BBB14 e a audiência na TV e na internet

O fenômeno Big Brother, da TV e da internet.

bbb14-dia-01

Mal estreou o BBB14 e o que se vê é uma enxurrada de comentários, opiniões e, dos mais radicais, reclamações. Programas como o Big Brother, que já não são novidades para ninguém, já que o formato remorta de 15 anos atrás, em 1999, quando John de Mol, um executivo da TV holandesa, teve a ideia de selecionar e confinar algumas pessoas dentro de uma casa com a vigilância de câmeras 24 hs.

A inspiração surgiu do livro 1984, de George Orwell, onde, num futuro não muito distante, as pessoas são governadas e assistidas interruptamente pelo Grande Irmão por meio de vigilância. Desde o lançamento do livro, o que se viu foram diversas mudanças no mundo, e o surgimento das redes sociais, uma forma de comunicação que não era vista nem comum anteriormente.

Hoje, tanto Facebook quanto Twitter são plataformas de superexposição dos usuários. O que almoçou, o que se vestiu, onde visitou (principalmente se for no exterior) são alvos de check-in constante. Uma forma nova atual de evasão de privacidade (segundo Bial). Quando o autor propôs em 1984 uma vigilância por parte de um governo não esperava que em 2014 os próprios cidadãos irão se reportar em redes sociais com tanta frequência que nem precisa de um governo por trás monitorando. Será?

Person of Interest, série que trouxe Jim Caviezel de volta à TV, mostra uma forma que o governo monitorar os cidadãos sob o pretexto de conter ameaças terroristas. Uma forma de invasão de privacidade é o monitoramento constante, pois este programa de computador é capaz de acessar dados virtuais em praticamente todas as plataformas conhecidas.

Para o ano de 2014, somente no dia da estreia, o site do BBB teve quase 2,9 milhões de acessos além de 30 pontos de audiência. É muita gente curiosa junta! É muita gente ansiosa para saber quais serão as regras do jogo este ano (afinal de contas, ‘isso é um jogo’) e para conhecer os novos participantes da nave louca de Pedro Bial. Se isso não é fenômeno de audiência…

Sala de Controle do BBB14: localização dos participantes por GPS. Precisa disso, Bial?

E se não bastassem as câmeras acompanhando os brothers o dia todo, o site do BBB oferece a possibilidade de acompanhar por meio de um localizador (provavelmente situado no microfone) de GPS, que mostra a cada minuto onde os participantes estão. Loucura, né?

Se o BBB é um programa “de respeito” ou não, fica a critério individual e dos cultos e caga-regras de plantão, o fato é que o tipo de entretenimento que o BBB proporciona é o que buscamos ao usarmos desenfreadamente as redes sociais: saber da vida dos outros. E é muito amor por um programa que expõe as pessoas à situações extremas, não é?

Nós do Box que somos super integrados às redes sociais e as novidades do mundo iremos cobrir pelo Twitter do Box (@boxdeseries), pelo nosso Facebook e com posts diários aqui! Não percam a nossa cobertura do BBB14 aqui !

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER