Better Call Saul 1×03 — Nacho

Jimmy pode não ser um grande herói, mas sabe bem como salvar a própria pele.

Se eu fosse uma pessoa melhor, não só pararia de decepcioná-lo… Como pararia de me decepcionar”– MCGILL, Jimmy.

O episódio começa com uma visita desagradável ao passado de Jimmy, um momento específico em que ele depende de Chuck para se safar da prisão. O ocorrido nos mostra que ele nem sempre foi o advogado que vemos hoje e que, talvez, seu irmão tenha motivos de sobra para desconfiar de tudo que ele faz. É provável que ao longo do tempo Better Call Saul nos conte a trajetória de seu protagonista, mas já dá para prever que a vida de Jimmy, da juventude ao ponto atual, foi bastante turbulenta.

Após a única aparição de Chuck em Nacho, o que é quase um alívio, voltamos à atualidade e ao conflito interno que Jimmy está vivendo: ele continua com raiva dos Kettleman por eles terem preferido o HMM, mas também está preocupado com a segurança deles por causa do tom da conversa que teve com Nacho em Filho. Ele sabe que não tem como dar um jeito em tudo, mas o lado humano dele — que sempre fala mais alto — vence novamente e a atitude que ele toma para “despiorar” a situação acaba colocando-o numa sinuca de bico pior ainda.

Os Kettleman estão desaparecidos, Nacho (agora cliente de Jimmy, para fechar o pacote) está sob custódia acusado de ter sumido com a família e o HMM o pressionando, pois Kim conhece o amigo que tem e sabe que Jimmy meteu o dedo no caso, de uma forma ou de outra. Aliás, eles tiveram alguma coisa no passado, com certeza! Ainda não ficou claro, mas a relação dos dois parece ter, ao mesmo tempo, muita cumplicidade e uns toques de sensibilidade.

Antes de descobrir que é o novo advogado de Nacho, Jimmy faz uma sequência de cenas em que aguarda o retorno de suas ligações e a angústia do personagem atravessa a tela e ataca a gente, as expressões dele transmitem sua ansiedade perfeitamente. E nada disso é à toa, pois Jimmy tem culpa no cartório: fez a denúncia anônima para os Kettleman e Nacho está irritadíssimo com ele, mas pelo motivo errado. Isso é ruim, porque ele está se envolvendo cada vez mais com uma pessoa extremamente perigosa, mas também é bom, porque ele consegue manter segredo sobre ter feito a denúncia anônima.

Apesar de todo o enrosco, Jimmy conseguiu equilibrar todos os pratos simultaneamente e Kim lhe dá um voto de confiança, mais um indicio do que pressupomos sobre o passado dos dois e o deixa a par e inserido na investigação do desaparecimento dos Kettleman. Contar que foi o denunciante torna-se inevitável para que Jimmy, que está louco para resolver essa questão logo e se safar (sem a ajuda de Chuck, ok?), consiga dar continuidade à busca de forma realista, ou seja, considerando que os pirados dos Kettleman se sequestraram.

Quem assiste sabe o nível de insanidade e, ao mesmo tempo, de tolice do casal. Forjar o próprio desaparecimento é a saída menos criativa e mais fácil — dada a denúncia e o fato de que viram Nacho vigiando a casa por dias seguidos. Jimmy entende e conhece os instintos humanos, ele se diferencia justamente por ser capaz de pensar como o outro, e isso (mais uma ajudinha extra do cérebro de Mike) o leva à conclusão de todo o caso.

Contrariando todas as expectativas, Jimmy segue sua intuição e encontra os Kettleman acampados na floresta próxima a casa deles e, de lambuja, uma mala forrada de dinheiro que incrimina ainda mais o casal. Para o próximo episódio fica a incerteza de como ficará a situação dos Ketlleman e a relação de Jimmy com eles e, mais importante, com Nacho.

Gostaram desse episódio de Better Call Saul? Não se esqueçam de comentar e dar sua nota logo abaixo:

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER