Bem-vindo a mente de Norman Bates

Em tempos de convergência só existe uma constante; uma verdade absoluta que é tão antiga que vem das cavernas. Somos apaixonados por ouvir e contar histórias! As narrativas vão além de um simples passatempo, elas nos moldam e muitas vezes nos ajudam a construí, nossas atitudes, medos, esperanças e valores. Por isso, nada supera um grande enredo!

A transmídia — quando se conta uma história através de várias plataformas e com isso cria-se distintas camadas para a trama principal — funciona quase como um espectador crítico. Pois ela não aceita narrativas rasas sem qualquer tipo de dualidade, é preciso arcos narrativos complexos para conquistá-la. E nessa mid season se tem uma série que irá se apaixonar pelo fenômeno de multiplicar histórias e reinventa-las, é a aposta da A&E, Bates Motel.

Mesmo antes da estreia do thriller — que acontece dia 18 de março — a emissora já percebeu a potencialidade do prequel de Psicose. Por se tratar de uma narrativa fundada e muito bem elaborada, a vida de Norman Bates vai além de um simples assassino obcecado pela mãe. Ela representa um espectro de interpretações que vão da despersonalização do eu a dualidade do modelo edipiano. Ao usar pela primeira vez no cinema um desvio psicológico como fator de violência extrema, Alfred Hitchcock inaugurou um universo incrível de possibilidades para a reinvenção de seu roteiro. E é exatamente essa a proposta do A&E, o canal quer imergir o espectador no mundo de Norman usando toda a familiaridade implícita na personagem.

Para começar, antes mesmo do anúncio da season première de Bates Motel, o roteirista Carton Cuse (Lost) lançou no Facebook uma campanha que tinha o objetivo de fazer com que o público participasse de fato da série. Para isso ele teria que sugerir uma abertura para o thriller num vídeo de 15 segundos. O vencedor seria escolhido por Cuse e além de ter sua ideia eternizada na TV, ainda ganharia U$ 2,500.

Porém, como o casarão da família Bates é o grande cenário de uma das tramas mais famosas do cinema, a A&E aproveitou a oportunidade para mergulhar o público nas instalações de Norman. Intitulado 12 Rooms, o site apresenta aos fãs os mistérios do cenário aonde irão se desenrolar todos os plots. Ao abrir cada porta dos quartos é possível assistir uma cena inédita e desbloquear um adesivo exclusivo no Get Glue. Depois de passar pelos doze cômodos o usuário poderá ir até a recepção do lugar, lá ele terá acesso a um celular bloqueado com uma senha, que ao digitar ‘mother’ libera um promo. A experiência une o mistério presente na narrativa à curiosidade do espectador em conhecer melhor a série que está prestes a estrear e acima de tudo, explora o que o prequel tem de melhor: sua história.

Em 12 Rooms, o público poderá conhecer melhor o universo de Norman Bates e ter acesso a conteúdos inéditos.

Diante das ações que ainda vão se multiplicar e fazer de Bates Motel uma trama mais intrigante do que já é, elas nos indicam que Carton Cuse escolheu o caminho certo para apresentar ao público o seu mais novo trabalho. Pois mostra que o verdadeiro mistério a ser descoberto e explorado pelos fãs não são somente os assassinatos e relação doentia do jovem com a mãe, o real protagonista de Bates Motel será a mente de Norman.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

A Fazenda voltou e o que esperamos? Memes! Mas será que os novos memes superam estes??? Clique e assista agora.

Será que você sobreviveria em American Horror Story 1984? Assista ao vídeo e prepare-se para a nova temporada.

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER