazes com ele — os dois brigaram porque ele havia voltado a se drogar na companhia de Jane e por pouco eles não perderam a oportunidade de começar a trabalhar com Gus — e acaba deixando a garota morrer sufocada no próprio vômito para recuperar o controle sobre ele.

Olhando agora, parece mais convincente que um homem com sede de poder do tamanho da de Walt tenha repensado seus atos a partir de um diagnóstico desfavorável, afinal com a morte pairando sob sua cabeça, o que há além da família para se apegar?

Isso não quer dizer que eu não esteja desapontada, mas entendo a coerência da história. Ela é inegável. Mas agora eu quero falar daquela última cena. E que cena.

Obviamente, as coisas não foram exatamente como eu estava imaginando. Skyler não virou a mesa para cima de Walt, denunciando-o para polícia e se matando. O destino acabou encontrando seu próprio caminho para fazer justiça. Claro que alguns podem achar que foi coincidência demais, que Walt jamais seria descuidado em deixar uma “prova” como aquela assim tão largada. Mas eu acho perfeitamente verossímil dada a arrogância dele em achar que era mais esperto que todo mundo. A verdade é que Walt se acha! E a partir do momento que disse que saiu, relaxou.

Para o meu outro WW favorito. É uma honra trabalhar com você. Carinhosamente, GB.” — dedicatória do livro

A questão é: o que Hank, que já tinha chamado Walt de monstro por tabela neste episódio, fará com tal informação?

Lendo uma entrevista com o criador da série, Vince Gilligan, ele disse que poderemos ter um salto no tempo na próxima metade da temporada, afinal se passaram apenas 3 meses e tem muito chão até chegarmos àquele flashforward do início. Se isso quer dizer que Hank vai ficar calado ou apenas investigando até lá, não há como saber.

Eu apostaria que ele vai sim investigar melhor tudo que aconteceu, para juntar todas as peças do quebra-cabeça, até porque ele está perseguindo o tal do Heisenberg há tempos e será difícil para ele conceber que aquilo que ele tanto procurava estava o tempo todo debaixo do seu nariz. Aliás, vale lembrar que Hank não sabe, mas foi o dinheiro sujo de Walt que pagou por seu tratamento, o que pode arrastá-lo para lama ou, no mínimo, manchar ainda mais sua reputação, se ele vir a denunciar o cunhado.

De qualquer maneira, tendo em vista a cena do flashforward — Walt com uma nova identidade, todo melancólico — mais a dica do quadro que ele fica olhando na cena do planejamento da matança na prisão — uma mulher com dois filhos se despedindo de um homem (clique na foto ao lado para ampliar) — podemos imaginar que ele fugiu sozinho, a pedido de Hank ou por medo dele e da polícia. E a metralhadora, você me pergunta? Pois bem, essa eu já não faço mais ideia contra quem ele usará. Teremos mesmo que esperar até ano que vem para descobrir. E como será longa nossa espera.

PS: Também revi o filme Scarface e acho que as referências a ele se resumem a metralhadora que Walt adquiriu e o que ele vai fazer com ela. Não acredito que isso seja indício direto que o destino de Walt será o mesmo de Tony Montana ou que ele vá matar seu parceiro assim como o personagem de Al Pacino fez. Vale lembrar que essa não é a primeira vez que a série referencia o clássico da década de 80. Dois atores do filme já participaram de Breaking Bad: Mark Margolis, o assassino contratado por Sosa no filme interpretou Tio Salamanca, e Steven Bauer, o Manny, deu vida a Don Eladio, o chefão da máfia.

PS do PS: Será que Walt terá que se livrar apenas da polícia? Será que seus antigos “parceiros” de crime vão aceitar numa boa sua saída do negócio? As coisas parecem ter sido muito simples e a gente sabe que a vida não é assim…

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER