Better Call Saul 1×01 — Uno

Better Call Saul mal começou e já dá para ver que tem tudo para ser um sucesso

O dinheiro não está além da questão. O dinheiro é a questão!” — MCGILL, James

Better Call Saul, uma produção original do Netflix, é um spin-off da magnífica Breaking Bad (saudades, Heisen!). Vince Gilligan, criador de ambas, voltou ao mundo das séries para nos contar a história de James McGill, o advogado mais querido e trambiqueiro que Albuquerque já viu.

Uno começa nos retratando um James McGill, ou apenas Jimmy, depressivo e saudosista. Após um dia de trabalho nada motivador, ele volta para sua casa, seus drinks e suas fitas cassetes com as propagandas da época em que reinava como Saul Goodman. Daí pra frente, o episódio dá início à história de Jimmy, àquilo que veio antes de seu declínio total.

Jimmy trabalha na defensoria pública e vive uma rotina miserável, de deixar qualquer um sem esperanças. Mas ele parece ter expectativas de uma vida melhor e o casal Kettleman pode ser a porta de entrada para isso.

Mas, como é possível sentir desde os primeiros minutos de Uno, veremos muitos eventos azarados da vida de Jimmy. O tesoureiro público Craig e a esposa Betsy acabam optando pelo escritório Hamlin, Hamlin & McGill para conduzir a acusação de peculato. O HHM é outro que, sem dúvidas, vai causar muitos problemas na vida de Jimmy.

O McGill do HHM vem de Chuck, irmão mais velho de Jimmy, que tem algum tipo de fobia à eletricidade. Mas o seu estado mental não é motivo de pena, pois a forma como ele trata e diminui o irmão incomoda e é injusta, ele não valoriza o fato de Jimmy o carregá-lo nas costas e parece estar mais disposto a agradar aos sócios do que ao caçula.

Os sócios do HHM, que até soam bem intencionados com Chuck, dão pinta de que querem acabar com Jimmy. Ele, que também carrega e usa o bem-sucedido sobrenome McGill, é influenciado pelo irmão a mudá-lo — o que nos dá uma pista de como James McGill tornou-se Saul Goodman.

Voltando aos Kettleman, Jimmy pensa em um plano que, desde o princípio, sabemos que vai dar errado. Na tentativa de conquistar Betsy como cliente, ele recruta os irmãos skatista golpistas para simular um acidente… Mas nada dá certo, claro, e terminamos Uno com Tuco Salamanca (que também fez parte de Breaking Bad) botando os skatistas e Jimmy pra dentro de sua casa e… Shit just got real.

Para o próximo episódio já temos quilos de dúvidas: quão ruim vai dar essa galera toda sob a mira de Salamanca? Até quando Jimmy vai aguentar a pressão e as estratégias do HHM? Qual a relação entre ele e Kim, a loira com quem ele conversa brevemente após o chilique no HHM?

E como é impossível não fazer associações com a obra-prima de Gilligan (até agora), alguns pontos:

Obs 1: Enquanto Saul Goodman, em Breaking Bad, o ator Bob Odenkirk fez um ótimo trabalho, mas ele tem tudo para ser mais do que excepcional com esse spin-off e fazer uma construção perfeita do protagonista. Odenkirk, inclusive, já ganhou um Critics Choice Award, na categoria Ator de Drama, por Better Call Saull.

Obs 2: Essa série é feita com a mesma riqueza de detalhes de Breaking Bad. Não existe pressa nas cenas e tudo é mostrado com cuidado, enfatizando minucias, e isso deixa tudo mais realista.

Obs 3: As locações, figurinos e trilha sonora estão seguindo aquele mesmo padrão impecável que vimos em Breaking Bad.

Obs 4: Foi muito bom rever Mike Ehrmantraut ❤ Apesar de ter aparecido rapidamente, só como um funcionário amargo do estacionamento do tribunal, sabemos que ele será parte da vida de Jimmy e que ele aparecerá de novo.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER